Introdução
Esse texto foi escrito por Alberto Miranda, conhecido no Twitch como Capitão Moe, caso queiram entrar em contato basta encontrá-lo no Twitter .
Sentinels of Freedom é um jogo turn-based tactical onde você customiza o seu próprio personagem para fazer parte de um time de super-heróis que lutam contra ondas de vilões, aprende novas habilidades e trabalha em equipe para combinar suas forças. O game desenvolvido pelo estúdio indie Underbite Games tem grande influência do jogo Freedom Force, podendo ser considerado o sucessor espiritual do clássico de 2002. Sentinels of Freedom foi lançado para as plataformas PC, Xbox One, PS4 e Switch.
Seja seu próprio herói
A customização e variedade de personagens é, sem dúvidas, um ponto forte do jogo. É possível selecionar o backstory, a aparência, o estilo de combate e as poses do seu personagem com uma ampla diversidade de opções onde cada escolha tem influência direta nas habilidades e características do seu personagem.

As mecânicas de combate seguem o ritmo da customização e dão ao jogador uma variedade enorme de estilos de combate, habilidades e aliados para compor o seu time. Cada personagem pode ter 3 estilos de combate, cada um com um conjunto específico de habilidades, que podem ser trocados durante os turnos para melhorar a estratégia e tática do time. Além disso, as habilidades são classificadas entre Ataque, Suporte e Vigilância, sendo essa última um tipo de habilidade passiva, geralmente usada para contra-ataques.
O sistema de Ataque vs Defesa é um pouco complexo na primeira abordagem do jogo por ser um conjunto de tabelas de tipos de ataque (que mais parece uma planilha de excel) e os tipos terem nomes de onomatopeias características dos quadrinhos dificulta a memorização das vantagens e desvantagens.

Grandes poderes, grandes responsabilidades
Um dos problemas de Sentinels of Freedom é que o jogo tem dificuldades em passar ao jogador a sensação de que ele é realmente um Super. A falta de uma progressão linear para a evolução dos personagens (os personagens não aumentam seus atributos à medida que você avança na campanha), a dificuldade das missões estarem baseadas basicamente na quantidade de inimigos que você precisa derrotar e a baixa interação com os elementos do cenário deixam pouco espaço para a imaginação e criatividade do jogador para testar os poderes de seu time, ficando refém apenas dos efeitos sonoros e visuais para causar o impacto necessário.
A física dos golpes e os bugs de movimentação dos personagens ao serem empurrados também colaboram para essa sensação de que os personagens não são tão poderosos quanto os super-heróis que estamos acostumados.
O press release da publisher Greater than Games feito em 2018 para o lançamento do kickstarter do jogo, menciona dentre suas key features uma dinâmica entre os heróis, que sugere a interação entre habilidades e uma ampla interação com objetos do cenário. Mas parece que essas mecânicas foram minimizadas ou totalmente cortadas do escopo final do jogo.
O mundo dos quadrinhos
A ambientação do jogo é outra característica marcante de Sentinels of Freedom. Inspirado em seu antecessor, o jogo é todo modelado em 3D, mas com texturas que lembram bastante as páginas de um quadrinho dos anos 60. A transposição do personagem principal do modelo de criação para o cenário é feita de forma muito cuidadosa e detalhista. As cutscenes são feitas em quadros que se revelam da direita para a esquerda de acordo com a leitura de uma HQ, o que torna a ambientação ainda mais imersiva. Infelizmente a trilha sonora não se destaca tanto quanto a arte do jogo, tendo inclusive alguns bugs de efeitos bem irritantes.

Em termos de história e narrativa, Sentinels of Freedom deixa muito a desejar, sendo apenas um conto maniqueísta do Bem contra o Mal, onde os heróis representam a liberdade (e valores tradicionais dos EUA) e os vilões são uma versão caricata de comunistas soviéticos, representados por uma organização denominada Perestroika. Talvez a escolha também seja uma referência às narrativas dos quadrinhos dos anos 60, mas o resultado acaba se tornando apenas clichê.
Conclusão
Sentinels of Freedom é um bom jogo para quem busca novas temáticas no gênero tático, que vem se diversificando com a quantidade de jogos lançados ultimamente, sua estética e customização são grandes diferenciais e tornam o jogo visualmente incrível, mas em termos de jogabilidade ele peca em progressão e polimento das mecânicas core do jogo. E se você é um fã da franquia Freedom Force, Sentinels of Freedom pode ter um bom apelo nostálgico. Mas mantenha suas expectativas alinhadas com o que foi dito nesta análise.