6 consoles com a melhor experiência no Brasil

| Introdução

É sempre curioso saber qual é o console que mais se destaca em nosso país. A Pesquisa Game Brasil é a responsável por coletar dados de diferentes partes de nosso país e conseguir informações relevantes sobre os jogadores. Com esses dados é possível que empresas de jogos entendam melhor o seu público e como lidar com o mesmo.

Este post está focado apenas em console, mas existem diferentes tipos de informações com essa pesquisa, tais como tipos de jogos que mais se destacam, o que cada usuário faz no console além de jogar e também os dados de jogadores de celular.

No Brasil, quando perguntado que plataformas costumam jogar, podendo se escolher mais de uma, 43% estavam nos consoles. Os homens representam 63,2% dos jogadores e as mulheres 33,7%. Em relação à faixa etária, o maior público está de 25 a 34 anos e são da classe média.

Foram feitas duas perguntas interessantes, que vamos explorar aqui. A primeira era referente a qual console os jogadores possuíam e a segunda é, qual é o console que traz a melhor experiência. Embora focarmos na última pergunta, a primeira também terá seus resultados citados durante este post, pois acredito que a melhor experiência tem também como motivo a popularidade do console no país.

Então, o critério de ordem do Top 6 é a pesquisa realizada pela Pesquisa Game Brasil 2020.

| TOP 6

6) Nintendo Switch – 1,7%
nintendoswitch - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil
Lançado no ano de 2017, o Nintendo Switch conseguiu um grande mercado no mundo todo, alcançando a marca de mais de 60 milhões de unidades vendidas. O console é hibrido e permite ser usado tanto em uma televisão, quanto como um portátil. Essa flexibilidade é muito boa para pessoas que não passam tanto tempo em casa, mas gostariam de aproveitar o tempo que têm nos jogos, ou até mesmo, no caso de ter uma televisão única em casa, e esta estiver ocupada, dando mais possibilidades para as pessoas jogarem por muito mais tempo.
A Nintendo apresenta fãs muito fiéis à marca, e que inclusive criaram um abaixo-assinado e realizaram movimentos pedindo a sua volta no país. Vale ressaltar que o pouco que a empresa faz por aqui, como ter participado da Brasil Game Show no ano de 2019, é o suficiente para gerar uma grande alegria e mostra que se a empresa desse oportunidade, com certeza seria muito maior no país.
Apesar de ter um preço alto no Brasil, não ter uma revendedora oficial do console no país e os jogos first party ainda não apresentarem o idioma português, o console é um queridinho dos Nintendistas no Brasil, aparecendo nessa lista em sexto lugar.
5) Xbox 360 – 9,0%
xbox360 - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil
Lançado no ano de 2005, o Xbox 360 é o console da Microsoft que mais vendeu na história, vendendo mais de 85 milhões de unidades. O console apresentou um design muito bom e um preço mais acessível para os brasileiros do que o seu concorrente PS3, isso fez dele um console muito popular por aqui, tanto que até hoje, ele é o segundo console mais popular no Brasil (o mais popular vocês saberão daqui a pouco :D).
Além de apresentar uma ergonomia muito boa, e um controle muito bom para se jogar por horas, a possibilidade de usá-lo com o Kinect permitindo uma jogabilidade única, foi muito inovador, e convenceu muitos a comprá-lo para colocar o corpo para mexer (inclusive eu!).
Graças a esse videogame, a marca da Microsoft cresceu no país, trazendo muitos fãs e fez com que o seu sucessor, Xbox One, também fosse muito popular no país.
4) Xbox One X – 10,2 %
 xboxonex - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil
Lançado em 2017, o Xbox One X apresenta as mesmas qualidades de sua versão base, Xbox One, mas com uma performance superior. Possivelmente se apresenta em uma colocação inferior de experiência por ser um console mais caro que a versão básica, o que faz com que uma quantidade menor de pessoas o tenha experimentado.
3) Xbox One – 11,3%
xboxonefat - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil
Lançado em 2013, vendeu cerca de 47 milhões de unidades. O Xbox One é um console que teve sérios problemas de marketing no seu anúncio. Além do preço ser superior ao Playstation 4, ele obrigava o consumidor a comprar o novo Kinect com o console, o motivo de seu preço suprior, e de precisar estar sempre conectado a internet para poder usar. Com o tempo, esses problemas foram resolvidos, e o console vendeu bem, sendo eleito para a terceira colocação com melhor experiência e na quinta colocação como console mais popular do país.
Assim como o Playstation 4, este apresenta uma boa interface, hardware e serviços. O grande forte da Microsoft hoje está no serviço, já que o Gamepass apresenta uma grande opção de jogos por um preço pequeno, o que é bom, pensando na realidade da maioria do povo brasileiro. Esse com certeza é um dos motivos do console ser popular no país. Vale lembrar que existe um investimento para que os jogos exclusivos sejam legendados e dublados em nosso idioma, o que é muito atrativo.
2) Playstation 4 PRO – 22,5%
ps4pro - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil
Lançado em 2016, o Playstation 4 Pro é um videogame com todas as qualidades do Playstation 4 comum, que será detalhado abaixo, mas com uma melhora de performance que permite o console realizar sua função melhor. Este é o segundo console mais citado no quesito experiência. Embora a experiência devesse ser superior ao comum, o PS4 padrão, por ser mais barato, é mais popular e possivelmente mais jogadores tiveram contato com o console.
1) Playstation 4 – 35,7%

ps4 - 6 consoles com a melhor experiência no Brasil

Lançado em 2013,  o Playstation 4 já vendeu mais de 110 milhões de unidades. Este console foi anunciado com um preço mais acessível do que o seu concorrente Xbox One (100 dólar mais barato), o que fez com que saísse na frente nas vendas. Com o preço mais acessível, um hardware de qualidade, controle bom e interface simples, a Sony também trouxe uma experiência única com o Playstation VR.
No Brasil, além de trazer legenda para seus jogos, também trouxe dublagens em português. A marca também investiu no evento “Playstation na estrada”, que permitiu ao brasileiro conhecer mais a marca e ainda jogar seus jogos. Outro marketing para uma maior visibilidade  foi realizado como a venda em roupas da marca e até mesmo ovo de páscoa da linha Playstation.
Então dá para perceber que a empresa se preocupa com o país. Todo investimento trouxe como retorno um videogame que é o mais popular do Brasil e também considerado a melhor experiência em console.

| Resumindo

A classificação de melhor experiência deve ter refletido o quão popular cada console é no país, pois consoles como PS4 Pro e Xbox One X, deveriam apresentar uma melhor colocação do que suas versões bases. Todavia, é interessante que vejamos quais consoles agradam mais o brasileiro. Isso pode ser um reflexo do investimento dessas empresas no país, seja de melhorias para os jogos, como traduções e dublagens, ou até mesmo como marketing da marca, tornando ela mais conhecida, e mais parte do dia a dia do brasileiro.
Comentários