6 jogos de estratégia

| Introdução

Jogos de estratégia são conhecidos por simular algo parecido a um jogo de xadrez. Os jogadores têm acesso a um tabuleiro e a peças específicas, cada uma com suas singularidades e possibilidades únicas de movimento e ataque. Em um game, o mapa entra no lugar do tabuleiro e os personagens entram nos lugares das peças. Tendo isso em vista, confira a lista com os melhores 6 jogos de estratégia disponíveis atualmente.

 

| TOP 6

6. Disgaea 5

ce3xvkbaurkba9afvhth 300x169 - 6 jogos de estratégia

Dentre os 6 jogos listados, Disgaea é de longe o jogo de estratégia mais estranho já jogado por quem vos fala. Com uma pegada “besteirol”, você controla Killia, um demônio errante que jurou vingança contra Void Dark, o principal antagonista do jogo, por motivos desconhecidos. As possibilidades para lutar no tabuleiro variam desde a clássica batalha de espadas até tiros de pistola e arremesso de companheiros (que explodem!). É um jogo que oferece muita diversão e vastas horas de gameplay. O principal ponto negativo do jogo é o grinding necessário para evoluir um personagem. Mesmo eliminando inimigos fortes você ganha poucos pontos de experiência para o personagem, tornando o todo o processo desgastante e cansativo. Disgaea 5 está disponível para PC, PS4 e Nintendo Switch.
5. Valkyria Chronicles: Remastered
644563 valkyria chronicles remastered nintendo switch front cover 300x169 - 6 jogos de estratégia
A trama se desenrola como se você estivesse folheando um álbum de fotos. Cada foto representa um capítulo novo na história. O jogador controla o soldado Welkin e seu batalhão na Segunda Guerra Mundial do continente fictício Europa (um equivalente à Europa do mundo real). Tudo se complica quando a figura mística de uma Valkyria surge em meio ao campo de batalha. O jogo conta com um sistema que simula o que seria uma guerra de verdade. O jogador seleciona qual personagem deseja movimentar e o controla como um personagem em terceira pessoa, o que é um ponto alto dessa franquia. Porém, o jogador não tem como prever ataques surpresas ou executar ataques precisos, pois o mapa não permite essa visualização precisa dos inimigos, o que em algumas partes torna-se algo frustrante. É um excelente jogo para quem gosta de uma estratégia mais séria, mas, ao mesmo tempo, divertida. Valkyria Chronicles: Remastered está disponível para PC, PS4 e Nintendo Switch
4. Project X Zone
278244 project x zone nintendo 3ds front cover.png 300x267 - 6 jogos de estratégia
Desenvolvido pela Monolith Soft, com assistência da Capcom e publicado pela Bandai Namco, Project X Zone conta com personagens de diversas franquias famosas das desenvolvedoras envolvidas, assim como da SEGA, incluindo Devil May Cry, Mega Man, Sakura Wars, Street Fighter, Valkyria Chronicles, e várias outras. É como um Smash Bros., porém de estratégia. O jogo conta com personagens principais originais com sua própria história dentro do universo compartilhado pelas franquias. As batalhas acontecem em duas perspectivas. Primeiro, temos um campo aberto com os personagens, que podem se mover por um certo número de espaços. Porém, o grande diferencial do jogo é que ao entrar em conflito com inimigos, a perspectiva muda e os personagens entram em uma espécie timed-battle em 2D, onde é possível executar combos ao estilo button mash. Um ponto negativo é que as batalhas podem se estender demais e cada level demorar mais de 30 minutos para ser completado, o que pode tornar a experiência cansativa. Project X Zone está disponível para Nintendo 3DS.
3. Fire Emblem: Fates
SI 3DS FireEmblemFates enGB image1600w 300x150 - 6 jogos de estratégia
