7 RPGs brasileiros que você deveria conhecer

 

| Introdução

Não é mais novidade encontrarmos empresas de jogos e desenvolvedores indies aqui no Brasil. A indústria de jogos se torna uma oportunidade maior a cada dia que passa para pessoas que querem entrar na área, tanto para trabalhar para uma empresa como para criar seus próprios jogos.

A basicamente uma década atrás não tínhamos tantos nomes de empresas brasileiras no mercado de jogos e eu creio que nem imaginamos que teríamos grandes jogos brasileiros nos consoles atualmente como Horizon Chase, Chroma Squad, Knights of Pen and Paper e atualmente Lenin: The Lion que foi anunciado que será portado para Nintendo Switch e o lançamento dessa versão será em 2021!

 

| TOP 7

Knights of Pen and Paper

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Android, iOS e Microsoft Windows.

Knights of Pen and Paper como o título já diz, Cavaleiros do Papel e Caneta, é um jogo onde você se torna personagens de RPG de mesa! O jogo foi desenvolvido pela Behold Studios e possui avaliações muito positivas na Steam, além desse jogo ter sido lançado em várias plataformas diferentes como consoles e até mesmo para Android e IOS. Esse foi um dos primeiros jogos RPGs brasileiros a fazer um grande sucesso no mercado internacional, ele foi lançado a sua primeira versão em 2012. O nível de aceitação do jogo foi tão bom que acabou virando uma série de jogos e hoje em dia você pode encontrar o Knights of Pen and Paper 2, Galaxy of Pen and Paper além de algumas DLCs para os jogos. Sinto que Knights of Pen and Paper abriu portas para o mundo ver que RPGs produzidos pelo Brasil também são muito bons.

Chroma Squad

Plataforma: Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation 3  e PS Vita.
Após o sucesso de Knights of Pen and Paper, a Behold Studios acabou criando outro sucesso no universo dos RPGs, mas ao invés de utilizar o estilo de RPG de mesa como sistema de batalha, eles decidiram utilizar o sistema de jogos de estratégia unindo ao RPG! Em Chroma Squad você estará na pele de 5 dublês que decidem sair do seu emprego atual e se unem para iniciar um show inspirado nos Power Rangers. O Chroma Squad também possui notas bastante positivas na Steam e foi lançado em 2015 e após alguns anos receberam suas versões para consoles. Esse jogo tem uma pixel art muito interessante além de trazer muita nostalgia tanto aos fãs de Power Rangers como de Super Sentai, que é a versão original e japonesa dos Power Rangers.
Fantasy Farming: Orange Season

Plataforma: Microsoft Windows.

Fantasy Farming: Orange Season é um jogo para quem gosta de relaxar, ele tem uma proposta diferente de outros RPGs onde você terá a sua própria fazenda do jeito que você preferir na cidade Laranjal, você deverá explorar os locais do mapa, conhecer os moradores da cidade e criaturas do folclore brasileiro como Saci e o Curupira, entre tantas outras atividades! O tipo de jogo indicado para pessoas que curtem jogos como Harvest Moon e Animal Crossing, o jogo foi lançado na Steam em 2017 e encontra-se em Early Access: O desenvolvedor, Tropical Puppy, escreveu na sua página da Steam que a razão do Early Access é por conta de que ele está construindo o jogo com base em feedbacks da comunidade e isso é interessante porque faz com que o jogador se sinta ainda mais parte daquele universo!

Lenin: The Lion

Plataforma: Microsoft Windows.

Lenin: The Lion é um jogo com uma proposta mais forte do que os outros já vistos nessa lista, no sentido de trazer um tema bastante difícil de ser retratado que é a depressão, mas o desenvolvedor Lornyon conseguiu fazer isso de forma belíssima, trazendo diversos fatores da depressão na história! O jogo é um puzzle RPG e foi lançado em 2019, não existe batalhas na gameplay, mas um sistema de decisões que você deve tomar e que podem resultar em destinos e finais diferentes para cada jogador, o jogo encontrou tanto sucesso que o desenvolvedor irá lançar o jogo para Nintendo Switch em 2021. Além disso, atualmente o desenvolvedor do jogo liberou um novo personagem e conteúdo novíssimo a alguns dias atrás, então é uma dica para quem já jogou dar uma olhada nesse novo update!

Virgo Versus The Zodiac

Plataforma: Microsoft Windows.

Virgo Versus The Zodiac é um jogo RPG produzido pela desenvolvedora Moonana, lançado em 2019 na Steam, ela iniciou o projeto em 2017. O jogo tem uma proposta envolvendo sci-fi e fantasia, com um sistema de turnos nas batalhas onde você deverá apertar os botões na hora certa para que os golpes saiam da melhor forma possível. O jogo possui gráficos lindos e uma história bem interessante envolvendo a personagem principal Virgo, the Holy Queen. 

Tropicalia

Plataforma: Microsoft Windows.

Tropicalia é um RPG sobre o folclore brasileiro, desenvolvido por Paulo Henrique Franqueira. Ele foi lançado em Early Access em 2020 e o game já se encontra disponível para Windows na Steam. Como a proposta do jogo é o folclore brasileiro, iremos ver vários tipos de personagens, animais e vários outros detalhes sobre nossa cultura, então é um jogo que acaba agregando muito valor para nós!

Keylocker

Plataforma: Microsoft Windows.

O jogo está em desenvolvimento agora, mas a desenvolvedora de Virgo Versus The Zodiac já lançou um trailer que demonstra a ideia inicial do jogo.

Comentários