Introdução
Space Invader Forever é uma coletânea de jogos da série clássica do fliperama de mesmo nome disponibilizado pela ININ Games junto com a TAITO, japonesa forte no ramo dos arcades no Japão, sendo a principal concorrente da SEGA. O jogo está disponível para PS4 e Nintendo Switch. Os jogos presentes são:
- Space Invaders Extreme
- Space Invaders Gigamax 4 SE
- Arkanoid vs. Space Invader
Por se tratar de três jogos distintos, falaremos sobre eles de forma separada para melhor compreensão da coletânea.
Space Invaders Extreme
É a inclusão para nova geração de Space Invader Forever lançado em 2008 para comemorar os 30 anos da franquia, antes, disponível apenas para Playstation Portable, Nintendo DS e XBOX Arcade Live.
A ideia se mantém a tradicional do jogo clássico de 1978, porém, com gráficos melhorados e inclusão de novas mecânicas de jogo. O jogador controla uma base na parte inferior da tela – pode mover-se para a esquerda ou direita e disparar contra os invasores e evitar que alcancem o solo ou atinjam a base. A mudança aparece no que se pode fazer de diferente deixando o jogo com um aspecto mais desafiador.
Atirar em quatro invasores da mesma cor em uma coluna concede um dos quatro power-ups; bomba, tiro amplo, laser e escudo. Se uma sequência diferente de quatro for disparado depois, um OVNI piscando aparecerá e acertando-o, será possível acessar uma fase bônus que pode conceder pontuação, vida extra, etc. Concluída a tarefa, o jogo entra em Fever Time, premiando o jogador com um tiro mais poderoso.
No modo arcade, o jogador dependendo de sua pontuação, ganhará uma nota e quanto mais alta ela for, ele pode optar por uma rota mais fácil ou mais difícil, com um total de 11 estágios individuais. Aqui onde se concentra a parte mais divertida, o jogador vai fazer diversas tentativas para conseguir notas mais altas para poder conhecer as outras fases além de desafiar a si mesmo.

Entretanto, o jogo apenas melhorou a mesma fórmula de 40 anos atrás, sem muitas novidades. Ainda que tenha um fator replay forte, o jogo é relativamente curto e a sua longevidade vai depender do quanto o jogador quer se superar. A trilha sonora combina com a dinâmica do jogo e atende à toda jogabilidade frenética presente. Os controles são precisos e não tem aquela jogabilidade travada comum aos jogos antigos.
Space Invaders Gigamax 4 SE
Lançado originalmente para os arcades japoneses, Space Invaders Gigamax 4 SE é conversão para multijogadores do jogo original. Infelizmente, o jogo se concentra apenas no cooperativo, ainda que seja possível jogar de apenas um jogador, o jogo se torna vazio porque ele se baseia na disputa, ou seja, se você jogar individualmente, você vai ganhar porque não competiu com outro jogador.

Por mais que seja interessante jogar um jogo desses de forma cooperativa, os controles acabam por atrapalhar a experiência. Caso você tenha jogado outro título da coletânea antes, vai sentir mais ainda um controle travado. Os efeitos sonoros também são “clássicos” com toda aquela nostalgia de cartucho.
Arkanoid vs. Space Invaders
Vindo diretamente dos dispositivos móveis (IOS e Android) chega aos consoles um crossover de duas franquias clássicas da TAITO. No seu lançamento original em 2017, conseguiu uma nota 85/100 no Metacritc. O jogo possui um total de 150 fases e durante o percurso pode ir habilitando vários personagens da TAITO.
Os controles no PS4 são feitos no touchpad e, apesar de funcionais, fica difícil se acostumar no começo. É bem importante lembrar esse detalhe, que o jogo foi pensado para celular e talvez essa tenha sido a razão por não optarem a usar os direcionais. O jogo possui uma historinha de fundo para deixar mais interessante a jogatina, mas nada muito elaborado ao mesmo tempo que uma das coisas que pode prender o jogador é tentar habilitar o máximo possível de personagens (lembrando que há troféu no PS4 para isso).

Não tivemos acesso à versão do Nintendo Switch, por essa razão, não podemos dizer como funcionaria a jogabilidade no console da Big N.
Vale à pena?
São três jogos lançados em tempos diferentes para plataformas diferentes e talvez, dificilmente se teria acesso a um ou mais deles hoje em dia (principalmente o Space Invaders Gigamax 4 SE). Não são jogos de muita profundidade e imersão, mas entregam o que prometem: uma diversão descompromissada para um domingo à tarde quando você apenas quer apertar botões e testar seus reflexos. Para os jogadores mais experientes, é um “must have” para quebrar recordes pessoais e de outros além de testar se suas habilidades não estão enferrujadas. Aos “novinho”, é um jogo divertido, ideal para quando se quer dar aquela pausa naquele jogo cabeça e não quer desligar o videogame.
Análise feita em PS4 FAT com chave disponibilizada