Dois impérios. Duas famílias. Uma rivalidade que ultrapassa gerações. Quando os dois colidem, o resultado é um só: guerra. O jogador controla Corrin, que pode ser customizado para melhor atender às preferências do jogador, sendo então homem ou mulher. O jogador assume então o papel de um príncipe ou princesa, membro da família real de Hoshido, que é raptado e passa a ser criada como um membro comum da família real de Nohr. Hoshido e Nohr são os dois reinos em guerra. Ao descobrir a verdade, o jogador deve decidir que lado da guerra tomar: o de sua família biológica ou o de sua família adotiva, que o criou e amou até o momento. Como todo título de Fire Emblem, ele conta com um sistema de estratégia bem similar ao de um jogo de xadrez real, com personagens únicos, com sua própria movimentação e ataques. O triângulo de armas é mais um recurso que retorna nesse título. O principal ponto negativo desse título é que, na verdade, eles são DOIS TÍTULOS. A nintendo optou por separar cada rota em um jogo distinto, ou seja, para ter a experiência completa você deve comprar a outra rota pela metade do preço original do jogo como uma DLC. Parabéns Nintendo. Fire Emblem Fates conta com dois títulos, sendo eles o Birthright, em que o jogador se une a sua família biológica e defende o reino de Hoshido, e Conquest, em que o jogador escolhe permanecer junto a sua família adotiva. Ambos os títulos estão disponíveis para Nintendo 3DS.
2. Fire Emblem: Awakening
thumb 1920 678150 300x169 - 6 jogos de estratégia
Fire Emblem: Awakening foi o título que reviveu a franquia em 2013. O jogador assume o papel de Robin, que também pode ser homem ou mulher e customizado ao bel-prazer do jogador. Robin é despertado(a) por Chrom, principe de Ylisse, e já logo em sequência e forçado a participar de uma batalha ao lado do príncipe, onde ele(a) prova seu valor como estrategista e usuário de magia. Conforme a história se desenrola, novos personagens entram na trama, o passado de Robin se torna mais claro, e o presente e o futuro entram em colisão. Diferente do título Fates, FE: Awakening é um jogo completo, com o mesmo sistema de jogo de xadrez, triângulo de armas e personagens únicos. É um excelente título para quem quer conhecer a franquia ou jogos de estratégia. Fire Emblem: Awakening está disponível para Nintendo 3DS.
1. Fire Emblem: Three Houses
1803356 300x169 - 6 jogos de estratégia
O mais recente título da franquia Fire Emblem foi lançado em 2019. Ao mesmo tempo em que mantém as mecânicas dos jogos anteriores, ele adiciona novos elementos, como o sistema escolar, sistema de batalhões e de estudo. O jogador controla Byleth (que também pode ser homem ou mulher), um (a)  mercenário (a). Em sua primeira batalha, Byleth entra em contato com três distintos nobres, um de cada região de Fódlan, sendo eles: Edelgard – Império de Adrestia, Dimitri – Reino de Faerghus, e Claude – Aliança Leister. Ao salvar os jovens nobres, Byleth é requisitado(a) como professor (a) no Monastério de Garreg Mach. No monastério, o jogador deve escolher qual casa ele irá lecionar, as Águias Negras (Black Eagles) – Liderada por Edelgard, os Leões Azuis (Blue Lions) – Liderada por Dimitri, ou os Cervos Dourados (Golden Deers) – Liderada por Claude. A partir daí as rotas começam a divergir-se. Ao todo o jogo conta com 5 rotas, sendo uma adicional através de DLC (Ashen Wolves). O título revolucionou a franquia novamente com o sistema escolar, gráficos melhorados e modernos, e a possibilidade de jogar em terceira pessoa no campo de batalha. É um excelente título para quem deseja começar a jogar os títulos da franquia ou jogos de estratégia em geral; até mesmo por ser um título mais amigável e com dificuldades acessíveis. Fire Emblem: Three Houses está disponível para Nintendo Switch.
Comentários