| Introdução
Pode se perceber no vídeo a mudança drástica de temática para algo mais obscuro, além da gameplay mais rápida e que cada decisão tomada pelo jogador no combate, influencia seus movimentos, já que os inimigos são muito rápidos.
| Um tom mais escuro
Esse status, chamado Insight, ou percepção, é basicamente algo para te mostrar a realidade do jogo. Quanto mais alto o seu nível de “visão”, mais sombrio o jogo se tornará. Isso traz um detalhe que é algo muito real, onde você descobre que quanto mais você vê a verdade da vida, mais ela parece ser algo sombrio e obscuro. A proposta de Bloodborne se mostra ser o completo oposto da proposta de Dark Souls, pois em Dark Souls, você tem um sentimento de conquista, você tem um sentimento de vitória após concluir as várias localizações que o mundo te passa, sempre trazendo estruturas belíssimas, locais onde você tem uma paz de espírito maior, enquanto que em Bloodborne você nunca terá essa sensação, você sempre sentirá que tudo na sua volta é algo maligno, pois o jogo te faz ver as coisas assim.
|As mecânicas de Bloodborne são iguais as de Dark Souls?
Vamos começar com a barra de vida. Em Bloodborne, após você ser atacado, o inimigo irá retirar uma parte do seu HP, mas irá aparecer uma barra mostrando que se você atacar o inimigo rápido o suficiente, você pode recuperar quase todo o HP perdido! Isso traz uma mudança enorme na gameplay, pois em Dark Souls, quando você é atacado, você tenta ao máximo fazer com que você tenha um tempo de respiro para se curar e voltar ao combate, mas em Bloodborne isso não funciona, você é incentivado a ir para cima e contra-atacar, pois o combate é mais frenético!
Em Bloodborne podemos perceber que a barra de stamina também acaba funcionando diferente de Dark Souls, pois os ataques do personagem são mais rápidos e consomem menos stamina, fazendo com que você tenha que escolher movimentos precisos no combate. Não é só o jogador que é mais rápido, os seus inimigos também são, e eles agem de uma forma muito diferente da encontrada em Dark Souls.
Além disso, em Bloodborne, o sistema de Parry se torna algo mais relevante pelo fato de você ter uma arma, fazendo com que você possa lutar tanto de longe quanto de perto. Em Dark Souls já existiam itens que você pudesse lançar no inimigo, mas nesse caso de Bloodborne a arma tem uma função muito importante, onde até mesmo grandes chefões podem levar Parry, mostrando que as decisões nesse jogo tem um risco e recompensa muito maior do que na outra série.
|Conclusões