Análise de Kingdom Hearts HD 1.5 ReMix

| Introdução

I’ve been having these weird thoughts lately…

Kingdom Hearts 1.5 HD Remix é uma coletânea da série Kingdom Hearts lançada para Playsation 3 em 2013. A coleção inclui dois jogos remasterizados: Kingdom Hearts Final Mix e Kingdom Hearts Re: Chain of Memories. O terceiro título da coleção, Kingdom Hearts 358/2 Days vem em um formato de filme, com aproximadamente duas horas de cenas que resumem a história do jogo.

Reunindo pela primeira vez todos os jogos em uma única plataforma, a coleção HD Remix é a porta de entrada para aqueles que sempre tiveram curiosidade em experimentar a franquia.

 

| Kingdom Hearts Final Mix

Primeiro título da série, conhecemos o protagonista Sora, um jovem com a habilidade de portar a Keyblade, uma arma poderosa capaz de erradicar as trevas. Ao lado do Donald e Pateta, Sora vai explorar diversos mundos com personagens famosos da Disney em busca de seus dois amigos Riku e Kairi. O conceito inicial de Kingdom Hearts era juntar os personagens de Final Fantasy com os da Disney. Figuras como Hércules, Yuffie, Ariel, Squall e Malévola aparecem no jogo e oferecem essa sensação de um crossover.

Mas não se engane, Kingdom Hearts vai muito mais além do que uma mistura desses dois universos. Usando os conceitos de luz e trevas, Sora irá se encontrar em uma jornada de auto-descoberta, aprendendo que a amizade é uma das maiores forças em que podemos confiar.

Lançado oficialmente no ocidente, Kingdom Hearts Final Mix traz cenas e batalhas adicionais
Lançado oficialmente no ocidente, Kingdom Hearts Final Mix traz cenas e batalhas adicionais

 

| O que há de novo

Diferente da sua versão clássica para PS2, a versão Final Mix, anteriormente apenas encontrada exclusivamente no Japão, traz uma série de novas cenas que agregam à história além de adicionar batalhas extras desafiadoras.Mas não foi só isso que mudou nesta versão remasterizada. Seguindo o sucesso de Kingdom Hearts 2, alguns controles foram atualizados: o menu de comando agora inclui as ações ‘attack’, ‘magic’, ‘itens’ e ‘summons’. Outra mecânica trazida de sua sequência são os ‘reaction commands’ usando o botão triângulo.

Os controles da câmera também sofreram uma atualização, possibilitando o jogador a mudar os ângulos no analógico em vez dos botões L2 e R2 como era no original.

Essas mudanças foram muito bem-vindas para deixar a gameplay bem mais fluída. A versão Final Mix também traz uma nova dificuldade: o modo Proud.

Mas isso infelizmente não resolveu completamente o problema de plataforming do jogo, que se mostra extremamente frustrante em vários momentos.

 

| Kingdom Hearts Re: Chain of Memories

Apresentado como um remake de um remake (a versão de PS2 era na verdade um remake da sua versão de Game Boy Advance) Chain of Memories é a sequência direta de Kingdom Hearts.

Nele, seguimos as aventuras de Sora e seu amigo Riku enquanto eles desvendam os mistérios do Castle Oblivion, base da Organization XIII, o grupo de antagonistas da franquia.

Na primeira metade do jogo, controlamos Sora. Nosso protagonista encontra-se preso no Castle Oblivion, um local que está lentamente consumindo suas memórias, e com apenas um caminho a se seguir e um objetivo: ajudar Naminé, uma garota misteriosa, mas que Sora tem certeza que é sua grande amiga de infância. Para isso, ele terá de enfrentar inimigos poderosos que usam casacos pretos: a Organization XIII, um grupo que sabe muito mais do que está revelando.

Já na segunda metade, assumimos o controle de Riku, melhor amigo de Sora e que precisa enfrentar uma batalha interna contra as trevas enquanto também enfrentar batalhas externas com outros membros da Organization.

Chain of Memories explora os conflitos internos dos personagens enquanto eles aprendem a lidar com um novo inimigo. A sua história é o caminho direto até Kingdom Hearts 2 e se faz necessária para entender conceitos e personagens que aparecem na sequência.

