Maiores franquias de jogos

| Introdução

O site VgChartz permite visualizar os números das vendas de diferentes jogos, sendo atualizada semanalmente. Fazendo uso dos dados desse site, pretendemos verificar as 15 maiores franquias de todos os tempos, incluindo spin-offs. Vale lembrar que a base de dados usada para informação pode conter restrições impostas pelo próprio site.

 

| Franquias mais vendidas

As quinze franquias que mais venderam jogos no mundo são: Pokémon, Super Mario, Grand Theft Auto, Call of Duty, FIFA, Minecraft, The Sims, Tetris, Final Fantasy, Need For Speed, Mario Kart, Assassin’s Creed, Madden NFL, The Legend of Zelda, Pro Evolution Soccer, Lego, NBA 2K, Resident Evil, Gran Turismo e Dragon Quest.
No gráfico abaixo é possível ver que as cinco primeiras franquias têm uma vantagem considerável em relação aos outros jogos. Além disso, é possível ver que a Nintendo domina as duas primeiras posições com Pokémon e Super Mario, jogos mais no estilo casual. Já o terceiro e quarto lugar são jogos de ação. Outra curiosidade interessante é que seis dos quinze jogos são jogos de esporte.
Gráfico A
Gráfico A

| Número de jogos por franquias

É fato que Pokémon e Mario são as franquias mais vendidas da história, entretanto, quando paramos para analisar quantos jogos foram lançadas em cada, a grande surpresa fica por Minecraft que, com apenas dois jogos, conseguiu entrar para história, sendo a sexta franquia mais vendida no mundo. Todas as franquias que se encontram a frente dela, tem pelo menos seis vezes mais jogos do que Minecraft. Tetris, que se encontra em primeiro lugar no gráfico abaixo, é a franquia com mais jogos, o que não chega ser surpresa, já que o mesmo tem uma variação muito grande de jogos desde seu surgimento, sendo lançado para praticamente todos os consoles que já existiram.
Lego também é um caso interessante, pois antes de iniciar a pesquisa para esse artigo, eu não tinha ideia de quantos jogos diferentes já foram lançados, e nunca havia considerado esta uma franquia tão grande. Mas pensando como existe um jogo de Lego de quase todo grande franquia de filmes que já saiu, incluindo Star Wars, Marvel, Piratas do Caribe, e mais uma infinidade de games avulsos, começa a fazer sentido.
Gráfico B
Gráfico B

| Média de venda por jogos

Após ver os gráficos dos jogos mais vendidos, e o gráfico da quantidade de títulos de cada uma das franquias, aqui temos a Média que cada um vendeu, ou seja, pegamos o total de venda de cada franquia e dividimos pelo total de jogos que ela possui. Temos um disparo de 100 milhões de cópias para cada jogo da franquia Minecraft. Em segundo lugar temos Grand Theft Auto (GTA), com 28 milhões por jogo. Com esses gráficos A, B e C é fácil notar que os dois primeiros lugares tem uma diferença muito grande em relação ao resto das franquias, e mais que isso, Minecraft e GTA são jogos que menos precisam produzir jogos para lucrar, pois, cada jogo lançado pode ter sucesso por anos, por vender muito acima das outras franquias.
Gráfico C
Gráfico C

| Empresa mais presente

Considerando todas as empresas que são donas das maiores franquias, a Nintendo é disparada a empresa que mais vende jogos, no acumulo de todas suas franquias que aparecem entre as quinze citadas. Isso deve-se ao fato de Super Mario, Pokémon, Mario Kart e Zelda estarem entre as franquias mais vendidas. O segundo lugar vai para EA, que foi dividida aqui em duas empresas Electronic Arts e EA Sports, chegaria a 762 milhões de unidades vendidas se considerássemos uma única empresa.
total vendas por empresa - Maiores franquias de jogos

| Conclusão

As maiores franquias em quantidade de vendas, não surpreendem muito, já que Pokémon, Super Mario, GTA, FIFA e Call of Duty são jogos que são febre e vendem muito a cada novo jogo lançado. Muitas vezes, essas franquias não precisam nem ter grande inovação entre títulos para conseguir uma grande venda, isso deve-se ao público fiel que gosta muito das mecânicas atuais desses jogos.
Comentários