Árvore de habilidades em Jogos

 

| Introdução

A árvore de habilidades, ou skill tree, é um conceito relativamente antigo em jogos, mas bastante implementado nos jogos atuais. A proposta de trazer um universo onde o jogador pode tomar mais escolhas na forma de se jogar o mesmo jogo traz um controle maior de como o personagem se comporta naquele universo, que acaba sendo uma das grandes regras do game design: Transforme o seu jogador em um deus!
 
O que isso quer dizer? Simples, o jogador ele tem que sentir que ele está tomando as decisões e não o jogo está tomando as decisões por ele, mesmo um jogo linear pode ter esses casos. E iremos ver daqui para frente como utilizar a árvore de habilidades de uma forma bastante positiva para o jogador, às vezes nem precisando se algo muito complexo!

 
216971 screenshot001 - Árvore de habilidades em Jogos

 

Quando começou a produção de jogos com árvores de habilidades?

A franquia Diablo, uma das mais conhecidas no mundo dos games, foi quem deu início as árvores de habilidade, mas isso aconteceu a partir do segundo jogo da franquia. Lançado nos anos 2000, onde cada classe de personagem teria árvores de habilidades diferentes, onde o jogador poderia decidir com os pontos quais habilidades fazer os upgrades. Isso mostra que o conceito é algo antigo, mas que antes não era tão trabalhado nos jogos por conta de que as empresas não viam a necessidade de dar isso aos jogadores em outros estilos de jogos a não ser o RPG, mas com o passar do tempo isso foi mudando drasticamente! Mas quando saber como uma árvore de talentos é um conceito bom ou ruim e como trabalhar ele de forma positiva?
 
azszzr0xvg9z - Árvore de habilidades em Jogos

 

Árvore de habilidades feito de uma forma negativa x forma positiva

Iremos iniciar o nossos exemplos com a árvore de habilidades de uma das maiores franquias do mundo de jogos RPGs, chamado Final Fantasy. O jogo possui muitos pontos positivos, mas um dos pontos negativos da franquia infelizmente foi o fator da sua árvore de habilidades que quando vista na teoria é maravilhosa, mas na prática deixa bastante a desejar por algumas partes do conteúdo do jogo. Em Final Fantasy X, você possui 7 personagens para jogar no seu grupo e todos eles possuem uma árvore de habilidades, que é chamada de Sphere Grid (A foto logo acima com o personagem Tidus) e todos podem ter qualquer skill do jogo, só depende do jogador de como ele irá querer abordar cada personagem.

 
Qual o ponto positivo nisso? Flexibilidade para você, jogador, escolher como quer montar a sua equipe no jogo, você pode fazer a sua maga se tornar o maior dano físico do seu jogo sem problema nenhum, ou até mesmo a pessoa com uma espada gigante se tornar o mago mais forte do seu grupo e nunca nem atacar com a espada. Vale da criatividade de cada um. Agora vamos para o ponto negativo: Mas se todos os personagens podem aprender as mesmas habilidades, qual a diferença entre eles?

 
Então, no Final Fantasy X temos uma habilidade única de cada personagem chamada Overdrive, onde cada personagem tem habilidades específicas, logo quando o jogador se toca de quais são os personagens com as habilidades mais fortes do jogo, ele para de utilizar os outros personagens para focar naqueles que realmente serão fortes para o late game, o que sinceramente acaba transformando quase metade do seu grupo em personagens inúteis.

 
Temos casos piores de árvores de habilidades mal projetadas na franquia como o caso do Final Fantasy XIII, mas iremos focar em outro jogo agora que consegue mostrar como trabalhar muito bem árvores de habilidades. 
 
Marvels Spider Man 20180906111143 768x432 1 - Árvore de habilidades em Jogos

 

O jogo do Spider Man possui uma árvore de habilidades muito simples, do nível da apresentada em Diablo 2, onde simplesmente existem as linhas onde mostra as habilidades e tem pontos, cada habilidade precisa de uma quantidade de pontos para ser liberada e se você tiver eles, pode liberar a skill, simples, rápido e prático.

O que isso dá ao jogador: Controle sobre o que o seu personagem está fazendo, flexibilidade para decidir que estilo de luta você quer ter, além de que isso é uma forma também que pode facilitar ou dificultar certas partes do jogo, porque você não tem tanta necessidade de evoluir as habilidades se não quiser, talvez possa até terminar o jogo sem aumentar nenhuma delas, mas elas te dão o controle total de quem é o Homem-Aranha e o quão forte ele está ficando ao passar do jogo, te dando a sensação que você está mais forte.

Podemos ver também em outros jogos que as árvores de habilidades são muito bem construídas, como a franquia Batman e o novo God Of War. Podemos perceber que é mais fácil de ser feito uma boa árvore de habilidades para jogos com apenas 1 personagem ao invés de jogos com vários personagens para serem utilizados, porque de alguma forma, um irá sobressair o outro e isso fará com que você mesmo gostando do personagem acabe excluindo ele.

 

Comentários