| Introdução
Gato Roboto é um jogo Indie publicado pela Devolver Digital e desenvolvido por Doinksoft, do gênero Ação/Metroidvania. Foi lançado em 30 de maio de 2019 para Nintendo Switch e Steam.
A história de Gato Roboto inicia com um gato, que se chama Kiki, que de forma imprevista se torna o responsável por realizar a missão no planeta no qual a nave de seu comandante caiu. O comandante ficou preso na nave e assim o Gato vestiu o traje necessário para começar a missão, em um laboratório muito diferente dos normais.

| Jogabilidade
Como mostrado na imagem inicial, Gato Roboto tem cinco categorias de armas e cinco trajes. Na parte inferior da tela temos os cartuchos, no caso nessa situação eu tinha 1 dos 14 possíveis. Com esses cartuchos são possíveis alterar as cores do jogo. Temos também a vida de Kiki, no caso, tinha feito 2 evoluções das 10 possíveis. Quanto maior seu progresso, mais fácil fica lutar com os inimigos no jogo.
O jogo é dividido em salas, cada uma tem várias saídas possíveis, e muitas dessas saídas estarão bloqueadas. Conforme o jogo progride, vamos desbloqueando diferentes armas, e com isso podemos alcançar locais que não se tem acesso no início. Por exemplo, uma arma é um lança-foguete que consegue quebrar partes do cenário que estava bloqueando algumas das portas.
Assim, cada arma do jogo tem uma função de fazer você progredir cada vez mais, te incentivando a voltar para salas já visitadas e assim conseguir avançar por determinada região que era impossível antes. Cada região no jogo apresenta um mapa, para ajudar o jogador se localizar. Esses mapas se alteram quando usamos um elevador, então nos é apresentado um novo mapa da nova região que estamos. Esse mapa mostra apenas as salas que já visitamos, e salas adjacentes a elas, então precisamos explorar para abrir o mapa completo.
Os inimigos apresentam uma boa variedade, tanto de aparência como também de tipos de ataques. Isso incentiva uma variação de estratégias por parte do jogador. Os chefões do jogo são bastante variados, que vão desde animais a máquinas industriais de aquecimento com bigode. Isso também mostra uma característica muito legal no jogo, o bom humor.

A dificuldade do jogo se altera muito, dependendo como Kiki esta enfrentando seus inimigos. Kiki pode sair da sua roupa, e caminhar com suas quatro patas no jogo. Neste caso, basta apenas encostar em um inimigo para morrermos, ou seja, o grau de dificuldade aumenta. Só é possível combater os inimigos se encontrar canhões que estão no jogo, mas a maioria das vezes a opção é desviar apenas. Essa forma está mais ligada à exploração, pois existem caminhos muito estreitos para a armadura passar.

Outro veículo que encontramos, em certas áreas, é o submarino. Neste caso, ele tem menos vida que a armadura, mas não chega a ter tanta dificuldade quanto no caso que não temos nenhum traje. Podemos atacar com tiro a qualquer instante, mas apenas usando um único tipo de arma.

Já com o traje militar, Kiki tem acesso a todas armas e diferentes opções de jogabilidade o que torna o jogo mais fácil. Além das opções de diferentes formas de se jogar, também temos uma variação de cenários muito boas: terra, água e lava.
A interface do jogo é super intuitiva, não havendo necessidade de tutoriais. O aprendizado é rápido, levando o jogo facilmente para qualquer público. O único ponto que considerei desnecessário é o uso da coordenada X e Y na parte superior da tela, que não agrega em nada para o jogador, assim como o tempo de jogo percorrido, que fica na parte inferior, que acaba apenas por poluir a tela.
| Arte

| Trilha Sonora
| Inovação
| Conclusão
Gato Roboto é o jogo ideal para fã de metroidvania, arte pixelada e humor. É diversão garantida para todas as idades.