Análise de Serious Sam 4

| Introdução

Serious Sam 4 é a mais nova aventura do “Fodão” Sam Stone, que começaram em 2001 com Serious Sam: First Encounter, e que não via um novo jogo da série principal desde 2011, quando Serious Sam 3 foi lançado. Esta série é famosa por seu protagonista, que é um “Macho Man” típico dos heróis de ação dos anos 90 (mas muito mais gente boa), e por ele enfrentar centenas de inimigos de uma vez, destroçando todos em seu caminho, e tudo com um tom de comédia, com seus personagens trocando comentários engraçadinhos durante as missões.
Serious Sam 4 Piadinha 1024x576 - Análise de Serious Sam 4

 

| Gameplay

Este game é um FPS que tenta recuperar a glória dos primeiros games do gênero, onde não existia uma história para te distrair, o personagem era um exército de um homem só, e os inimigos morriam de forma gráfica com tripas e membros voando para todo lado. Puro gameplay, e pouca enrolação. Serious Sam 4 presenteia os jogadores com muitas armas, uma árvore de habilidades, e muitos, muuuuuitos alienígenas para você matar. E não falta munição para isso. Todas as armas contêm centenas de balas (ou foguetes), o que é bem necessário, pois você não vai soltar o botão de atirar em nenhum momento. Muitos aliens, muitas armas, muitos e muitos tiros, tripas para todo lado, sangue, grunhidos, rugidos, e os gritos dos Kamikazes (Ahhhhhhhh Ahhhhhhh AHhhhhh), e piadinhas antes, durante e depois das batalhas. Isso é o que você pode esperar desse jogo.Há uma grande variedade de armas, passando de pistolas, metralhadoras, Lança-Foguetes, Lança-Granadas, Escopetas e a famosa Mini-Gun. Os alienígenas vêm em diversas formas e sabores, passando dos zumbis que só correm para te atacar, os soldados que atiram com armas laser, e indo até os demônio grandões, que parecem terem saindo de um jogo do Doom. Ah, e não podemos deixar de citar os iconicos Kamikazes, seres sem cabeça que saem correndo em sua direção com uma bomba em cada mão, e que ficam gritando o tempo todo que estiverem vivos.O Loop principal do game pode ser resumido em:

  • Sam atravessa uma série de corredores matando algumas dezenas de alienígenas. Você pode acabar encontrando pequenas arenas separadas, onde matará algumas dezenas de alienígenas
  • Sam sai do corredor e entra numa grande arena, onde ele deve matar centenas de alienígenas
  • No final da missão, pode ter uma batalha de boss.

E é aqui, neste curto Loop, que está o problema do jogo.

Serious Sam 4 Bicho 2 1024x576 - Análise de Serious Sam 4

 

| A repetição

Este é um jogo que tem um começo muito forte. Você ainda está conhecendo esse mundo, seus personagens e seus perigosos. Começa com apenas uma pistolinha, enfrenta seus primeiros inimigos, e está empolgado para sair explorando cada canto do mapa. Mas, conforme você avança no jogo, começa a perceber que tudo segue um padrão. Você começa a andar pelo corredor, que pode ter caminhos alternativos, mas o principal é o maior e o mais obvio, enfrenta alguns inimigos que aparecem no caminho, até atravessar uma porta e entrar numa arena ampla, onde várias hordas de inimigos vêm para cima de você. Apenas depois de matar todo mundo, as portas da arena se destrancam, e você pode seguir pelo próximo corredor.

E depois desse corredor tem outra arena com mais uma leva de monstros, e isso cansa muito rápido. O que cansa especialmente rápido, é o número de inimigos e o quão fáceis eles são de se derrotar. Todos os inimigos são mortos com poucos tiros, e isso faz com que você não precise usar de nenhuma estratégia para derrotá-los, apenas atire e corra para trás e para o lado. A falta de variedade dos monstros é mais um agravante, pois há uns 30 designs de inimigos diferentes, mas há bem menos variação em como eles funcionam. Visualmente, é fácil de ver a diferença entre o bicho gordão que tem duas bazzokas no lugar de braços, que atira mísseis, e entre o demônio verde com 4 braços que atira uma bola de magia verde. Porém, se eles funcionam da mesma forma, e para matá-los é só atirar e andar para o lado, então eles, na prática, poderiam ser o mesmo monstro. E quando você precisa matar 50 deles em cada arena, fica difícil de apreciar seus designs.

