Silent Hill : Porque a série é tão aclamada?

 

| Introdução

Silent Hill, uma das séries de horror mais conhecidas no mundo, ela é centrada nos jogos de survival horror, criada por Keiichiro Toyama,  publicados e lançados pela Konami. Além dos seus jogos, a franquia foi para outras mídias como os cinemas, revistas em quadrinhos, algumas novels dos primeiros jogos(do Silent Hill 1 até o Silent Hill 3), entre outros.

A franquia de jogos conta com vários personagens e histórias marcantes onde todas elas se focam em uma cidade considerada amaldiçoada, chamada Silent Hill!
 

| História de Silent Hill

Para nós, jogadores, tudo começou em Silent Hill 1, um jogo para Playstation 1, onde o personagem principal Harry, vai com sua filha Cheryl para lá, no meio do caminho ele encontra Dahlia, uma pessoa que irá guiar boa parte da história de Harry dizendo a ele o que fazer para ajudar sua filha e trazer a garota de volta, já que eles se separaram.

Para a cronologia de Silent Hill, a história não começa aí, mas sim no jogo chamado Silent Hill: Origins, um jogo lançado para Playstation Portable, desenvolvido pela Climax Action e publicado pela Konami em 2007, a história do jogo é passada anos antes da história do primeiro Silent Hill, explicando vários acontecimentos do primeiro game, contando a história de Travis, um caminhoneiro que tem problemas para dormir por conta de pesadelos, ele acaba passando por um atalho em Silent Hill e acaba ficando preso na cidade por conta de alguns acontecimentos.

Em todos os jogos percebemos que mesmo alguns personagens não possuindo conexões de histórias sobre ele, podemos ver que a cidade é quem os puxa, atrai até ela.

f39d0d87 dc9e 4705 86ce 62fbea287235 Silent Hill - Silent Hill : Porque a série é tão aclamada?
 

| Detalhes nos jogos

Como puderam ver até agora, todos os jogos têm apenas a conexão de terem ligação com a cidade, mas o que realmente chama a atenção na série? São os detalhes colocados em cada um dos jogos. Cada um dos personagens que se encontram nesse universo possuem um problema ao qual devem lidar, e é por isso que eles são puxados para Silent Hill, e esse problema é passado para o jogador tanto pela história, quanto os personagens e até mesmo os monstros que serão encontrados no caminho.

O terror de Silent Hill é um terror envolvendo tanto o gore quanto o psicológico, pois o que os personagens passam tem ligação a traumas ou experiências que não conseguiram se desligar do passado e a cidade os força a lidar com isso. Um dos casos mais conhecidos da saga é o que acontece em Silent Hill 2, onde o personagem principal tem sua esposa morta e após anos acaba sendo puxado para Silent Hill e encontra uma mulher idêntica a sua falecida esposa e ele tenta entender o porque. São esses pequenos detalhes que fizeram os fãs da série se apegar ao conteúdo além de personagens que passam por traumas realmente vistos no mundo real, já que a história é passada nos dias atuais, fazendo com que fiquemos presos ainda mais na história dos jogos.

sc891h - Silent Hill : Porque a série é tão aclamada?
 

| E por onde anda a série?

Infelizmente, ninguém sabe ao certo como será o futuro de Silent Hill. A última notícia que recebemos com relação a jogos, era o querido P.T. em 2014, um jogo em primeira pessoa feito pela Kojima Productions e publicado pela Konami, criado por Hideo Kojima e Guillermo Del Toro, o game foi lançado para Playstation 4 de forma gratuita, sendo um teaser para o game Silent Hills, que foi cancelado. Enquanto isso só podemos aproveitar realmente os jogos que foram lançados e esperar que eles decidam trazer a série novamente, pois graças a sua flexibilidade de conteúdo, ela com certeza pode ser muito bem trabalhada em diversos caminhos.

sc8917 - Silent Hill : Porque a série é tão aclamada?
 

| Bônus: Como começar a jogar Silent Hill?

Lista de jogos na ordem de lançamento:

  • Silent Hill 1 (1999, Playstation 1)
  • Silent Hill 2 (2001, Playstation 2, XBOX e PC)
  • Silent Hill 3 (2003, Playstation 2 e PC)
  • Silent Hill 4: The Room(2004, Playstation 2, XBOX e PC)
  • Silent Hill: Origins (2007, PSP e Playstation 2)
  • Silent Hill: Homecoming (2008, Playstation 3, XBOX 360 e PC)
  • Silent Hill: Shattered Memories (2009, Playstation 2, Wii e PSP)
  • Silent Hill: Downpour (2012, Playstation 3 e XBOX 360)

Além disso, a franquia possui outros jogos por fora e versões em HD de alguns. 

 

Comentários