Introdução
Aurora: A Child’s Journey é um jogo de Aventura focado em narrativa, desenvolvido e publicado pela Luski Game Studio. O lançamento aconteceu dia 20 de novembro na Steam. O jogo é gratuito e pode ser baixado pela página da Steam.
Conheça um pouco sobre o projeto no vídeo abaixo:
Essa entrevista foi realizada com o objetivo de criar oportunidade de outras pessoas conhecerem mais sobre esse jogo brasileiro, e também para ajudar quem tem como sonho ser desenvolvedor de jogos no Brasil.
Agradeço ao Luski Game Studio por responder nossas perguntas, e com isso permitir que este post fosse realizado.
Entrevista
Garota no Controle: O que veio primeiro, a mecânica ou temática?
Luski Game Studio: Geralmente é a temática, pois a equipe acaba tendo as informações do semestre seguinte um pouco antes e já pensando em ideias. Depois nos juntamos e criamos um brainstorm sobre as ideias, e em seguida criamos as mecânicas. É um processo muito bacana pois todo mundo acrescenta em todas as ideias que reunimos.
Garota no Controle: Que jogos inspiraram Aurora: A Child’s Journey?
Luski Game Studio: Nos inspiramos em alguns jogos e em um seriado: Arise: A Simple Story; Sea of Solitude; Rime; Concrete Genie e o episódio “Fish Night” da série Love, Death & Robots.
Garota no Controle: Qual o diferencial do jogo Aurora: A Child’s Journey?
Luski Game Studio: A narrativa foi um dos principais pontos durante o desenvolvimento, então acreditamos que nosso principal diferencial é o desejo de conscientizar as pessoas de um modo mais lúdico, através da história de Aurora.
Garota no Controle: Qual o tamanho da equipe de vocês?
Luski Game Studio: Somos atualmente uma equipe composta por seis pessoas.
Garota no Controle: Quais as principais dificuldades encontradas para desenvolvimento e para conseguir que o jogo fosse publicado?
Luski Game Studio: Durante o desenvolvimento tivemos algumas dificuldades, principalmente técnicas, porém a equipe já imaginava que elas iriam acontecer. Fosse por algum membro novo aprendendo novo software, ou mudança em algum design do jogo para adequar a ideia da equipe, e tempo de produção.
Garota no Controle: Pretendem lançar outros jogos?
Luski Game Studio: Com certeza, nossa equipe ama desenvolver jogos e queremos mostrar mais ainda de nossos trabalhos ao mundo. Inclusive, participamos de uma game jam esse ano e temos o fruto dela lançado, o “Not You Mary Lu”, disponível no itch.io. Além disso, terminamos o jogo da faculdade nesse semestre e pretendemos lançá-lo o mais breve possível.
Garota no Controle: Qual foi o maior aprendizado que você gostaria de passar para outras pessoas, sobre produzir o próprio jogo?
Luski Game Studio: Depois de erros e acertos aprendemos bastante sobre produzir jogos. O que sempre pensamos é em não desistir do que queremos entregar, conhecer e respeitar os membros, pois todos são importantes, e quanto mais confortável todos estão com a equipe e com o projeto, melhor será todo o processo.
Garota no Controle: Sobre mulheres na área de desenvolvimento de jogos, o que você tem a comentar sobre isso?
Luski Game Studio: Mesmo com a indústria de games sendo majoritariamente masculino, temos observado muitas mulheres ganhando espaço e voz nesse meio, desde mulheres desenvolvedoras a streamers, o que é ótimo, porque quanto mais mulheres atuarem na área, mais os jogos deixarão de ser um ambiente sexista.
Na Luski, todos têm espaço e consciência da importância de diferentes visões e backgrounds quando se faz um jogo, principalmente com o nosso propósito de impactar jogadores positivamente e trazer discussões socioculturais nas nossas narrativas.
Garota no Controle: Que mensagem você gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?
Luski Game Studio: Não tenha medo e confie no projeto! Nosso país tem grande capacidade de produzir grandes e bons jogos. Nossa visão é diferente de outros produtores e isso é um ponto importante para o crescimento do mercado. Temos grandes profissionais brasileiros em empresas AAA, porém, como sempre é possível melhorar, precisamos de uma comunidade cada vez mais forte, assim vamos dar mais a cara ao mundo.
Garota no Controle: Para vocês, é possível viver de jogos no Brasil?
Luski Game Studio: É possível, mas não é fácil, principalmente se for o caso de viver de um estúdio próprio. Temos diversas empresas de sucesso como Aquiris, Flux Games, Mad Mimic, Wildlife Studios, dentre muitas outras que representam o Brasil internacionalmente e que nos inspiram diariamente. Como dito em outras respostas, é preciso ter coragem, acreditar no projeto e lutar muito por ele.