8 jogos de JRPG com temática sombria

| Introdução

Quando falamos de JRPG (japanese role-playing games) estamos falando de variados categorias de história, enredos, mundos, civilizações e culturas existentes nesse gênero, e pensando nisso  porque não fazer uma lista de jogos aonde a temática não seja voltada ao clássico herói da luz escolhido para acabar com as trevas, como visto em Final Fantasy, ou acabar com o rei demônio que ceifa milhares de pobres vidas a mil anos, até o descendente de um antigo herói lendário nascer e salvar a humanidade, como é contado em Dragon Quest. I, II, II conhecida como a trilogia de Roto.

Agora iremos falar de JRPG cujo foco seja trabalhar questões morais, éticas e sócias, onde você se questiona se de fato tais escolhas ou maneiras que as situações se desenvolvem realmente estão erradas ou simplesmente (o ou a)  protagonista que você controla talvez não seja de fato um herói, mesmo que salve o mundo, ou o jogo tenha um estilo fofo e no final você se veja dentro de um órgão humano retratando um dos traumas do criador do jogo.

 

| TOP 8

Demon’s Souls Remake

Plataforma: Playstation 3, Playstation 5

Resumo: Desenvolvido pela FromSoftware em 2009 exclusivamente para o Playstation 3, o jogo se tornou um marco na história da empresa, pois foi o responsável por alavancar a carreira de Hidetaka Miyazaki e fazer com que a empresa começasse a ser observada por outros títulos, além de Armored Core e daquele que dizem ser a inspiração para o que hoje chamamos de “Souls like”, a saga Kings Field de 1994 – 2001, que hoje para muitos é considerado por muitos jogadores um dos “hidden gems” do Playstation 1. Em Demon’s Souls você é um guerreiro enviado a Boletaria, que pode ser definido como um local aonde viajantes de vários outros mundos são enviados após a morte, ou talvez não, para se conectarem com outros reinos aos quais já não existem civilizações. O jogo é considerado mais difícil que a série “souls” para muitos jogadores, então é uma ótima recomendação para aqueles que ainda possuem seu Playstation 3 e para aqueles que vão adquirir o Playstation 5.

Tales of Berseria

Plataforma: Playstation 4, Pc via steam

Resumo: Em Tales of Berseria, o jogador acompanha Velvet para vingar a morte de seu irmão, sacrificado para evitar uma pandemia que causa uma doença capaz de transformar humanos em feras e está se alastrando pelo mundo. O homem responsável por tal ato é chamado de pastor, responsável por guiar a humanidade à salvação. Seu nome é Artorius, o herói da humanidade junto à igreja. Aqui o jogador vai questionar se de fato Velvet está agindo de forma egoísta ou altruísta, um dos melhores jogos da série Tales of.

Shadow Hearts

Plataforma: Playstation 2

Resumo: Esse definitivamente é uma joia oculta do Playstation 2 e uma obra-prima dos JRPGs da época sendo considerado relevante até hoje. Desenvolvido em 2001, a história se passa nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial em 1913 na Europa, o protagonista é um jovem chamado Yuri Hyuga que, seguindo uma voz misteriosa viaja, para a Europa e encontra uma garota chamada Alice envolvida em uma guerra oculta. O mundo normal vê a guerra humana e aqueles capazes de ver o além, estão em um conflito que envolve sacrifícios humanos e vampiros

EarthBound (Versão americana) Mother 2 (Versão japonesa)

Plataforma: Super Nintendo, Game boy Advence (Japão), Nintendo Wii U (via eshop)

Resumo: Esse jogo sem dúvidas é aquele jogo que se você ainda não teve a oportunidade de jogar, faça isso. Este é um dos JRPG mais criativos que já existiu, seguindo uma pegada similar ao que hoje vemos na série Stranger Things, uma cidade pequena com séries de acontecimentos bizarros. Mas o que torna esse jogo sombrio é que a sua base de inspiração e criação é voltado a acontecimentos e traumas que marcaram seu criador Shigesato Itoi, e ainda contou com a participação do mestre da Nintendo Satoru Iwata. Desenvolvido em 1994 pode ser antigo, mas ainda é uma obra de arte até hoje.

Persona 3

Plataforma: PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation portable e PlayStation Vita (via psn)

Resumo: Da série spin-off de Shin megami tensei, Persona 3 sem sombras de dúvida é o jogo mais sombrio da franquia, pois a base do jogo se consiste em abordar as questões sociais envolvendo abuso nas escolas, depressão, as fases do luto, sacrifício, a dificuldade de interação social que muitos de nós, seja criança, adolescente ou adulto estamos sujeitos a passar. Desenvolvido pela Atlus é uma ótima pedida para os amantes de assuntos envolvendo  questões sócias, e principalmente leitores das obras de Sigmund Freud e Carl Gustav Jung aonde o jogo se desenvolve como inspiração, as famosas sombras e máscara da personalidade humana.

Operations Darkness

Plataforma: Xbox 360

Resumo: Desenvolvido pela Atlus em 2007 como um exclusivo de Xbox 360, trata-se de um jogo de estratégia tática, onde você comanda um esquadrão especial das forças britânicas. O jogo foca nos acontecimentos da libertação da Europa e os combates na África, onde as tropas alemãs conseguiram transformar os soldados caídos em combate em zumbis e estão espalhando pelos campos de batalha soldados mortos vivos. Os membros da SS são colocados no jogo como demônios e vampiros, sendo Hitler uma espécie de Drácula. Para deter o avanço alemão na Europa ocidental os aliados usam uma espécie de habilidades que lhe permitem se transformarem em lobisomem e alguns manifestam a capacidade de usar magias.

Undertale

Plataforma: PlayStation 4, PlayStation vita, Nintendo Switch, Steam, Windows, Linux

Resumo: Criado e desenvolvido por Toby Fox, o jogador pode controlar uma criança humana que cai em uma caverna, e vai parar em uma região grande e isolada sob a superfície da Terra, separada por uma barreira mágica. Vários monstros podem ser encontrados durante sua missão para retornar à superfície. Principalmente devido ao seu sistema de combate, onde você pode lutar e matar o oponente, ou conversar e resolver a situação pacificamente, Undertale hoje é uma referência quando falamos de jogos indies.

Parasite Eve 2

Plataforma: Playstation 1, Playstation 3

Resumo: O jogo é uma continuação à história Parasite Eve, escrita por Hideaki Sena. O enredo se desenvolve quando Aya Brea, uma jovem agente policial, acaba descobrindo verdades sobre seu passado, após um incidente que acabou com várias vítimas sofrendo combustão espontânea. Você vai se aprofundar na história de um dos melhores JRPG criados pela Squaresoft, que possui uma pegada com um estilo dos clássicos Resident Evil do Playstation 1, porém com um combate mais fluido voltado para turnos. Possui uma atmosfera completamente survival horror do começo ao fim e voltar a aparecer novamente em uma lista do site o que é mais um sinal para você jogar.

 

Comentários