Introdução
Desperados III é um jogo de estratégia com temática faroeste desenvolvido pela Mimimi Games e publicado pela THQ Nordic. Apesar de ser o terceiro título na ordem de lançamento, Desperados III trata-se de uma prequel do primeiro jogo lançado originalmente em 2001. Apesar das mecânicas de estratégia excelentes e com uma história bem elaborada, Desperados III deixa a desejar nos quesitos de design, UI (User Interace) e level design. Lembrando que o título foi lançado em 16 de junho deste ano e atualmente concorre ao prêmio de melhor jogo de estratégia no The Game Awards.
História
Como mencionado, o jogo trata-se de uma prequel ao primeiro jogo da série, Desperados: Wanted Dead or Alive, logo, não é necessário ter jogado os jogos anteriores para usufruir da experiência de Desperados III. A história coloca o jogador nos sapatos de John Cooper em sua implacável busca por vingança contra o assassino de seu pai. Ao longo da história, o jogador encontra um grupo de aliados inesperados e únicos que se juntam a Cooper para ajudá-lo com sua missão, ao mesmo tempo que resolvem suas próprias pendências. Vale ressaltar que alguns dos personagens encontrados em Desperados III também aparecem nos jogos anteriores, como é o caso das personagens Kate O’Hara e Doctor McCoy.
Cada personagem é único a sua maneira. Cada um tem seus objetivos, personalidade e características. As histórias de cada personagem acabam emaranhando-se com a narrativa principal centrada em Cooper. Quanto mais o jogador avança, mais ele descobre de cada personagem.

De forma geral, a história é bem amarrada e divertida. É como estar em um filme de faroeste com muito tiroteio. Minha única crítica é em relação à duração da campanha, que em alguns momentos se estende demais sem necessidade.
Jogabilidade
Eu defino Desperados III como Red Dead Redemption, só que de estratégia. O jogo te oferece um grande tabuleiro de xadrez com temática faroeste, te dá cinco peças únicas e pede para que você atinja objetivos, porém, em tempo real. Vale ressaltar que o jogo tem foco pesado em stealth, ou seja, apesar de te dar armas, o silêncio e a discrição são as chaves para todos os confrontos.
O jogo te mostra uma visão aérea de cada mapa, localização dos inimigos, objetos interativos e, obviamente, de cada personagem. A câmera não é limitada a um único espaço no mapa, então é possível observá-lo em sua completude e planejar os movimentos de cada personagem. Em relação às personagens, além de terem personalidade única, também apresentam habilidades únicas, sejam elas de travessia, stealth e armas.

A peculiaridade de cada um é tão grande que cada personagem corre em velocidade diferente e esconde os corpos de forma diferente. Alguns são mais fortes, outros mais rápidos, uns mais ardilosos, outros velhos e cansados. Tudo isso afeta a jogabilidade. Um exemplo disso é o Doctor McCoy, que segundo o próprio, já passou da idade de escalar vinhas.

As personagens disponíveis por missão são selecionadas pelo próprio jogo, então a interação entre elas é bem explorada, apresentando também a possibilidade do jogador explorar novas combinações de táticas para atingir os objetivos da missão. De longe, minhas “peças” favoritas são John Cooper, Isabelle e McCoy, nada melhor que vodu, arremesso de facas e um bom sniper para atingir seus objetivos.
Em relação à acessibilidade, o jogo oferece várias opções para facilitar a vida do jogador, como o realce colorido na volta dos personagens (que pode ser mais ou menos intenso), o zoom da câmera que pode ser controlado ao bel-prazer do jogador, porém deixa de oferecer algo que considero essencial atualmente, alterar o tamanho da fonte das legendas. Já joguei muitos títulos com letras pequenas, mas como Desperados III, com letra microscópica, foi a primeira vez. Mesmo que eu estivesse em frente a TV, a visualização de instruções era terrível. Nesse sentido, a UI do jogo não é nem um pouco amigável.

Como mencionei em “História”, a campanha se estende demais em alguns pontos, e isso é culpa do level design. Tudo funciona perfeitamente nos mapas, não encontrei praticamente nenhum bug. “Mas então, qual o teu problema, garota?” Bom, o tamanho dos mapas é na maioria das vezes muito extenso, o que dá a sensação que você não está avançando.

Junto de mecânicas de stealth e oportunismo, as missões tornam-se exaustivas, principalmente para a mente, que tem que planejar constantemente, afinal o jogo é bem desafiador e exige bem dos nossos neurônios gamers. Nesse sentido, acredito que mais missões com objetivos mais curtos tornariam a experiência bem mais agradável e menos cansativa.
Trilha Sonora
A trilha sonora do jogo é focada na temática do velho-oeste, com muito violão e uma pegada country. Cada ambiente tem seu próprio tema sonoro, remetendo a ambientação e à situação da área (se os inimigos estão em alerta, se está chovendo, se o ambiente é descontraído, etc). Cada personagem tem seu tema próprio. Um exemplo disso é Hector, que usa assobios para atrair os inimigos para armadilhas. Para ele, sua música tema é assobiada.
Arte
A arte de Desperados III consegue retratar bem os cenários de faroeste, com uma reimaginação belíssima de cidades como New Orleans e estados como Colorado. Cada mapa tem suas peculiaridades, paletas de cores e ambientação próprias. Os mapas são lindos de ser ver de perto e de longe. Detalhes são o que não faltam.
Inovação
Desperados III traz uma proposta inovadora ao oferecer ao jogador um jogo de estratégia focado em stealth, o que é muito raro, além de oferecer uma gama de personagens únicos e que contribuem para a experiência estratégica com suas habilidades únicas. É possível dizer que Desperados III é um jogo de estratégia tão bom, se não até melhor que títulos como Fire Emblem.
Conclusão
Desperados III tem uma proposta inovadora de jogabilidade, com personagens únicos e uma história divertida e envolvente. Apesar de executar sua proposta original com maestria, alguns pontos como UI, duração da campanha e níveis muito extensos podem tornar a experiência cansativa. No mais, é um jogo de estratégia que recomendo a qualquer jogador que goste desse gênero em específico.
*Análise realizada com chave concedida