Análise de Nexomon

| Introdução

Nexomon é um RPG Casual que foi lançado dia 10 de julho de 2020 para Windows na Steam, e está previsto para sair dia 28 de agosto para Nintendo Switch e PS4.

Já no título, é possível lembrar do Pokémon, e isso tem um motivo claro. O jogo se propõem a ser o próximo sucesso de captura, evolução e  coleção de Pokémons, quer dizer, de Nexomons. Neste mundo temos em torno de 300 Nexomon únicos em 10 grandes e diversificadas regiões. Neste jogo também temos um Nexomon lendário, e a história principal é como vamos derrotar o vilão Nexomon King.

nexomonking
Nexomon King

 

 

| Jogabilidade

O jogo começa com a escolha de nosso personagem e de um Nexomon. Após isso saímos para explorar a região em busca de batalhas para evoluir e de conseguir novos Nexomons.

As gramas são onde podemos encontrar as criaturinhas. Para saber onde estão, basta ver se qual grama esta se mexendo. Isso é interessante, pois nos dá a opção de evitar batalhas que não queremos realizar, e também faz com que não tenhamos de ficar andando de um lado para o outro procurando o local correto para uma batalha.

A personagem com um sinal de mais verde no balãozinho é responsável, nessa situação, de curar os Nexomons que estejam feridos. Isso não acontece no restante do jogo, pois existem centros de cura que são responsáveis por isso.

Do lado esquerdo superior podemo ver o dispositivo Nexopad(Q), responsável por mais informações sobre os Nexomons, e a mochila(E) que tem os itens necessários para recuperar nossa equipe. Ambos tem uma interface bem simples e intuitiva de se aprender.

nexomon
Área inicial, para tutorial

A tela do Nexopad permite ver como está nossa equipe. É possível trocar o Nexomon que vai iniciar as batalhas, saber mais informações e ver as skills. Quando temos mais do que seis Nexomon, estes vão parar em um centro de saúde.

nexomontime
Nexopad

A tela de batalhas é o que mais me agradou no jogo. São simples e exigem poucos cliques, o que torna a batalha rápida. Na parte inferior esquerda temos as skills, com imagens para ficar fácil associar. Na parte superior, caso precise de uma descrição, tem uma explicação do que faz a skill e o dano causado. Perceba a utilização de vários ícones para resumir informação, novamente facilitando o aprendizado e precisando de menos textos.

No jogo existe o conceito de Nexomon comum, incomum, raro e muito raro. Essa ideia é bem bacana por faz com que a vontade de pega-los seja maior, dependendo do conceito. Eu mesma peguei vários enquanto jogava, apenas por isso. Você aumenta o tempo de jogo com algo simples.

batalhaemnexomon
Tela de batalha

Como todo RPG, em Nexomon também existe aumento de level após atingir uma quantidade de pontos. Depois de cada batalha em que um Nexomon sobe de nível, a alteração de status é apresentada na tela a seguir, que é muito expressiva e ajuda ver onde houve evolução. Novamente a interface é bem limpa, com pouco texto e muitos ícones.

nexomonevolucao
Tela de Nexomon subindo de level

 

| Arte

A arte do jogo é muito bonita e me agrada bastante. Os gráficos são em HD, as cores são bem vibrantes fazendo com que cada novo Nexomon seja encantador. As criaturinhas, bem desenvolvidas visualmente, nos dá vontade até de explorar mais, mas não são só elas que tem um gráfico interessante.

Os cenários vêm com grande variedade de biomas e temáticas, com cores atraentes que dão muita vida para tudo ao redor. Os personagens não parecem todos iguais, existe até representatividade de pessoas com deficiência, e até seres tecnológicos, como o robô que nos acompanha.

nexomoncenarios
Exemplo de cenário

| Trilha Sonora

A música em Nexomon, assim como no jogo Pokémon, servem apenas para ser funcional. Se encaixa bem dentro de cada momento do jogo, mas não existe uma faixa que fique na cabeça e de vontade de ouvir várias vezes.

 

| Inovação

O jogo não tenta ter uma inovação real quando se trata de jogabilidade, já que o principal atrativo dele é ser um jogo muito similar a Pokémon.

Acredito que a arte é o principal diferencial, e algumas melhorias de interface de forma que facilite crianças se atraírem pelo jogo. Os menus são um avanço em relação a Pokémon, pois apresentam as informações de forma mais condensada, usando ícones, e menos caixas de texto. Apenas essa pequena mudança deixou as batalhas mais dinâmicas e rápidas.

Em relação à história, não esperem nada além de derrotar um vilão, mas com muito bom humor, o que torna os diálogos mais interessantes.

| Gameplay

 


 

Resumindo
  • Jogabilidade
  • Trilha Sonora
  • Inovação
  • Arte
3.4

Conclusão

Nexomon é um ótimo jogo se você procura algo similar a Pokémon, mas com um custo muito mais acessível. A  história não é um ponto forte, mas temos uma  jogabilidade muito boa no que o jogo se propõem a fazer, que é pegar criaturinhas, colecionar e evoluir.