Quem é Jesse Jacobs?

| Introdução

Canadense, Jesse Jacobs é um desenhista de quadrinhos. As suas obras são caracterizadas pelo seu fascínio pelos corpos e pela natureza em geral. Quando questionado pelo site lospaziobianco se o objetivo de suas obras era mostrar o quão bela a natureza é, além de ser misteriosa e de difícil compreensão, Jesse disse que não é bem assim que pensava sobre isso.

De acordo com ele: “Me inspiro em coisas reais e as desenho da única maneira que sei. Mas, no final, fazemos parte da natureza, a natureza é tudo. Às vezes, como seres humanos, tendemos a nos separar dela, pensando que somos algo diferente, algo estéril e distanciado da natureza, inclusive eu, porque acho que é uma maneira mais fácil de processar a vida em nossa cultura atual.”

Desenho de Jacob
Imagem do site lospaziobianco . Desenho de Jesse Jacobs.

| Jacobs nos quadrinhos

A pergunta que você, caro leitor, deve estar fazendo é porque isso está em um site de jogos, certo? Calma que já chegamos nesse ponto. Para entender o porque seus desenhos são importantes para nós, vamos falar um pouco do seu trabalho. Em seu livro, Crawl Space, Jesse explora bastante o estudo de formas e cores, e como elas mudam com o tempo. Em histórias em quadrinho, a diferença de tempo em cada painel pode ser radicalmente diferente. De um quadrinho a outro, podem ter se passado dias, ou segundos, e ele afirma gostar de brincar com isso. Formas e cores são como percebemos a realidade, e nós percebemos suas mudanças com o passar do tempo, e quadrinhos são ótimos para isso. Segundo Jacobs, muitas vezes ele apenas sai explorando esse fenômeno, de formas e cores mudando com o tempo, e eventualmente a história por trás se revela para ele

Livro Crawl Space
Livro Crawl Space

Pois, bem!  Se os traços desses desenhos podem lhe parecer similar a algo, é porque Jesse trabalhou na animação Adventure Time da Cartoon Network, o que é muito interessante e legal. Mas mais fantástico do que isso é o fato de ele atualmente trabalhar na indústria de jogos. Para ser mais preciso em um projeto chamado Spinch.

| Jacobs nos jogos

No jogo Spinch, transcenda o reino material e assuma sua verdadeira forma como um organismo hiper-ágil consumido pela busca em resgatar uma ninhada de seus filhotes desaparecidos. Entre em um mundo repleto de psicodélicas borbulhantes, inchando com uma população interminável de inimigos deformados e malformados. Interrompa sua arquitetura psíquica e seja absorvido pelo mundo, repleto de caminhos múltiplos, níveis luminosos e obstáculos complexos. Um jogo de plataforma difícil que faz uso de artes similares ao livro Crawl Space, onde temos de sobreviver a aranhas de neon, enormes vermes de arco-íris e monodogs que jogam bombas. A aventura é psicodélica de mundos únicos, que variam de planícies de neon, tanques experimentais, terras geladas e todo o caminho até o espaço sideral. Ainda na descrição da Steam, o jogo se descreve como País das maravilhas visual de estilo retrô com uma explosão de cores.

O jogo ainda não foi lançado, mas já pode ser adicionado a sua lista de desejo na Steam

 

| Unindo as artes

Apesar de ter começado sua carreira como quadrinista, e continuar a produzir quadrinhos, vemos como a carreira desse artista pulou de uma mídia para outra. Como ele mesmo afirma que gosta de explorar como formas e cores evoluem com o passar do tempo, sua arte pode ser facilmente traduzida para outras linguagens. A passagem dos quadrinhos para animação o proporcionou com novas ferramentas para explorar isso, basta observamos como isso influenciou a animação em Adventure Time, com seu mundo colorido e criaturas surreais.

Passando para os videogames, novas formas de explorar a relação de formas, cores e movimento, se apresentam, já que agora o público pode interagir diretamente com esses mundos artisticamente belos.
Novas oportunidades e desafios, para um bom artista, são mais formas de melhorar seu trabalho.

Comentários