| Introdução
Final Fantasy é uma das maiores franquias de RPG do mundo, e já vendeu mais de 150 milhões de cópias. O primeiro jogo da série foi lançado em 1987 para o NES.
World of Final Fantasy, lançado em 25 de outubro de 2016 e desenvolvido pela Square Enix, é um RPG cujo foco está na captura de criaturas chamadas de Mirage, e não na evolução de um grupo de personagem e seus equipamentos como em um Final Fantasy tradicional. As plataformas que o jogo esta disponível são: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, Microsoft Windows, PlayStation Vita.
O principal aspecto desse jogo é que ele engloba personagens e referências a quase todos os Final Fantasy. Com isso, há muita nostalgia para fãs da série aqui. Nesta história, os irmãos Lann e Reynn são personagens novos, que surgem em um lugar desconhecido, sem suas reais memórias. Este lugar se chama Nine Woods Hill, e aqui eles se encontram em sua aparência normal, chamada de Jiants.
Ao conversarem com Enna Kross, uma mulher misteriosa, começam a entender que existem dois mundos. O outro mundo é chamado de Grymoire, onde eles devem capturar criaturas chamadas Mirages. Eles os capturam através de um item chamado prismarium. É necessário capturar essas Mirages para que os personagens evoluam e fiquem mais fortes, e só assim poderão recuperar suas memórias e buscar informações do que aconteceu com seus pais, que estão desaparecidos.
Neste outro mundo os personagens podem mudar para uma forma “chibi”, também chamados de Lilikins, e serão acompanhados por Tama, uma Mirage com forma de raposa-voadora falante, que fará o papel de informante durante a aventura. Os irmãos não sabem ainda que fazem parte de uma grande profecia do mundo de Grymoire.
Na cidade de Nine Woods Hill podemos encontrar diversos personagens. Chocolatte, uma mulher fantasiada de chocobo, tem uma loja em que vende itens como poção e antídoto. A fada fofoqueira Serafie que guarda as Mirages que você capturou. O coliseu, gerenciado por um Tonberry com uma voz grave e assustadora, apresenta algumas batalhas extras, desafiadoras. E temos uma sala com a misteriosa “Garota que esqueceu o nome”.

| Jogabilidade

Já o tamanho as Mirage de tamanho Extra Grande usam uma mecânica diferente. Na batalha, quando temos um determinado número de pontos de MP, podemos substituir todas as Mirages por essa maior. Essas mirages geralmente são mais poderosas do que as normais, e funcionam como Summons de outros jogos da série. A principal vantagem desse é que, mesmo que esta Mirage venha a ser derrotada, voltaremos para a batalha no estado que estávamos antes de invocá-la. Ou seja, funciona como uma vida extra se usada corretamente.
A captura de Mirages não é feita da forma simplista como em Pokémon. Primeiro, é necessário descobrir a condição para capturar cada criatura. Isso pode variar desde ter que curar ela, dar um golpe de algum elemento específico, dar um golpe crítico sem matar. Observe que nenhuma das criaturas tem que ser derrotadas e sim descobrir o que fazer para capturá-la. Isso muitas vezes se torna bem desafiador e gera uma grande expectativa na batalha.
Outro ponto que torna a jogabilidade mais eletrizante do que a do jogo do Pikachu, é que esse RPG tem árvore de Skills (Yes!). Além das criaturas poderem evoluir para outras Mirages, elas apresentam uma evolução de habilidades. A evolução de habilidades pode ser realizada através de pontos ganhos quando a Mirage sobe de Level.
Além das Mirages, no decorrer do jogo aparecem personagens que se chamam “Campeões”. Estes Campeões são protagonistas de outros Final Fantasy, e recebemos o seu amuleto quando ajudamos a realizar sua missão. Com o amuleto, eles podem ser invocado em batalhas e nos ajudar. Quando invocados, causam algum efeito poderoso na batalha, como um golpe que tira muito dano, ou curar completamente sua equipe. Podemos equipar apenas três deles para as batalhas, e só podem ser usados quando temos energia suficiente.
World of Final Fantasy não tem nada que considero comprometedor na interface e na jogabilidade. Acredito que seja um jogo que deve ser aprendido com calma, pois existem muitas variações de poderes e estratégias que podem ser usadas, tanto para montar as pilhas, quanto dentro das batalhas com as habilidades dos personagens.
Como elemento negativo, é necessário citar que algumas dungeons são muito grandes, com pouca variação no cenário ou avanço na história, tornando sua exploração cansativa.
| História
A história de World of Final Fantasy, apesar de em muitos momentos ser um jogo com humor em excesso devido a muitos trocadilhos que o personagem Lann faz, é sobre amadurecimento. Os personagens evoluem muito, pois a história mostra as consequências que nossos atos podem causar e como devemos pensar muito para reagir às piores situações. Aceitar que muitas vezes, mesmo assumindo os erros e tentando dar o nosso melhor, pode não ser o suficiente. O aprendizado é o que resta nesta situação. Este jogo não tenta ter um final completamente feliz e sim refletir o que é a vida.A parte negativa da história está por conto de partes com explicações meio confusas sobre o mundo do jogo.
| Arte


| Trilha Sonora
| Inovação e Conclusão