Por que Mario foi para frente e Sonic não?

 

| Introdução

Os fãs de games de vários anos já devem ter visto em alguns locais sobre essa grande competição que ocorreu a anos atrás entre essas duas franquias, onde Mario dominava o universo da Nintendo no NES e SNES, enquanto o Sonic chegou para a “briga” sendo o mascote da Sega, nos consoles Sega Saturn e Sega Genesis. Vamos falar mais a fundo sobre essa briga neste artigo!

mario and sonic at the olympic games tokyo 2020 bg - Por que Mario foi para frente e Sonic não?
 

| Nintendo x Sega: Como tudo começou

Na época onde a Nintendo dominava o mercado de consoles, juntamente com a Sega, começou a haver uma rixa entre as empresas, que foi se mostrando por vários jogos que tinham propostas similares em cada console, mas o que mais chamou atenção para o mundo foram os jogos plataformas, que na época estavam bombando. Eram jogos leves, que todos os tipos de público gostavam, em que crianças, adolescentes e adultos podiam jogar, e isso trouxe para as duas empresas os grandes mascotes de suas franquias: Mario, da Nintendo, e Sonic da Sega. Ambos tinham propostas diferentes na sua gameplay, enquanto Mario era focado em pulos, Sonic era focado em sua corrida. Lembrando que nessa época os consoles eram voltados aos jogos 2D que fazia com que ambos os jogos tivessem flexibilidade nas suas criações.

SI N64 SuperMario64 image1600w - Por que Mario foi para frente e Sonic não?
 

| Vamos ao placar e ao confronto final

No começo da “competição” Mario e Sonic tiveram um número de vendas muito alto, sendo que o grande auge dessa briga chegou na quarta geração de consoles, onde o Super Nintendo competia com o Sega Genesis, também conhecido como Mega Drive, onde Mario vendeu com seu jogo Super Mario World, lançado juntamente ao console, 20 milhões de unidades e o jogo Sonic The Hedgehog vendeu 15 milhões de unidades, mostrando a potência que eram os dois jogos em seus respectivos consoles. Isso já mostrava que seria uma competição muito acirrada, mas tudo isso mudou com a chegada da nova geração de consoles, a quinta geração!

A Nintendo decidiu que estava na hora de levar o Mario para o universo 3D, trazendo o jogo Super Mario 64, o jogo mais vendido do Nintendo 64. A Sega teve a mesma ideia para o Sonic, mas, ao invés de eles lançarem um jogo de Sonic para o novo console, eles cancelaram o game por conta das vendas baixas do Sega Saturn! Com vendas baixas, e sem um jogo do Sonic, fez com que o console fosse totalmente esquecido. Só veríamos novamente jogos da franquia Sonic no Dreamcast e, por ironia do destino, no Game Boy Advance, um console da rival Nintendo, mostrando que no final, Mario acabou ganhando essa competição.

SI WiiU SonicAndAllStarsRacingTransformed image1600w - Por que Mario foi para frente e Sonic não?
 

| E atualmente? O que aconteceu com as franquias?

Como podemos perceber, após a quinta geração, a Nintendo percebeu que Mario não necessariamente precisaria ficar só no estilo de jogo de plataforma, e a Sega percebeu o mesmo com o Sonic, trazendo jogos de outros estilos para ambos e saindo um pouco do universo dos jogos plataforma. Mario possui vários jogos que acabaram dando bastante certo, como Mario Tennis, Mario Party, entre outros, além de séries com outros personagens do universo como Baby Mario, Peach, Luigi, Wario e tantos outros e cada um trazendo seu estilo próprio de jogo! Enquanto isso Sonic puxou muito para o lado de corrida, pelo fato do mascote vender o seu estilo rápido, então vimos jogos como Sonic Riders e atualmente podemos ver o Sonic All Stars Racing, um jogo com vários tipos de veículos e pistas bem dinâmicas, trazendo tanto carros, quantos veículos aquáticos e até mesmo veículos voadores, é um prato cheio para quem é fã das franquias da Sega e até mesmo algumas de fora.

VndHhtaTE6Ju wPf82r6YMGivbyQs678 - Por que Mario foi para frente e Sonic não?
 

|Conclusão

Podemos perceber que atualmente as empresas não se vêem mais como rivais, mas sim como amigos. A Nintendo atualmente possui o Sonic como personagem em vários dos seus jogos, além de outras empresas e até mesmo existem jogos das franquias unidas como Mario and Sonic at the Olympic Games, mostrando o respeito que ambas empresas têm uma pela outra e acreditamos que quem viu essa competição de perto deve ainda estar feliz de ver as duas franquias ainda de pé. Sabemos como isso é difícil ainda mais pela grande quantidade de empresas de jogos que estão abrindo e que lutam para ter seu espaço no mercado, mas sabemos que tanto Mario quanto Sonic tem um espaço especial nos corações de todos que tiveram a chance de jogar seus jogos nas gerações mais antigas! Abaixo se encontra o trailer do game Mario and Sonic at the Olympic Games 2020:

Comentários