3 Tetris diferentes do clássico

| Introdução

O Tetris surgiu em 1984 para conquistar o mundo. É um jogo simples que consiste em deslocar e encaixar peças, com o objetivo de formar uma linha horizontal completa, e assim conseguir a maior pontuação possível antes da pilha de peças tocar o topo da tela. Conquistou milhões de fãs no mundo todo e até hoje é jogado, é considerado um dos jogos mais influentes e importantes já criados.

Para além do Tetris Clássico, surgiram diversas variações ao longo dos anos, adicionando novas visões ao jogo original, seja nas próprias regras, no formato das peças, ou na apresentação visual, todos tentando capturar a atenção e o coração dos fãs.

O critério usado para definir a colocação no top é o quão diferente a minha experiência foi de jogar cada um dessas variações em relação ao jogo de Tetris clássico.

| TOP 3

3) Puyo Puyo Tetris
Puyo puyo
Lançado em 2014, o jogo saiu para Wii U, Nintendo Switch, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo 3DS e PlayStation Vita.
Puyo Puyo é uma variação de Tetris que existe desde 1991. Nela, as peças são bolinhas de diferentes cores, em que o objetivo é criar grupos com as mesmas cores que desaparecerão, diferente de completar linhas no Tetris.
Puyo Puyo Tetris apresenta uma “fusão” dos dois jogos, além de um modo história e um modo em que dois jogadores batalham, em que cada um pode escolher se quer jogar a versão Puyo Puyo, ou o Tetris clássico. O objetivo é conseguir pontos mais rápido que o adversário, e a cada bloco completo, você adiciona peças no tabuleiro do oponente, deixando sua partida mais difícil.
Um jogo com um ritmo frenético, uma trilha sonora animada, é um bom jogo para se jogar com amigos, ou se desafiar nas maiores dificuldades contra o computador.
2) Tetris 99
Tetris 99
Jogo lançado em 2019 de forma gratuita para o Nintendo Switch.
Em um ano em que a popularidade do gênero Battle Royale estava no auge, o que parecia apenas uma piada se tornou realidade. Tetris 99 é um Battle Royale com Tetris. 99 pessoas começam jogar Tetris simultaneamente. Conforme o usuário faz um combo ele acaba por “atacar” outro usuário. Esse ataque consiste em adicionar peças no tabuleiro do oponente, atrapalhando sua partida e facilitando sua derrota. Você tem a opção de escolher um jogador em específico, ou deixar o jogo escolher um de forma aleatória, ou que estão perto de ser derrotados, ou o possuem emblemas (medalhas que indicam quão bem ele está indo na partida). Ganha o jogador que conseguir sobreviver até o final.
Uma experiência no mínimo interessante, de competir com quase uma centena de pessoas para ver quem é o melhor em Tetris.
1) Tetris Effect

Lançado em 2018 para Playstation 4, Playstation VR e PC.
Considerado um sucesso de crítica em lançamento, com várias indicações a premiações na sua categoria em eventos importantes, este é o único dos escolhidos que adicionei o vídeo, pois é necessário ver uma partida para entender o porque é um jogo imersivo.
Tetris Effect é diferente de tudo o que já veio relacionado a Tetris até então. As músicas, os cenários, os sons, efeitos especiais te traz sensações intensas.
A jogabilidade é Tetris em sua forma mais clássica, adicionando alguns modificadores de pontuação. Mas tudo o que o acompanha torna a experiência quase transcendental. Os brilhos, os estouros, a música que acompanha o ritmo das peças caindo no tabuleiro, as cores chamativas e belas, os cenários estonteantes, tudo combina para que a sensação de imersão seja poderosa. Tetris Effect é uma grande experiência.

| Resumindo

Os anos passaram, mas Tetris, o jogo que é um dos mais vendidos da história dos videogames, continua a influenciar seus sucessores. Assim a cada ano se criam diferentes experiências baseado no clássico de forma a incrementar mudanças que possam evoluir a experiência do usuário em alguns aspectos.

Comentários