Como The Last Of Us influenciou God Of War

 
| Introdução

The Last Of Us, um dos jogos mais amados do console Playstation 3, que acabou sendo remasterizado para o console Playstation 4, é um jogo de ação, aventura e sobrevivência em um mundo pós-apocalíptico, desenvolvido pela Naughty Dog, também responsável pelos games Crash Bandicoot e Uncharted. Mesmo sendo lançado em 2013, até hoje é considerado uma grande obra.

God Of War é um jogo de ação e aventura, lançado em 2018 e desenvolvido pelo estúdio Santa Monica. Essa matéria tem como assunto falar sobre os detalhes que apareceram neste novo jogo da franquia, pois este teve diversas modificações comparados aos antigos, trazendo muitos elementos novos à série e vários dessas particularidades têm como inspiração o jogo The Last Of Us. Lembrando a todos que estamos falando em inspirações, não estamos dizendo que um jogo copiou o outro, mas você saberá mais sobre aqui na matéria!

rm35ytrytuka9qkylqyk - Como The Last Of Us influenciou God Of War

 

| Relação de parentesco entre os personagens principais

Em God Of War acompanhamos Kratos e seu filho Atreus em uma jornada. Em vários, momentos podemos notar ações e frases que os personagens utilizam, trazendo à tona um lado mais cuidadoso e de carinho entre pai e filho, mesmo que algumas palavras sejam duras, além de vários momentos onde Kratos acaba ensinando a Atreus como funciona a vida.

Já Atreus ensina a Kratos como funciona o universo que eles se encontram, por conta de Kratos não pertencer a ele, com pequenas dicas e uma conversa mais leve, até mesmo trazendo um lado mais humanizado a Kratos, mesmo depois de tudo que ele passou.

Enquanto isso, em The Last Of Us, podemos ver o relacionamente do Joel com a Ellie trazendo esse lado paternal. Mesmo a Ellie não sendo sua filha de sangue, ele acabou cuidando dela como se fosse, trazendo pontos da história diferentes para os personagens, criando um vínculo muito forte, diria até que mais que pais e filhos. Isso ocorre muito devido ao ambiente, pelo mundo se encontrar em meio ao caos e não saberem em quem podem confiar. Existe um conforto entre os dois, em várias partes do jogo, acaba até por criar uma dependência.

 

|Um pouco menos de sangue, talvez?!

A franquia God Of War é conhecida por ter várias cenas com personagens sendo mutilados ou estraçalhados por Kratos. No jogo de 2018 ainda temos isso, mas o foco parece ter mudado bastante, podemos até mesmo perceber com a gameplay trailer de 2017. Além disso, dessa vez as lutas contra os chefes parecem trazer algo diferente da emoção da ação em si, mas uma emoção de proteção, algo que é muito visto em The Last Of Us. Em um dos primeiros confrontos de chefes como o The Stranger, percebemos que Kratos não está lutando para matar, ele está lutando para defender Atreus, enquanto nos jogos antigos da franquia, não seria tão possível imaginar Kratos tomando atitudes como essa.

Em The Last Of Us, sabemos que Joel não quer matar as pessoas por gostar de matar, mas ele quer proteger aqueles que são queridos para ele naquele caos todo. Isso mostra o quanto que God Of War tentou sair daquela emoção de 100% de adrenalina para tentar trazer algo mais profundo. A franquia já trazia muitas emoções, mas a forma que este passa é completamente diferente dos outros.

 

|Alguns outros detalhes

Podemos perceber que a forma que história é contada e seus elementos diferem, mas a proposta de trazer temas que colocaram o The Last Of Us em alta, como a paternidade e o relacionamento protetor do personagem principal com um personagem mais jovem, acabou sendo uma jogada muito boa dos produtores de God Of War. Assim, eles puderam trazer os fãs antigos da série, que estavam ávidos por um novo God Of War, e conquistar um público novo, pois, mesmo sendo no mesmo universo, você não precisa ter jogado os antigos para entender muito do que ocorre na história de God Of War de 2018.

Existem outros detalhes que podemos perceber como inspiração, como a forma que a câmera é utilizada, as paisagens de natureza e algumas movimentações dos personagens, conseguem ser bastante similares. Não sabemos como cada uma das franquias irá andar atualmente, se o novo game da franquia, o God Of War – Ragnarok, será similar ao jogo The Last of Us 2, ou se irá seguir outro curso, mas já foi lançado um pequeno trailer sobre o novo game dessa franquia.

 

Comentários