Serious Sam 4 Zumbis 1024x576 - Análise de Serious Sam 4

 

| Falta de Objetivo

Existe apenas um objetivo em todas as missões: vá do ponto A até o ponto B. E mate aliens no meio do caminho. Você pode até querer sair e explorar os caminhos secundários, mas, como prêmio, você encontrará munições, pacotes de vida e armadura, e geralmente ficará trancado numa mini-arena onde deverá matar mais aliens. É só isso que você fará, com pouca variação.Acho que é oportuno comparar esse jogo com um Musou, do mesmo estilo de Dinasty Warriors. Este também é um gênero em que você enfrenta milhares de oponentes que morrem num golpe só, e ocasionalmente enfrenta algum inimigo mais forte. Porém, esses jogos te dão vários objetivos para serem cumpridos em cada missão. Você deve proteger o castelo, capturar acampamentos, derrotar os generais, recapturar os acampamentos, escoltar um aliado até ele chegar no castelo, proteger a ponte, evitar que um carregamento inimigo atravesse o mapa. É frenético, você está correndo de lá para cá tentando cumprir algum objetivo, e no meio do caminho derrota milhares de soldados inimigos. E entre as missões, ainda pode personalizar seus guerreiros com mecânicas de RPG. Agora imagine um Musou sem objetivos, que você só precisa matar todos os soldados inimigos, em missões que duram 40 minutos de matar soldados inimigos sem parar.Algumas missões até te colocam em situações diferentes o suficiente para dar uma animada. Em certo momento, você pode pilotar um robô gigante, no estilo megazord. É divertido por 10 segundos, até perceber você irá pilotá-lo por um corredor, em direção a uma arena, matando alienígenas no meio do caminho…

Serious Sam 4 Boss 2 1024x576 - Análise de Serious Sam 4

 

| História

A história se passa em um futuro onde a Terra foi invadida por uma força alienígena comandada por um ser chamado Mental. Para resistir a essa invasão, foi criado um grupo que viaja o mundo para recuperar artefatos alienígenas que possam auxiliar na guerra. Em Serious Sam 4, a história começa com o nosso protagonista Sam, acompanhado dos seus colegas, a caminho de se encontrar com um Padre, que sabe a localização de um manuscrito com instruções de como encontrar a arca da Aliança, e dentro dela estará o Santo Graal. Mas logo tudo dá errado, e Sam deve atravessar hordas com centenas de Aliens para continuar a missão. A história do jogo vai se dividindo em capítulos, e no decorrer da história, somos transportados para diferentes cidades, em diferentes países, buscando esse Graal, e vamos conhecendo diversos personagens caricatos pelo caminho.

Digo caricatos, em um sentido negativo. Todos os personagens são unidimensionais com alguma característica única, que serve apenas para fazer um tipo de piada, como o cara que adora teorias da conspiração, e fala das diversas formas como o pouso na Lua foi forjado, ou o mexicano que fica fazendo piadinhas machistas. Falta uma personalidade mais bem construída nos personagens, inclusive ao protagonista, que fala grosso, e solta bordões.
Serious Sam 4 Boss 1 1 1024x576 - Análise de Serious Sam 4
Escondidos nas fases, estão alguns rádios com um locutor que conta sobre a situação dos sobreviventes, noticia sobre as aventuras de Sam, e faz alguns comentários sobre como é a vida nesse mundo. Esse seria o momento em que a narrativa fica mais bem desenvolvida, com o locutor sendo até bem poético em suas descrições, como quando ele narra a sua saudade de ir em um estádio de futebol e sentir a energia das pessoas se unindo e se divertindo. Acho que vale à pena parar com a matança e ouvir esses rádios.

 

| Pontos positivos

Vou tentar encerrar essa análise contando alguns pontos positivos. A música é fantástica, com cada missão tendo um tema diferente, misturando rock com canto de coral criando uma música épica. Temos até algumas trilhas que lembram muito a música de The Witcher, e isso num sentido muito bom. Os gráficos dos monstros, armas e cenários estão muito bons, mas não dos personagens humanos, que são bem travados e pouco expressivos.

Serious Sam 4 Bicho 1024x576 - Análise de Serious Sam 4

O design dos monstros é bem legal, e são bastante variados. Todas as armas têm um feeling muito bom de se usar, causam impacto em cada tiro, e são razoavelmente detalhadas. O humor do game, às vezes acerta, como o próprio personagem das teorias da conspiração que esporadicamente solta algum comentário tão viajado, que achei engraçado.

Resumindo
  • Jogabilidade
  • História
  • Música
  • Arte
  • Inovação
3.4

Dados Adicionais

Serious Sam 4 é um jogo que tem uma jogabilidade central muito boa, sendo divertido destroçar hordas de aliens usando diversas armas, mas desgasta essa diversão muito rápido. Matar aliens por várias horas seguidas, sem nenhum objetivo, história ou personagens interessantes para acompanhar, é maçante e tedioso. Há alguns momentos de variedade dessa fórmula que reanimam a vontade de jogar, mas são momentos extremamente curtos. É um jogo que pode ser divertido com amigos, mas nem isso vai curar o excesso de repetição desse game.

Comentários