Originalmente lançado para Game Boy Advance, Chain of Memories é sequência direta de Kingdom Hearts
Originalmente lançado para Game Boy Advance, Chain of Memories é sequência direta de Kingdom Hearts

 

| Novidades dessa versão

Diferente do primeiro título, a gameplay é baseada em um sistema de pontuação de cartas. Ao entrar no castelo, o jogador recebe um deck de cartas e cada uma tem sua especialidade e seu valor. Existem cartas de ataque com a keyblade, cartas de magia, cartas de cura e até mesmo cartas que podem ser usadas para chamar um personagem. Mas diferente de outros jogos, aqui temos um combate em tempo real, então devemos nos concentrar tanto nos inimigos, quanto em escolher as cartas certas para atacar.Cada carta possui um número, se o número da sua carta for maior que o de seu inimigo, você consegue atacar. Se for menor, seu inimigo ataca. Além disso, o jogo também te oferece a possibilidade de realizar combos de ataque que combinam o valor das cartas.

Esse sistema se mostra cansativo às vezes, principalmente quando o jogador é forçado a adquirir certas cartas para avançar de local, mas não se pode negar que foi uma maneira inovadora de fazer o jogador criar novas estratégias para o combate.

 

| Kingdom Hearts 358/2 Days

Lançado originalmente para Nintendo DS em 2009, a coletânea 1.5 HD Remix traz Kingdom Hearts 358/2 Days em um formato de filme.Embora tenha sido lançado alguns anos depois que Kingdom Hearts 2, Kingdom Hearts 358/2 Days se passa quase que simultaneamente com Chain of Memories.

Com gráficos atualizados, você pode sentar e separar aproximadamente duas horas para assistir as aventuras de Roxas e os 358 dias que passou junto à Organization XIII.

Em Chain of Memories, esse grupo é apresentado como o antagonista e faz a vida de Sora ser mais difícil. E é em Days que começamos a entender suas motivações.

A Organization XIII é um grupo de nobodies, criaturas que perderam seu coração para um heartless (os vilões do primeiro título da série) e que são fadados a viver sem um propósito ou com a capacidade de sentir emoções.

Xemnas, um nobody poderoso, cria a organização e recruta esses nobodies para uma missão: receber novamente um coração (em Kingdom Hearts, um coração não é um órgão, mas sim um conceito parecido com o de uma alma).

A história então acompanha Roxas, o novo membro que não tem memória de sua vida passada e que passa seus dias realizando missões e tomando sorvete com seus amigos. Mas sua realidade muda completamente quando a organização recebe um décimo-quarto membro misterioso: Xion. Sua aparição faz com que Roxas questione tudo o que conhece e que talvez essa organização da qual faz parte não seja aquilo que diz ser.

Lançado para Nintendo DS, nesta coletânea ele veio em formato de filme
Lançado para Nintendo DS, nesta coletânea ele veio em formato de filme

 

| Um clássico revisitado

Kingdom Hearts HD 1.5 Remix traz para as novas gerações de console um clássico do Playsation 2. Com suas mecânicas refeitas, uma trilha sonora de tirar o fôlego feita por uma das maiores compositoras de games da atualidade, Yoko Shimomura, e o carisma que apenas os personagens da Disney podem oferecer, a série Kingdom Hearts oferece diversão para todas as idades.Se você já ouviu dizer que entender a história desse jogo era complicado, não precisa se preocupar! Com as novas coletâneas, você tem em mãos todas as partes importantes para se entender o que é Kingdom Hearts. Com as mecânicas atualizadas e os gráficos remasterizados, a experiência com este JRPG só ficou melhor.

 

| Conclusão

Feita para antigos fãs e para quem quer conhecer a história, Kingdom Hearts HD 1.5 Remix é o ponto de partida perfeito para se aventurar com Sora e seus amigos. Embora muitas mecânicas foram consertadas, ainda existem certas partes em que a gameplay fica datada e isso pode atrapalhar a experiência, mas sua trilha sonora e trama que apenas cresce ao decorrer dos jogos, Kingdom Hearts é diversão garantida.
Resumindo
  • Jogabilidade
  • Inovação
  • Arte
  • Trilha Sonora
  • História
4.6

Conclusão

Feita para antigos fãs e para quem quer conhecer a história, Kingdom Hearts HD 1.5 Remix é o ponto de partida perfeito para se aventurar com Sora e seus amigos. Embora muitas mecânicas foram consertadas, ainda existem certas partes em que a gameplay fica datada e isso pode atrapalhar a experiência, mas sua trilha sonora e trama que apenas cresce ao decorrer dos jogos, Kingdom Hearts é diversão garantida.

Comentários