Primeiras impressões de Worms Rumble (Beta)

| Introdução

Worms Rumble é um jogo de ação publicado pela Team17. O lançamento está previsto ainda para 2020. Estará disponível para PlayStation 5, PlayStation 4 e Microsoft Windows.

Está é uma análise que não contem notas, pois analisarei um jogo beta. Não faria sentido avaliar uma pequena parte do todo, portanto este post é apenas uma primeira impressão. Futuramente existirá uma análise com avaliação sobre o jogo completo. O beta usado foi liberado para a versão de Windows na Steam.

Worms é uma série muito conhecida e antiga do gênero de estratégia por turnos, sendo que seu primeiro jogo foi lançado em 1995. Diferente da série principal, Worms Rumble tenta atingir outro público. Embarcando no sucesso dos Battle Royale, temos um novo jogo de ação, cujo objetivo é matar outras minhocas online.

 

| Jogabilidade

Inicialmente o jogo nos permite a possibilidade de customizar nosso personagem: cor de pele, olhos, boca, emote e estilo. O estilo é referente a itens como bonés ou óculos. Após isso, é necessário esperar para que uma partida seja encontrada. A versão Beta permitiu apenas um tipo de partida, o estilo Deathmatch, na qual jogamos contra outros jogadores e o objetivo é acumular o maio número de pontos. Esses pontos são referentes à quantidade de dano feito aos outros jogadores. Nessa modalidade, morrer não nos exclui da partida, basta esperar um tempo que voltamos normalmente. Então aqui somos incentivados a entrar em combate direto com outros jogadores e ter uma atitude menos conservadora do que em um modo Battle Royal, pois morrer é um pequeno atraso apenas.

20200716221409 1 1024x576 - Primeiras impressões de Worms Rumble (Beta)

Como podemos ver, após morrer, ficamos assistindo a uma partida até que seja permitido voltarmos. Do lado esquerdo temos o mapa, que contem informações da localização dos outros jogadores, e também podemos perceber o quanto vertical o jogo é, o número 9:40 é referente ao tempo de jogo restante, sendo que cada partida tem duração de 10 minutos. O número zero representa quantos adversários matei até agora. Na parte de baixo da tela, temos a vida que é representa pela cor verde e o escudo é azul.

20200716211632 1 1024x576 - Primeiras impressões de Worms Rumble (Beta)

Espalhados pelo mapa, temos várias caixas de suprimentos, que varia de armas, munição, granadas e itens de vida. Neste beta, temos acesso à pistola, metralhadora, escopeta e bazuca. Podemos conseguir até a clássica granada santa, que tem uma explosão grande e poderosa, com o hilário efeito de “Aleluia” antes de explodir.

A eliminação dos jogadores também podem ser feito de curto alcance, por meio do uso do taco de beisebol. Para correr dos adversários muitas vezes viramos uma “bolinha”, assim vamos mais rápido de um ponto a outro.

Outra forma usada para fugir, são os saltos altos, elevadores de um andar para outro e as subidas na parede em canos “escondidos”. A verticalidade é uma das principais características deste jogo, pois dificilmente permanecemos onde estamos enquanto um inimigo atira. Na maioria das vezes os pulos ou canos para subir para um próximo andar, são as melhores estratégias a se adotar.

O aprendizado destes comandos e técnicas, são muito simples e de fácil compreensão devido à boa estrutura do jogo para tornar essa experiência intuitiva. Acredito que Worms Rumble é um jogo para todas as idades e públicos, pois é divertido, simples e te faz perder horas sem perceber se tornando viciante facilmente.

| Arte

A arte de Worms Rumble não foge do que a franquia já apresentava, então se o jogador sempre gostou da arte, vai continuar gostando.  Ela apresenta um visual cartunesco, com o objetivo de ser engraçada e a customização de personagens tornou a arte mais diferenciada, já que permite dar identidades mais únicas para a minhoca que vamos usar nas batalhas. Porém, senti falta do humor típico da série. As armas são coloridas, mas são poucos os efeitos de seu uso. Os projéteis das armas, por exemplo, são apenas bolinhas pretas, e falta impacto a elas, como uma “explosão” ao atingir alguma coisa, ou ter um efeito mais exagerado no tiro. As minhocas também fazem comentários durante a partida, mas não chegam a ser nada além de “engraçadinhas”.

Abaixo é possível ver como cada personagem ficou mais único, além disso, percebe-se que podemos receber títulos de acordo com o progresso no jogo, o primeiro personagem recebeu o título de “Pé de Chumbo” e foi apresentado em um card da cor azul.

20200716225032 1 1024x576 - Primeiras impressões de Worms Rumble (Beta)

Sobre os cenários, este apresentam uma boa variação desde mercado, hamburgueria, cinema entre outros. A arte é em 3D, diferente do clássico, esta além de ter dado um charme ao jogo permite uma variação de estratégia maior por parte do jogador. O jogo continua tendo movimentação 2D, em que os personagens vão apenas da direita para a esquerda.

20200716211728 1 1024x576 - Primeiras impressões de Worms Rumble (Beta)

 

| Trilha Sonora

O jogo tem músicas apenas no menu principal, pelo que percebi. Durante o jogo aparentemente a equipe de desenvolvimento optou para manter apenas os sons referentes as próprias batalhas, o que em alguns momentos podem dar uma sensação de vazio, já que muitas vezes pode acontecer de demorar para achar um inimigo no mapa. A música de menu é apenas funcional e combina com o estilo do jogo, é animada. Por ser uma versão beta, não sabemos se a trilha sonora continuará assim, mas ter uma maior variedade seria bem-vinda.

 

| Gameplay

Uma das nossas partidas foi filmada, para dar uma visão melhor de como está o jogo para o leitor:

 

| Conclusão

Worms Rumble é um bom jogo, entretanto alguns fatores podem fazer com que os usuários optem por se afastar, como a falta do humor típico da série, e de um diferencial em relação a vários jogos similares que estão no mercado, isso pode fazer com que o público não de uma chance.

 

Na versão beta não temos uma visão de como será o Battle Royale, o que gerava mais curiosidade nos jogadores, assim fica um pouco difícil avaliar se o que tinha atraído muita gente realmente vai sair como se esperava.