Introdução
Persona 5 é o sexto jogo da série Persona a ser lançado e desenvolvido pela Atlus, uma empresa japonesa que desenvolve games há mais de 20 anos. Persona 5 se passa na cidade de Tokyo com vários personagens adolescentes tendo que lidar com os problemas do dia-a-dia que todo adolescente passa, além das aventuras no Metaverse, um universo diferente do nosso onde os personagens encontram a verdade sobre pessoas envolvidas com a trama em locais chamados Palácios.
Para se proteger nesse universo diferente eles utilizam seus poderes que vêm das suas Personas, que é a manifestação da personalidade do usuário daquela Persona, logo cada personagem possui uma Persona diferente que reflete a sua personalidade e cada um deles é baseado em algo ou alguém do nosso universo e iremos ver isso com mais detalhe neste artigo. Lembrando a todos que o artigo CONTÉM SPOILERS DO JOGO:

Arsène – Persona do Joker
Arsène, é a primeira Persona que você terá no jogo sendo a Persona oficial do personagem principal, Joker, e a razão dele ser a Persona do principal tem uma conexão grande com a história, pois Arsène Lupin é um personagem fictício que é um ladrão criado por Maurice Leblanc, a história de Arsène é voltado ao fato dele ter como alvos criminosos ou pessoas que seriam piores ou mais malvadas que ele, o transformando em algo entre herói e vilão ou um anti-herói, que tem total ligação com Joker, pois em Persona 5, você é o líder de um grupo de ladrões e você deve entrar nos palácios e roubar algo de lá do seu verdadeiro dono, basicamente o conceito que é utilizado na história de Arsène.
Zorro – Persona do Morgana
Morgana é o gato mascote do grupo, e sim Morgana é considerado “ele” e não “ela”, e sua Persona é o Zorro, um personagem fictício criado em 1919 por Johnston McCulley, seu nome quer dizer raposa em espanhol, retratando o fato de Morgana ser um gato com uma personalidade humana e o Zorro sendo um humano com um nome de animal. Ele é um personagem fora da lei que defende pessoas comuns dos tiranos e vilões, algo que também foi passado no jogo quando Morgana salva o personagem principal logo no começo.
Captain Kidd – Persona do Ryuji
Captain Kidd, ou William Kidd foi um pirata escocês do século 17, ele passou boa parte do início da sua carreira no Caribe auxiliando os Ingleses. Como recompensa das suas ações, o rei da Inglaterra na época acabou dando a ele uma carta que basicamente o dava proteção legal enquanto ele fosse leal à Inglaterra. Entretanto, durante uma viagem ao oceano Índico sua tripulação acabou roubando um navio que não deveria sem o seu conhecimento sobre e o fazendo se tornar novamente um fora da lei, ele acabou sendo capturado e enviado a Londres para ser julgado e executado.
A conexão que Ryuji tem com sua Persona é exatamente o fato dos dois serem considerados traidores por quem eles defendiam quando na realidade nada daquilo era culpa deles: Na história Ryuji era o capitão do time de atletismo da escola, mas Kamoshida, o professor, queria que seu grupo de alunos fosse o top da escola em relação a esportes, então ele armou uma “cilada” para Ryuji fazendo com que ele machucasse a perna de Ryuji e fazendo com que as pessoas acreditassem que ele teria atacado o professor e o professor apenas se defendeu, para que o diretor da escola cancelasse o grupo de atletismo, fazendo com que todos achassem que Ryuji era um traidor.
Carmen – Persona da Ann
Carmen é uma personagem fictícia, uma cigana criada por Prosper Mérimée para uma publicação em 1845, até mesmo sendo transformada em uma ópera com seu nome. Carmen e Ann tem detalhes bastantes parecidos: Carmen é considerada uma femme fatale que usa sua beleza e charme para conseguir o que quer, mas ela nunca quis alguém fixo porque na mente dela, ela quer simplesmente viver a vida dela do seu jeito.
Enquanto isso, Ann é considerada a femme fatale do jogo, trabalhando como modelo enquanto estuda, mas no caso ela odeia o fato das pessoas verem ela como alguém sem conteúdo apenas por ser bonita, e Carmen acaba representando exatamente uma mulher forte, independente e inteligente, o que exatamente Ann é no jogo sendo até mesmo considerada o centro moral em grandes partes do jogo enquanto os outros protagonistas acabam esquecendo de detalhes ou o que é mais importante.
Goemon – Persona do Yusuke
Goemon foi um fora da lei japonês que apenas ficou conhecido depois da sua morte e acabou apenas sendo mencionado em duas fontes: Toyotomi Hideyoshi Fu, que detalha a tentativa de assassinato do shogun Hideyoshi Toyotomi e a outra que é de Pedro de Morejon que transcreveu que Goemon foi cozido vivo. Ao longo da história, os contos de Goemon foram expandidos, fazendo ele se tornar como um Robin Hood do Japão, roubando os ricos e dando aos pobres, algumas histórias até o tornando um grande ninja.
