Análise de Drift21

| Introdução

Lançado em acesso antecipado no dia 7 de maio para Steam, Drift21 promete ser um dos simuladores de carro mais detalhados já feitos, com o foco total em criar o melhor carro para Drifts. Ele te dá muitas opções (mas muitas mesmo) para você personalizar o exterior e o interior do carro, e, o mais importante, personalizar cada peça da parte mecânica, de uma forma que eu nunca tinha visto outro jogo fazer.

Drift21 good drift 1024x576 - Análise de Drift21

| Brincando de Mecânico

Se você já quis saber como se monta um motor de um carro de verdade, passando por cada peça que o compõe, então Drift21 está aqui para saciar essa curiosidade. No modo garagem, você pode construir um motor do zero, podendo personalizar cada detalhezinho e cada pecinha do motor, e há pelo menos 2 ou 3 variações para cada uma. Caixa de câmbio, filtros de ar, velas, correias, escapamento. Tudo o que faz parte do carro, e afeta o desempenho dele, você pode trocar.

Drift21 assemble 1024x576 - Análise de Drift21
20200907080352 1 1024x576 - Análise de Drift21

Se você é alguém como eu, que não entende nada de mecânica, pode acabar ficando perdido. Se perguntassem, não saberia dizer qual a diferença entre um filtro de ar do tipo performance ou sport, ou o que ele afeta no funcionamento do carro. Felizmente, o jogo te dá uma pequena explicação se você abrir os detalhes da peça.

Drift21 details 1024x576 - Análise de Drift21

Depois de montado o carro, é preciso testar seu desempenho nos simuladores. Nessa tela o jogo também vai te dar mais uma ajudinha em como melhorar o carro, falando que peças podem ser melhoradas. No caso, o carro que eu montei estava precisando colocar velas de motor de uma qualidade melhor. Se você conhece bem, e é fissurado por carros, pode olhar e falar “mas é claro, velas melhores vão fazer o motor ter mais potência!”. Já eu só aceito que o jogo disse que melhora, e sorrio e aceno.

Drift21 performance 1024x576 - Análise de Drift21

Mesmo não sendo alguém que ama carros, o nível de detalhes que o jogo apresenta é surpreendente, e encantador até. Descobrir sobre o quão complexo são essas máquinas, e aprender algumas coisinhas junto, é divertido e atiça a curiosidade. Me senti uma criança desmontando um brinquedo para ver como funcionava.
Depois de montar o possante, é bom levar ele para dar umas voltas, e aqui o jogo tem alguns problemas.

 

| Brincando de Piloto

Assim como na parte de montar carros ele é cheio de detalhe e tenta ser o mais realista possível, isso se traduz para a direção. Dirigir esses carros é algo extremamente difícil. Se você está acostumado com jogos menos compromissados com a realidade, como um Need For Speed, pode achar que realizar drifts é algo simples: acelera, puxa o freio de mão, e faz a curva derrapando, cantando pneu, acumula milhões de pontos. Drift21 vem para te mostrar que não, não é fácil assim. O nível de precisão necessário para conseguir controlar o carro nas curvas e realizar as manobras é muito além de um jogo mais arcade. Mas a física dos carros é estranha, pois parece que o jogo mesmo tenta te colocar a fazer drifts, e o carro “rebola” tanto que é difícil mantê-lo reto, dando a impressão de estar dirigindo em cima de uma pista de gelo, de tanto que o carro escorrega.

Drift21 grass 1024x576 - Análise de Drift21

Os circuitos disponíveis não ajudam a facilitar as coisas também. A seleção é pequena, com 6 pistas apenas, e todas são circuitos curtos, e muito apertados. Não há espaço para erros, e errar é o que mais acontecerá. O jogo não te dá oportunidade de aprender as manhas de como controlar o carro em curvas, pois você estará o tempo todo botando ele para a grama fora da pista. Quem já é acostumado com outros jogos, e tem experiência com simuladores, pode até se dar bem, mas para quem é iniciante, é frustrante. Um tutorial de como jogar já teria ajudado, além de circuitos mais espaçosos. Falando em direção, a única coisa que você pode fazer é dar umas voltas com os carros mesmo. O jogo te apresenta apenas 3 modos de jogo, desafio de pontos, desafio de tempo, e direção livre. Esses desafios são extremamente curtos, podendo ser cumpridos em 10 segundos cada, se você acertar o drift lógico, senão vai precisar ficar repetindo dezenas de vezes para conseguir uma pontuação qualquer. Por enquanto, não há nada mais elaborado para se fazer, como uma corrida de drift mesmo.

Drift21 race 1024x576 - Análise de Drift21

| Vale à pena?

Se você é fã de carros, ou quer aprender mais sobre os mínimos detalhes de como preparar um carro “tunado”, então eu diria que até pode valer, mas não com o preço atualmente (o jogo está R$96 na steam, sem promoção). As opções de customização e liberdade para montar o carro são muito interessantes, mas a parte de corrida é muito pequena e não há muito o que fazer. A direção é complicada, e parece quase obrigar você a usar um volante para conseguir fazer alguma coisa (joguei usando o controle de Xbox). A seleção de pistas e carros é bem limitada, mas parece estar melhorando gradualmente, pois os desenvolvedores adicionaram uma pista do Japão e um carro BMW em um update recente. Os gráficos são muito bons, especialmente no nível de detalhe das peças. No departamento de música, existe apenas uma que toca no menu principal, e é um dubstep bem desagradável. Sendo um jogo em acesso antecipado, recomendo ficar de olho nas atualizações e o que mais os desenvolvedores irão adicionar. Espero ver mais pistas e modo de jogo, e quem sabe um tutorial que possa ensinar aos iniciantes como se iniciar no mundo do drift.

 

Resumindo
  • Jogabilidade
  • Inovação
  • Arte
  • Música
3.6

Conclusão

Drift21 é um jogo que tem potencial. Seu simulador de mecânico de carros é super interessante e consegue gerar uma curiosidade e fascínio por esse mundo da customização de carros, mostrando quanta coisa é preciso considerar para construir um carro realmente bom. Porém, a simulação de carro ainda está fraca, com pouca coisa para se fazer. A complexidade de como controlar esses carros, e a falta de um bom tutorial, torna difícil se divertir com esse game, se você já não for um veterano de jogos de simulação de corrida. Como é acesso antecipado, podemos esperar que seus problemas sejam corrigidos no futuro.

Comentários