| Introdução
O “The Game Awards”(TGA), é um grande evento de jogos que surgiu em 2014 e tem uma grande importância para o mundo dos jogos, por muitos é considerado o Oscar dos jogos. Neste evento, o objetivo é premiar os melhores jogos, com isso existem diferentes categorias que cada jogo lançado no ano pode concorrer. A avaliação dos ganhadores é composta de 90% dos votos do juris e 10% dos votos do público, por meio disso definimos o melhor de cada categoria.
A categoria mais aguardada é a de “Jogo do Ano”. De 2014 até 2019, os jogos ganhadores desta categoria foram:
Ano Jogo | Vencedor |
---|---|
2014 | Dragon Age: Inquisition |
2015 | The Witcher 3: Wild Hunt |
2016 | Overwatch |
2017 | Zelda Breath of the Wild |
2018 | God of War |
2019 | Sekiro |
Entretanto, o objetivo deste post é analisar quais jogos ganharam mais categorias até hoje. Ou seja, somando todas as categorias que cada jogo ganhou, quais jogos são os maiores ganhadores desde o início do evento.
Para critério de desempate, situações que um jogo recebeu a mesma quantidade de prêmios que outros, foram usados as seguintes regras para definir quem ficaria a frente de quem:
2. Maior quantidade de categorias concorridas no evento.
3. Ganhou jogo do ano no evento.
4. Média de nota do Metacritic baseado em todas as plataformas que o jogo saiu.
| TOP 8
| Resumindo
Se compararmos os ganhadores ao prêmio de “Jogos do Ano”, com a lista de ganhadores em mais categorias acima, temos apenas três ganhadores que estão em ambas as listas: God of War, Overwatch e Zelda Breath of the Wild. Essas premiações mostram como diversos jogos são ótimos em diferentes categorias e que não necessariamente o jogo do ano será o que ganhará em mais categorias. A avaliação por quantidade de categoria pode mostrar jogos com tantas qualidades, ou até mais, que a do jogo do ano.