5 jogos indies que foram um estouro

| Introdução

No ano de 2008, Braid era lançado, um jogo que mudaria completamente a percepção do que os jogos indies são capazes. Diferenciado com uma mecânica que te dá a possibilidade de rebobinar o tempo, construindo diversos puzzles em torno dessa mecânica, ele conquistou uma visibilidade diferente da maioria dos jogos da sua época, recebendo grande destaque da crítica e público. Ele abriu as portas para que tivessemos outros jogos independentes recebendo os holofotes da mídia, que antes eram focados apenas em jogos AAA’s, e jogos com investimento pequeno, mas grandes ideias, passaram a ganhar o merecido destaque.

O site Humble Bundle, que desde 2011 é responsável por vender pacotes de jogos por um preço acessível, ajudou e muito o mercado de jogos indies. Além de impulsionar o interesse do público nesse mundo, muitos desenvolvedores e empresas ganharam grande visibilidade após seus jogos aparecerem nesses pacotes

Hoje em dia, esses jogos Indies deixaram a obscuridade e começaram a bater de frente com grandes jogos, chegando a concorrer a categorias de jogo do ano em premiações como The Game Awards e Bafta. Esse post tem como objetivo mostrar alguns jogos que fizeram com que o mercado de jogos indies se agitasse. É impossível colocar todos, mas espero fazer uma continuação dessa lista futuramente. Confira cinco jogos indies que foram um estouro.

 

| TOP 5

 

Celeste

celeste - 5 jogos indies que foram um estouro

Celeste foi lançado em 2018, e no ano de 2019 alcançou a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas. Celeste tem uma jogabilidade similar a Super Meat Boy, temos que andar nas paredes e conseguir uma forma de ir de uma sala para outra, criando uma jogabilidade difícil e desafiadora. Nosso objetivo é subir até o pico da montanha, e este é um caminho de auto-descobertas.

Este jogo encantou a tantos críticos e público que foi escolhido para concorrer a jogo do ano no The Game Awards 2018, junto de games como God Of War e Red Dead Redemption, e recebendo os prêmios de melhor indie game e Game for Impact e no mesmo ano.

Gris

gris - 5 jogos indies que foram um estouro

Gris foi lançado em 2018, e até abril de 2020 tinha alcançado a marca de mais de 1 milhão de cópias. Este jogo é uma metáfora sobre uma pesssoa com depressão. Conforme ela vai evoluindo, o mundo dela vai ganhando cores e ela, com suas novas habilidades, consegue chegar em lugares diferentes. É fácil notar o crescimento emocional e a mensagem lindissíma que o jogo passa.

Embora a mensagem seja muito impactante o que provavelmente fez o jogo estourar foi a arte e a trilha sonoras excepcionais.

Hollow Knight

hollow - 5 jogos indies que foram um estouro

Hollow Knight, jogo lançado em 2017, alcançou a marca de quase 3 milhões de cópias em 2019. Aproveitando a onda Souslike, o mundo de Hollow knight surge sombrio, com cavernas de poucas cores, áreas únicas e maravilhosas, amizades com insetos bizarros, luta contra criaturas contaminadas e muito desafio. A beleza de um mundo gótico e fofinho com a combinação do clássico Metroidvania e o novo Soulslike.

Acredito essa fusão de gêneros, de combate desafiador e estratégico com uma grande dos de exploração, aliado a uma arte mais monocromática, são os diferenciais que fizeram esse jogo estourar e influenciar vários outros indies.

Undertale

undertale - 5 jogos indies que foram um estouro

Undertale é um jogo que foi lançado em 2015. Em 2018, alcançou a marca de 1 milhões de cópias vendidas. Este jogo foi extremamente bem recebido pela crítica e pelo público por ser um RPG onde você não precisa matar ninguém. No jogo você é um humano que cai no subsolo, onde vivem os monstros, e tem que encontrar o caminho de volta para casa. Nesta busca pelo caminho temos a opção de tomar as decisões mais corretas ou mais fáceis.

O motivo de ter feito tanto sucesso, além do diferencial de não precisar matar ninguém, é o fato do jogo ter uma bonita mensagem sobre determinação e amor, personagens memoráveis, e uma trilha sonora que está entre as mais divertidas já feitas.

Stardew Valley
stardewvalley - 5 jogos indies que foram um estouro

Stardew Valley é um jogo que foi lançado em 2016. Em janeiro de 2020, alcançou a marca de 10 milhões de cópias vendidas, uma quantia mais comum para um jogo triplo A de muito sucesso. Neste jogo de simulação, você irá cuidar de uma antiga fazenda herdada do seu avô. Seu objetivo é restaurar Stardew Valley, criar animais, cultivar plantas, criar máquinas, fazer amizades. Assim como um RPG, à medida que suas habilidades são treinadas você subirá de nível em diferentes áreas como agricultura, mineração, combate e pesca.

Muitas vezes após um dia agitado é um jogo como este que procuramos, apenas algo para relaxar a cabeça e ter a sensação de leveza proporcionada. Em pouco tempo se torna um vício, e possivelmente é o principal motivo de ter sido tão vendido.

 

 

| Resumindo

Os jogos indies vem conquistando cada vez mais fãs pelo mundo, e todo ano surge um novo game para mostrar que muitas vezes não há necessidade de um investimento de milhões de dólares e centenas de pessoas para fazer um trabalho com qualidade e marcante para indústria de jogos.

Comentários