Goemon teve uma morte muito diferente, e como suas histórias era algo que as pessoas acabaram contando bastante, elas acabaram se tornando tanto arte de formas diferentes tanto no Japão como fora dele, sendo peças, filmes e até mesmo jogos baseados nas histórias sobre ele. Goemon e Yusuke possuem essa ligação: Eles são voltados para arte, Goemon se tornou várias peças e materiais de arte e Yusuke é um mestre de arte, Yusuke é roubado pelo seu mestre a sua arte e Goemon na verdade rouba dos ricos para dar aos pobres, trazendo esse contraponto.
Johanna – Persona de Makoto
Johanna, ou Papisa Joana, foi uma mulher da idade medieval que acabou sendo tendo a função de papa por um curto período de tempo indo contra a igreja católica de ter apenas papas homens. Por muito tempo os historiadores não acharam evidências da sua existência, sendo uma história fictícia e ainda é algo desacreditado pela igreja. Algumas versões da sua história dizem que ela se vestia como homem e por isso conseguiu subir na igreja e foi eleita papisa, mas ela morreu depois de um tempo, ninguém sabe se por assassinato ou causas naturais. Graças a essa história a igreja decidiu criar um rito para garantir que os seguintes papas fossem todos homens.
No caso de Makoto a sua Persona é bem próxima com o que ela sente, ela é a presidente de conselho estudantil da escola, mas é apenas um símbolo, ela não pode fazer nada para ajudar os alunos e simplesmente servia de figura representativa, como se as decisões fossem tomadas por ela, mas, na verdade, quem dava as ordens era o diretor da escola, trazendo a tona aquele conceito de que muitas pessoas em cargos altos podem estar lá, mas serem apenas peões num jogo muito maior que eles.
Necronomicon – Persona da Futaba
O Necronomicon, ou Al Azif, é o nome de um grimório fictício, em uma das histórias de H.P. Lovecraft, não há exatamente uma fonte que confirme de onde que ele é originado ou o seu conceito, mas o livro aparece em várias histórias do universo de Lovecraft com várias réplicas falsas dele sendo circulados pelo mundo. Nos trabalhos de Lovecraft, podemos ver um tomo explicando a verdade atrás de vários seres cósmicos que habitavam à Terra e influenciam e influenciaram a humanidade para os seus fins.
A Persona de Futaba reflete exatamente o seu interior, ela é uma menina que é considerada “estranha” por conta dos seus traumas, mas muito inteligente, assim como os seres ultraterrestres são vistos, seres que boa parte dos seres humanos têm medo por ser algo desconhecido e também em nossa concepção são seres que têm uma inteligência muito maior que a nossa e Futaba é considerada um gênio desde criança trazendo esse ponto de conexão entre ela, sua Persona e também o conceito do Necronomicon.
Milady – Persona da Haru
Milady de Winter é um personagem fictício criado por Alexandre Dumas no livro Os Três Mosqueteiros. No livro podemos saber que sua relação com o personagem D’Artagnan não é boa depois que ele descobre que ela foi considerada uma criminosa e também indo contra seu mentor e ex-marido chamado Athos. Ela acaba morrendo por conta dos seus crimes.
Sendo considerada independente e manipuladora, sendo até o seu “nome” de Milady falso, por conta de ter casado com um homem e ter mentido o seu nome, escondendo sua identidade. No caso a conexão que pode ser achada com Haru e Milady são fatores mais profundos, Haru é forçada a casar com um rapaz que ela não quer por conta do pai, e sabe que todos são falsos com ela por conta do seu pai, então ela também sente que tem que ser falsa com as pessoas para que as pessoas gostem dela, mas quando ela entra no grupo ela nota que não precisa passar por isso e todo mundo vai gostar dela exatamente do jeito que ela quer ser.
Robin Hood – Persona de Goro
Robin Hood é um dos fora da lei mais conhecidos do folclore Inglês, de acordo com a lenda ele era um arqueiro e espadachim de muita habilidade, com o tema: Roubar dos ricos e dar para os pobres, juntamente com seu grupo. Robin Hood lutou contra o malvado Sheriff de Nottingham, que era leal ao Príncipe John, o príncipe que roubou o trono do próprio irmão chamado Richard.
Goro possui muito a pegada do Robin Hood, ele quer se sentir um herói de qualquer jeito e fará qualquer coisa para conseguir isso, o problema é que posteriormente descobrimos que Goro não possui só uma Persona, mas sim dois Personas, o segundo sendo Loki, que mostra a parte que Goro queria esconder por trás do Robin Hood.