| Introdução
TED Talk é o nome dado a uma conferência que apresenta diversas palestras sobre um variado número de assuntos, com o intuito de compartilhar ideias. Nesse artigo, falarei sobre o TED Talk ministrado em 2010 pela game designer Jane McGonigal entitulado “Gaming can make a better world”. Como o título diz, essa palestra é para falar como jogos poderiam tornar o mundo um lugar melhor.
Jane começa sua apresentação nos mostrando um problema que ela encontrou sobre a mudança de personalidade enquanto somos Jogadores x Simples Humanos. Foi notado que não nos achamos tão bons na realidade quanto somos em jogos. Isso nos deixa menos motivados a realizar atividades na vida real, ou até a sensação que as coisas não valem tanto à pena. Resumidamente, preferimos gastar nossa confiança para matar aquele chefão no jogo e depois gritar que foi épico.
Assim, a nossa melhor versão se encontra no mundo dos jogos e não no mundo real. É lá que está a pessoa disposta a cooperar, lutar, enfrentar obstáculos e tentar de novo. No mundo virtual, cada batalha ganha é comemorada e que não importa o próximo desafio, vamos conseguir enfrentá-lo e vencer.
Porém, o ser humano real gosta de pular fases da vida, ou seja, quer ter o resultado final antes de percorrer o caminho. Já no mundo digital, por exemplo, em World of Warcraft, nós temos um level inicial e começamos com desafios menores. Conforme vamos ganhando experiência vamos ganhando desafios diferentes, e não se pode pular essa fase de crescimento. Para ficarmos fortes é necessário passar por desafios menores e depois chegar nos próximos, com isso melhoramos nossas armas e nossa árvore de habilidades. Na vida real, só de pensar em começar do menor desafio, faz com que a motivação suma. Vamos ser pessimistas e falar que nunca chegaremos onde queremos por não sermos capaz, entretanto o que ocorre é que queremos pular todo processo que nos deixaria preparados para o mais difícil.
Jane, por meio da sua pesquisa, citou quatro motivos principais por sermos melhores em jogos:
2) Criar uma estrutura social estreita: acreditamos que as pessoas ali estão com mesmos objetivos e respeitando a mesmas regras e jogarão conosco até o fim. É criado laços e cooperação.
3) Produtividade prazerosa: eu amo isto, eu gasto o tempo que eu puder nisso, pois os desafios aqui me dão prazer.
4) Significado épico: jogadores gostam de se sentir importante e estar em uma missão que seja grandiosa, ou seja, gostam de ser valorizados.
Ela então chega a uma conclusão interessante do porque as pessoas se sentirem mais motivadas a superar desafios e dar duro em games do que na vida real. Elas se acham apenas capazes de mudar mundos virtuais e não mundos reais.
Estamos no meio de uma Pandemia. 2020 é um ano com muitos problemas, e muitas vezes o que fazemos é simplesmente sentar na frente do videogame e escapamos para o mundo alternativo que nos satisfaça. Não pensamos ser capazes de melhorar o mundo real.
Portanto, tendo esse TED como base, podemos fazer uma pergunta: não seria mais divertido se a vida fosse como um jogo e que pudéssemos ter recompensas a cada tarefa executada, passando uma sensação de missão cumprida, não? Essa é a proposta de Gamification, trazer técnicas de jogos para o nosso dia-a-dia. Competir, cooperar, resolver desafios e ganhar a recompensa. Isso nos dá uma motivação a mais para realizar qualquer tarefa, para tornar a rotina menos massante, e nos ajudar a atingir nossos objetivos e sonhos na vida. Muitas empresas e escolas fazem uso dessa técnica para funcionários se empenharem, e alunos aprenderem de forma mais prazerosa. Jane mostrou que o nosso mundo é menos divertido e mais difícil de lidar do que o virtual, mas que também podemos fazer dele um lugar melhor para nós e para a comunidade.
Apenas como curiosidade a Wikipedia é a maior enciclopédia do mundo e é feita de forma conjunta por milhões de pessoas, cada um realizando uma pequena parte. A segunda maior Wiki é a de World of Warcraft, e nesta também é a comunidade que escreve o crescimento de uma história épica ano a ano, vivida por todos daquele grupo.
| Conclusão
Hoje, espero que a reflexão seja que todos podemos ser melhores jogadores da vida real, pois jogar é algo incrível, mas precisamos acreditar em nós, e que todos podemos ajudar a tornar nosso mundo, um lugar melhor para todos. Por isso jogadores, na vida de todos nós, para todo Game Over existe um Play Again.