Introdução
Jogos digitais se tornaram uma das maiores fontes de entretenimento de forma global, seja no seu console, seja no seu computador ou até mesmo no celular. No caso de jogos para consoles podemos já ver um público bem definido, enquanto nos jogos de computador e celular vemos uma gama de usuários diferentes, de várias classes sociais, várias idades e vários backgrounds.
Um público que acaba tendo maior dificuldade de entrar no mundo dos jogos hoje em dia são PcD, ou pessoas com deficiências, vimos em outros artigos aqui no site de acessibilidade para pessoas com deficiências motoras, por exemplo, enquanto aqui iremos dar um destaque para outras deficiências que também precisam de atenção no mundo de desenvolvimento de jogos.

Os jogos e seus estímulos
Os jogos digitais possuem vários estímulos que são usados na área de jogar: Estímulos motores, pois precisamos em alguns jogos ter uma resposta rápida daquela ação (Jogos de luta ou jogos de ritmo como Guitar Hero e Dance Dance Revolution), estímulos auditivos que são bastante utilizados em jogos de terror(Alien Isolation e Outlast) ou como em jogos FPS ou MOBAs (Fortnite e League Of Legends, respectivamente), além de estímulos visuais que mostram a vida do personagem, quem é seu aliado ou inimigo e também podemos ver estímulos envolvendo um rápido raciocínio lógico em jogos de estratégia (Age of Empires ou Roller Coaster Tycoon).

Estímulo motor
Como podemos ver no artigo aqui no site, já existem alguns controles que auxiliam pessoas com deficiências motoras a conseguir jogar alguns jogos nos consoles e o caso da Nintendo produzindo diversos tipos de controles na época do Nintendo Wii, podendo até mesmo facilitar a jogabilidade para alguns jogador e dando acesso a outras pessoas. Os controles do Nintendo Wii até mesmo foram positivos para pessoas idosas, pois trouxe controles mais simples e que eles poderiam utilizar.

Estímulo auditivo
Muitos jogos trabalham com o estímulo auditivo como passos dos inimigos ou saber de onde está vindo os tiros da arma do seu inimigo, ou até mesmo um ataque específico que um chefão só utiliza quando faz um certo barulho ou fala uma frase. Mas o que os produtores de jogos fazem nesses casos?! No casos dos estímulos auditivos podemos perceber que muitos jogos ainda não tem uma forma de dar essas respostas para pessoas surdas tão bem, mas em compensação são utilizados estímulos visuais: Se um personagem está sofrendo dano ele acaba piscando ou sofre alguma alteração no seu estado, ou a tela começa a piscar.
Outra caso são itens que você precisa de algum aviso de estar perto, como é o caso de Legend Of Zelda: Ocarina of Time que tem um item que mostra se algum local possui passagens secretas: Chegando próximo a ela, a tela irá piscar no caso do 3DS, mas na versão do Nintendo 64 o controle acabava tremendo, dando uma resposta de forma diferente para o jogador.

No caso de jogos online como Fortnite e League of Legends o problema é um dos maiores, pois esses tipos de jogos precisam de uma resposta muito direta do jogador contra o inimigo, pois pequenos segundos podem fazer toda a diferença ainda mais em jogos que precisam de uma comunicação rápida e direta da equipe como MOBAs. O League of Legends tentou trazer diferentes tipos de informações quando você usa o ping do jogo, mas ainda a resposta não é tão rápida quanto a fala, fazendo com que o jogador tenha uma pequena desvantagem ainda.
Estímulo visual
O estímulo mais utilizado em jogos digitais, infelizmente as empresas ainda não conseguiram adaptar tão bem os jogos para pessoas cegas, mas para alguns casos de outras deficiências visuais como daltonismo elas já conseguem trabalhar isso de uma forma melhor. Jogos como League of Legends e Overwatch possuem um modo daltônico e até mesmo para os vários espectros do daltonismo, fazendo com que um público maior possa jogar sem problemas. Isso poderia se tornar até uma preocupação maior das empresas, principalmente por conta das maiores informações dos jogos serem passadas de forma visual.
Estímulo lógico
Infelizmente neste caso muitos jogos não acharam ainda uma solução de como trazer esses jogadores por trazer muitas ações a serem feitas ao mesmo tempo, como em jogos em que você deve coordenar vários objetos ao mesmo tempo: No caso de Age Of Empires onde você deve saber se o inimigo irá te atacar ou não, quantas tropas você possui, além de quantos recursos você tem, aonde o inimigo se encontra, o que você deve fazer posteriormente ou o que melhorar e porque. São tantas informações que até mesmo jogadores experientes encontram bastante dificuldade para coordenar tudo.

Conclusão
Como pode se ver no artigo, muitos problemas ainda não foram resolvidos pelas empresas de jogos. O mais indicado para as empresas que desejam que seus jogos cheguem para todos é o que na hora do seu desenvolvimento, ela tenha pessoas deficientes para auxiliar em ideias para resolver essas situações, elas podem ter ideias que ainda não foram adaptadas aos jogos e ampliar o número de pessoas que consumiram aquele jogo.