Introdução
Super Mombo Quest é um Metroidvania com mecânicas arcade, desenvolvido e publicado pela Orube Game Studio. O lançamento acontecerá em 2021 na Steam. Adicione o jogo na lista de desejo na página da Steam para saber mais sobre seu lançamento.
Conheça um pouco sobre o projeto no vídeo abaixo:
Essa entrevista foi realizada com o objetivo de criar oportunidade de outras pessoas conhecerem mais sobre esse jogo brasileiro, e também para ajudar quem tem como sonho ser desenvolvedor de jogos no Brasil.
Agradeço ao Pedro Savino por responder nossas perguntas, e com isso permitir que este post fosse realizado.
Entrevista
Garota no Controle: O que veio primeiro, a mecânica ou temática?
Pedro Savino: Primeiro veio o personagem Mombo, criado em 2013 como meu trabalho de conclusão de curso (TCC). Mombo se tornou o mascote da empresa e os jogos do personagem sempre trazem a mecânica de pular em cima dos inimigos para marcar pontos e fazer combos. Super Mombo Quest é o terceiro jogo do Mombo que será lançado no início de 2021.
Garota no Controle: Que jogos inspiraram Super Mombo Quest?
Pedro Savino: Como é um jogo de plataforma, não tem como deixar de citar Super Mario World. Além deste, outras referências ficam bem evidentes quando olhamos diretamente para a mecânica e o game feel do jogo, como Super Meat Boy, Celeste e Kirby.
Garota no Controle: Qual o diferencial do jogo Super Mombo Quest?
Pedro Savino: Nosso jogo mistura os gêneros arcade e metroidvania, focado na mecânica de combos rápidos e acrobacias malucas. Talvez um diferencial seja o ritmo da jogabilidade, que permite que o jogador faça altas manobras rápidas e divertidas junto com o sistema de combo que deixa o jogo mais desafiador e dinâmico. Ah, e também tem o Mombo, o mascote da empresa que anda fazendo sucesso nas redes sociais.
Garota no Controle: Qual o tamanho da equipe de vocês?
Pedro Savino: O projeto iniciou com cinco pessoas e atualmente somos uma equipe de oito. Também temos bastante ajuda do pessoal do nosso servidor do Discord, que sempre testa o jogo, dá feedbacks e sugere ideias.
Garota no Controle: Quais as principais dificuldades encontradas para desenvolvimento e para conseguir que o jogo fosse publicado?
Pedro Savino: Atualmente não há tantos problemas quando o assunto é distribuir jogos digitais. As plataformas de publicação são bem acessíveis, até mesmo as de consoles. O maior desafio desse projeto está sendo tornar realidade um jogo do tamanho do Super Mombo Quest. A versão final terá aproximadamente duzentas e cinquenta fases. Estamos produzindo o maior jogo já feito pela empresa!
Garota no Controle: Pretendem lançar outros jogos?
Pedro Savino: Sim! Inclusive, já estamos com outros projetos em paralelo ao Super Mombo Quest. Em breve divulgaremos em nossas redes sociais.
Garota no Controle: Qual foi o maior aprendizado que você gostaria de passar para outras pessoas, sobre produzir o próprio jogo?
Pedro Savino: Atualmente o jogo tem mais de duzentas fases, o que consideramos um escopo grande. Todavia, antes de produzir o Super Mombo Quest, já lançamos diversos jogos menores. A principal dica para quem está iniciando é: faça jogos pequenos e simples. Entenda o processo e tenha bastante noção de quanto tempo demora para produzir um game. Um jogo de escopo ou complexidade maior do que a capacidade da equipe pode demorar muito a ser produzido, aumentando seu custo e reduzindo as chances de lucrar. Às vezes até acontece do projeto não ser lançado por não haver verba para finalizar, ou até mesmo dos produtores desistirem do desenvolvimento.
Garota no Controle: Sobre mulheres na área de desenvolvimento de jogos, o que você tem a comentar sobre isso?
Pedro Savino: Acredito que estamos passando por um momento de mudanças. É evidente o aumento no número de mulheres na área, tanto no desenvolvimento, quanto na produção de conteúdos. Apesar da participação ainda ser majoritariamente masculina, esperamos que o cenário continue melhorando e proporcionando oportunidades iguais livre de preconceitos.
Garota no Controle: Que mensagem você gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?
Pedro Savino: Estude, dedique-se e capacite-se. É um mercado muito promissor, mas também muito competitivo. É uma indústria bem recente no Brasil e que está em crescimento, então a demanda por pessoas qualificadas é muito grande. Tem bastante oportunidade de emprego, tanto para quem está iniciando, quanto para os mais experientes. E ainda tem vantagens, como trabalhar remotamente ou trabalhar para empresas de fora do país, sendo vantajoso receber, na maioria das vezes, em dólar.
Garota no Controle: Para vocês, é possível viver de jogos no Brasil?
Pedro Savino: É um mercado muito competitivo. Atualmente é bem difícil de empreender na área de jogos sem ter acumulado um conhecimento prévio, muito pela falta de incentivos no setor. Por outro lado, temos uma indústria em construção e com muito potencial. Cada vez mais empresas se consolidam e criam oportunidades de emprego para quem procura trabalhar no meio. O mercado de games está crescendo e vai crescer ainda por muito anos. Com inteligência, dedicação e um pouco de criatividade, é possível viver de jogos no Brasil, sim.