Primeiras Impressões de Josh Journey (Demo)

| Introdução

Josh Journey: Darkness Totems é um jogo ao estilo Beat’em’up desenvolvido pelo estúdio brasileiro Provincia Studio. Curiosamente, este é um estúdio de animação, que já tem alguns anos de história, e que agora está se aventurando pelo mundo dos games com seu primeiro projeto.

Logo de cara já fica bem claro como esse pessoal já tem experiência com animação, com uma arte cheia de vida e personalidade, e um trailer de abertura muito bem feito.Josh Journey cenario 1024x576 - Primeiras Impressões de Josh Journey (Demo)

 

| História

O Mundo da Província está infestado de monstros enviados pela Sombra das Trevas, uma entidade maligna que controla o lado obscuro do Mundo dos Sonhos, e implantou Totems da Escuridão em cada um dos quatro reinos da província, para poder dominar a região com seus pesadelos. Acompanharemos quatro heróis que se uniram para enfrentar essa invasão. São eles:

  • Josh, o espadachim, um guerreiro humano especializado no elemento do vento, que usa de ataques rápidos com sua espada.
  • Melina, a feiticeira, especializada no elemento da água, que usa suas magias para atacar inimigos a distância e enfraquecê-los
  • Farquol, o nômade, um guerreiro que parece um tamanduá, especialista no elemento da terra, que esmaga seus oponentes com um pesado martelo, e pode usar sua língua para prender e arrastar inimigos
  • Z.O.Z, o robô, utiliza de armas de longo alcance para dar danos massivos às criaturas do pesadelo, e usa o elemento fogo para incinerar quem ousar perturbar a paz dessa província.

Josh Journey combate 1 1 1024x576 - Primeiras Impressões de Josh Journey (Demo)

Você, como jogador, irá viajar pelas ilhas da província, enfrentando monstros vindos do pesadelo, e salvando os moradores da região que foram possuídos por essas criaturas. Nem mesmo os prédios e as árvores estão a salvo dessa possessão.

 

| Gameplay

Josh Journey é um Beat’em’up SideScroller, ou seja, andamos da esquerda para a direita, enfrentando ondas de capangas que aparecerem em nosso caminho. Aqui, podemos controlar quatro personagens diferentes, cada um com suas próprias habilidades e combos. O interessante, é que você pode trocar o personagem o momento que quiser, e combiná-los para criar diversos combos. Por exemplo, pode começar o combo com o Josh, e quando o inimigo estiver atordoado, mudar para o Farquol e usar sua habilidade para arremessar o monstro para longe. Outra mecânica interessante, é que os ataques ficam cada vez mais fortes conforme realizamos combo em um único inimigo. Um símbolo colorido aparece em cima da cabeça do monstro, que inicialmente começa como amarelo, e vai escurecendo até ficar um vermelho-escuro.

Quanto mais forte a cor, mais dano os golpes vão dar, e se chegar até o final há uma explosão de dano. E a janela que esse efeito fica ativo é bem curta, de poucos segundos, então há um grande incentivo para uma jogabilidade agressiva, pois é mais eficiente focar em um monstro só e aproveitar esse dano extra. Nada de utilizar a técnica de “Kiting“, tem que ir para cima e meter porrada!Há um sistema de evolução para cada personagem. Durante os combates, os monstros dropam itens que são usados para comprar novas habilidades. Você pode liberar as habilidades na ordem que quiser, com qualquer personagem. Então se quiser liberar todas as habilidades do Josh primeiro, e ignorar os outros, é possível. Cada habilidade tem um preço, então vai da sua estratégia.

Também é possível jogar com os amigos, pois apresenta um modo co-op, em que cada jogador também pode alternar entre os personagens jogáveis, e se unir para realizar os combos

Josh Journey combate 2 1024x576 - Primeiras Impressões de Josh Journey (Demo)

 

| Arte e Música

A arte do jogo é cheia de personalidade e carisma. Sendo um estúdio de animação, esse pessoal sabe bem o que está fazendo nesse quesito. Cada frame dos personagens, carrega um peso e sensação de movimento, as animações de combate são muito bem fluídas, tanto dos personagens jogáveis, quanto dos inimigos. Os ambientes também são um show, lembrando bastante um estilo Adventure Time, mas sem pessoas feitas de doce. E é tudo feito à mão!
Josh Journey boss 1024x576 - Primeiras Impressões de Josh Journey (Demo)
Quanto à trilha sonora, eu gostei bastante do tema de abertura, especialmente quando a mulher canta “Josh Journey!”, julgo que ficou muito bom. Mas as músicas de dentro do jogo, não me agradaram muito. Em minha opinião, estavam muito simples e com pouca variedade e personalidade, sendo uma música estilo medieval padrão. Espero que a música arrisque mais variação nas próximas fases, pois agora é a característica mais fraca do jogo.

 

| Conclusão

Josh Journey é um jogo que agradou bem na demo disponibilizada, com uma animação muito boa, e um combate que incentiva a agressividade e atacar sem parar os inimigos para construir os combos e o poder dos golpes. Poder trocar os personagens quando desejar é interessante, e abre um leque de opções para o jogador, além de incentivar o uso de todos, não ficando focado em apenas um único personagem. Trocar constantemente é a melhor estratégia para derrotar os monstros, e saber a ordem e o momento da troca faz parte da estratégia. A música, porém, poderia ser melhor, não sendo chamativa e faltando o carisma e personalidade da animação.

 

Comentários