| Introdução
O que isso quer dizer? Simples, o jogador ele tem que sentir que ele está tomando as decisões e não o jogo está tomando as decisões por ele, mesmo um jogo linear pode ter esses casos. E iremos ver daqui para frente como utilizar a árvore de habilidades de uma forma bastante positiva para o jogador, às vezes nem precisando se algo muito complexo!

Quando começou a produção de jogos com árvores de habilidades?

Árvore de habilidades feito de uma forma negativa x forma positiva
Qual o ponto positivo nisso? Flexibilidade para você, jogador, escolher como quer montar a sua equipe no jogo, você pode fazer a sua maga se tornar o maior dano físico do seu jogo sem problema nenhum, ou até mesmo a pessoa com uma espada gigante se tornar o mago mais forte do seu grupo e nunca nem atacar com a espada. Vale da criatividade de cada um. Agora vamos para o ponto negativo: Mas se todos os personagens podem aprender as mesmas habilidades, qual a diferença entre eles?
Então, no Final Fantasy X temos uma habilidade única de cada personagem chamada Overdrive, onde cada personagem tem habilidades específicas, logo quando o jogador se toca de quais são os personagens com as habilidades mais fortes do jogo, ele para de utilizar os outros personagens para focar naqueles que realmente serão fortes para o late game, o que sinceramente acaba transformando quase metade do seu grupo em personagens inúteis.
Temos casos piores de árvores de habilidades mal projetadas na franquia como o caso do Final Fantasy XIII, mas iremos focar em outro jogo agora que consegue mostrar como trabalhar muito bem árvores de habilidades.
O jogo do Spider Man possui uma árvore de habilidades muito simples, do nível da apresentada em Diablo 2, onde simplesmente existem as linhas onde mostra as habilidades e tem pontos, cada habilidade precisa de uma quantidade de pontos para ser liberada e se você tiver eles, pode liberar a skill, simples, rápido e prático.
O que isso dá ao jogador: Controle sobre o que o seu personagem está fazendo, flexibilidade para decidir que estilo de luta você quer ter, além de que isso é uma forma também que pode facilitar ou dificultar certas partes do jogo, porque você não tem tanta necessidade de evoluir as habilidades se não quiser, talvez possa até terminar o jogo sem aumentar nenhuma delas, mas elas te dão o controle total de quem é o Homem-Aranha e o quão forte ele está ficando ao passar do jogo, te dando a sensação que você está mais forte.
Podemos ver também em outros jogos que as árvores de habilidades são muito bem construídas, como a franquia Batman e o novo God Of War. Podemos perceber que é mais fácil de ser feito uma boa árvore de habilidades para jogos com apenas 1 personagem ao invés de jogos com vários personagens para serem utilizados, porque de alguma forma, um irá sobressair o outro e isso fará com que você mesmo gostando do personagem acabe excluindo ele.