7 jogos para se apaixonar por Dungeon Crawler

 

| Introdução

Os RPG possuem diversas linhas de gênero, podendo alternar em vários estilos e modelos. Ele poder ser tático, estratégia em tempo real, por turno, combate direto ao estilo hack’s slash e até mesmo fps com elementos de RPG. Mas o que seria um Dungeon Crawler? Ele pode ser explicado como um RPG em primeira pessoa ou visão aérea, sendo 3D do personagem, ambientado dentro de (DUNGEON=MASMORRA) aonde o jogador precisa alcançar determinados andares para encontrar uma recompensa.

No passado, esses jogos nos apresentavam uma imensidão muito grande, devido ao uso de tecnologia 3D para a criação de corredores e os sprites de inimigos serem muito similar aos moldes de alguns jogos de PC que possuíam a mesma temática. Para compreender o quão importante esses jogos de antigamente eram, algumas menções honrosas podem ser feitas como Shining in the Darkness (1991), Phantasy Star I & II, (1987-1989) e  Diablo (2000), que são ótimas referências quando falamos desse gênero de RPG.

Mas o estilo dungeon crawler não anda sozinho, junto dele existe o gênero rogue like, que, para refrescar a cabeça de você que está lendo, também possui jogos de enorme sucesso e que influenciaram esse nicho de jogos, como Shiren the Wanderer do Super Famicom, ou até mesmo o conhecido por fãs da Sega Genesis (Mega Drive aqui no Brasil) Fatal Labyrinth, que no Japão é chamado de Shi no Meikyuu: Labyrinth of Death (1991). Vamos agora à lista de games incríveis para você conhecer e se apaixonar.

 

| TOP 7

Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX

Plataforma: Nintendo Switch

Resumo: Pokémon Mystery Dungeon é um dos vários spin-off da série voltado para uma história de fantasia sem a presença de mestres Pokémon. É um jogo aonde o seu personagem é escolhido com base na sua personalidade. O jogo te faz cerca de 6 perguntas e depois de calculado o resultado, ele gera o tipo e personalidade do Pokémon. Esse game em específico trata-se de uma nova versão dos títulos originais de 2005 que foram o Pokémon: rescue team red e rescue team Blue. Ele segue com os gráficos cartunizado, mas agora em 3D, aos que gostavam dos primeiro título sem dúvidas esse é uma compra garantida.

Mistover

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Microsoft Windows

Resumo: Mistover é um dungeon crawler aonde a dificuldade é o ponto alto do jogo. Aqui, você explora diversas dungeons com o objetivo de conseguir equipamentos melhores, upar os seus personagens e descobrir uma maneira de salvar a Terra do apocalipse eminente. Aos que tiverem interesse, uma demonstração está disponível na Playstation Store Brasileira.

Wizardry: Labyrinth of Lost Souls

Plataforma: PlayStation 3, PlayStation vita, Mobile iOS e Microsoft Windows.

Resumo: Wizardry já é um velho conhecido para os apreciadores desses estilos de gameplay. O primeiro jogo da série teve seu lançamento no computador de mesa Apple II em 1985 intitulado de Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord. A série teve oito títulos até seus relançamentos nos consoles caseiros, onde em 1987, os principais consoles da época, Pc engine e Super Famicom, recebiam Wizardry I,II,III,IV,V. Em 2009 a empresa Acquire trouxe ao Playstation 3, Wizardry: Labyrinth of Lost Souls. Aos interessados em conhecer a saga, o jogo hoje possui diversos meios de ser experimentado sendo pelo sistema mobile, consoles e principalmente pelo PCs. 

Darkest Dungeon

Plataforma: PlayStation 4, PlayStation vita, Nintendo switch, Xbox one, Mobile IOS, Microsoft windows, Linux.

Resumo: em uma explicação simples, o jogo funciona da seguinte forma: o seu personagem herdou uma mansão, ao explorar essa mansão descobre a existência de uma masmorra que possui diversos segredos, logo você deve recrutar grupos de heróis afins de explorar as profundezas da sua mansão. Além de cuidar dos pontos de HP e ataque dos seus heróis, também é preciso cuidar de seu estado psicológico, já que alguns podem desenvolver fobias e ansiedades ao explorar essas masmorras. Então é te dada uma opção: gastar seu dinheiro e recursos para tratá-los, ou simplesmente descartá-los e contratar um herói novo que não sabe onde está se metendo ?

Etrian Odyssey 2 Untold: The Fafnir Knight

Plataforma: Nintendo 3DS

Resumo: desenvolvido e publicado pela Atlus em 2015, Etrian Odyssey 2 Untold faz parte dos spin-off “Untold” que, diferente da linha principal, você não monta a sua party com os personagens e classe desejados, mas aqui você acompanha a história de Flavio um aventureiro cujo desejo é explorar as diversas masmorras que existem no mundo é compreender seus segredos

Stranger of Sword City

Plataforma: PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox one, Microsoft windows

Resumo: É um RPG desenvolvido pela Experience, desenvolvedor de Demon Gaze (Playstation Vita), o jogo consiste em entender como a sua personagem sobreviveu a um acidente de avião, aonde através de um problema o avião ele atravessa um portal que o leva a outro mundo. A partir daí, a história do jogo funciona como um anime ‘‘Isekai’’

Shiren the Wanderer 5

Plataforma: Playstation Vita (Primeira versão 2015), Nintendo Switch (2020), Microsoft Windows (2020)

Resumo: Esse sem dúvidas pode ser considerado um clássico do gênero, tanto Dungeon Crawler como Rogue Like, tendo suas origens no Super Famicom. A história é simples e objetiva, voce é um ronin, que na cultura japonesa é um samurai que não serve a nenhum lorde ou falhou na missão em proteger seu lorde, e por isso veio a se tornar um ronin. Para ganhar a vida, o jogador explora dungeons atrás de fama e riquezas, porém descobre um tesouro sagrado que dará início ao jogo.

 

Comentários