6 jogos em cores branco e preto

| Introdução

Muitos jogos nos últimos anos vem fazendo uso de uma arte mais monocromática. Esses jogos usam apenas cores branco e preto, dando um ar mais sombrio, misterioso ou até mesmo antigo. Nesta lista em específico focaremos em jogos indies.

Entretanto, a inspiração para esse post veio de um jogo AAA, Ghost of Tsushima, que tem um modo de jogo no estilo filme japonês antigo, que transforma as cores vivas em tons de cinza.

 

| TOP 6

Limbo

brancopreto - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Xbox 360, PlayStation 3, PC, Xbox One, PlayStation Vita, iOS e Android.

Ano de lançamento: 2010.

Resumo: Limbo é um jogo de quebra-cabeça. O que sabemos sobre a história é que um garoto está no Limbo em busca de sua irmã. A narrativa é criada baseado no que vemos e fazemos durante o jogo. A história depende muito da imaginação e interpretação do jogador,  pois não há nenhuma palavra, escrita ou falada, que explique o que está acontecendo.

Como o ambiente tem como objetivo ser um lugar perturbador, cheio de criaturas que vão tentar nos matar, os tons monocromáticos se encaixam com a ideia de passar ainda mais o horror do local, pois não temos como saber o que se esconde nas sombras.

Return of the Obra Dinn
ImagensDePosts - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows e macOS.

Ano de lançamento: 2018.

Resumo: Return of the Obra Dinn também é um jogo de puzzle em primeira pessoa na qual você tem de desvendar um mistério. O jogo se passa em 1802, e conta sobre um navio mercante que desapareceu cheio de mercadorias, e reapareceu 5 anos depois, sem uma tripulação visível. Usando de um relógio mágico, é possível ver os últimos segundos da vida de uma pessoa morta, e é essa ferramenta que devemos usar para descobrir a história deste navio.

Com uma arte mais ruidosa e monocromática, esse jogo passa a sensação que estamos assistindo a um filme de mistério muito antigo.

Undertale
undertale - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Mac OS Classic, Microsoft Windows, Linux e PlayStation Vita.

Ano de lançamento: 2015.

Resumo: Neste RPG, você é um humano que cai no subsolo, onde vivem os monstros, e deve encontrar o caminho de volta para casa. Pelo caminho, temos a opção de tomar as decisões mais corretas, ou as mais fáceis.

Apesar de não ser completamente preto e branco, as cores realçam a ideia do mundo no subsolo, onde existiria pouca luz, dessa forma o preto e branco predominam. Além disso, essas cores enfatizam mais a ideia de perigo, por causa dos monstros que ali habitam. Com um elenco cheio de personagens marcantes e carismáticos, Undertale é um dos indies mais amados atualmente.

Gato Roboto
EXJnGMzU4AAQUfu 1024x576 - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Nintendo Switch, Xbox One e Microsoft Windows.

Data de Lançamento: 2019.

Resumo: Gato Roboto é um jogo Metroidvania, na qual um astronauta cai em um planeta desconhecido após sua nave sofrer danos. Porém, nós controlaremos um gato, já que seu dono não consegue sair da nave. Teremos que explorar para encontrar uma forma de consertar nossa nave.

O mistério não é tanto um foco desse jogo, aqui o objetivo é explorar o desconhecido e encontra uma solução para sua nave. O pouco uso de cores para mim, está mais associado a esse local desconhecido, obscuro.

Night Call
nightcall - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows e Mac OS Classic.

Ano de lançamento: 2019.

Resumo: Night call é um jogo de investigação. Tentamos encontrar pistar para achar um serial killer. Nosso personagem é um taxista noturno que busca informações por meio dos passageiros, e cada dica nos torna mais próximo de encontrar a identidade do assassino.

A sensação é que as cores, e arte nos levam para dentro de um filme noir, dos anos 50, muito próximo do filme e graphic novel Sin City.

Closure
closure - 6 jogos em cores branco e preto

Plataforma: Microsoft Windows e Linux.

Ano de lançamento: 2012.

Resumo: Closure é um jogo de puzzle, onde manipulamos objetos para alcançar nossos objetivos. Somos representados como um demônio parecido com uma aranha e vamos explorar a história de três personagens humanos, todos eles ligados a ambientes sinistros.

Assim como Limbo, o uso das cores  são diretamente ligados com a ideia do ambiente criado, um mundo sombrio e escuro, onde devemos controlar as poucas fontes de luz para conseguir enxergar o caminho e resolver os puzzles.

| Resumindo

É muito interessante tentar entender o porquê das escolhas das cores realizada pela equipe desenvolvimento. Como podemos ver, cada um dos jogos usam esses tons com algum objetivo em específico que estão ligadas diretamente com a proposta que o jogo tem a passar para o jogador, e ajudam a passar a temática e os sentimentos da aventura.

Comentários