Introdução
Detention é um jogo de Point and Click 2D com Terror Psicológico, que foi desenvolido pela Red Candle Games, um estúdio Taiwanês, e lançado no dia 13 de janeiro de 2017. O jogo se passa em uma escola, localizada numa região remota das montanhas de Taiwan, durante os anos 60, bem no meio do período de Lei Marcial imposta na ilha pelo governo Chinês.
É um jogo que incorpora muito das culturas chinesa e taiwanesa, misturando folclores, lendas e elementos religiosos das duas regiões, para criar um ambiente surreal e aterrorizante. Porém, seus elementos sobrenaturais são usados para contar uma história de terror com elementos muito reais, mostrando que, às vezes, o mundo real pode ser tão aterrorizante quanto nossos piores pesadelos.

Na Escola
A história de Detention começa relativamente normal. Durante uma de suas aulas, um jovem acaba pegando no sono e dormindo profundamente. Ao acordar, se vê sozinho na sala, com um aviso de Tufão escrito na lousa. Buscando um abrigo, e tentando descobrir onde todos foram parar, ele acaba se encontrando com uma garota adormecida, e juntos se protegem da tempestade em uma das salas de aula.
O garoto resolve sair para procurar um telefone, mas acaba não retornando, deixando a garota para explorar o local sozinha. Logo, o que antes era apenas uma escola comum, se transforma em um cenário terrível, cheio de espíritos vingativos e imagens que evocam dor e sofrimento no mundo real.
Ao longo da trama, devemos tentar desvendar o que está acontecendo, o que significam os espíritos que nos caçam, os itens que coletamos, as imagens que descobrimos, e ao fim talvez entender o porquê desta garota ter ficado presa neste inferno.
Alegorias Intensas
Assim como em outros grandes jogos de terror, por exemplo Silent Hill, a história de Detention utiliza de seus monstros e sustos como alegorias para contar uma história de traumas e horrores reais do passado que ainda assombram os personagens. Apesar de curta, que dura em torno de 4 horas, a história de Detention é cheia de detalhes e pistas para coletarmos e construir a narrativa completa.
O jogo faz um bom trabalho em nos dar pistas que ajudam a tentar entender a narrativa, mas é esperto em omitir algumas informações para nos forçar a usar de dedução para encaixar todas as pistas que encontramos, e tudo sem nos deixar completamente perdidos no final.

O final do jogo é bastante satisfatório, mas também bastante triste, pois nos apresenta o desfecho de uma história bastante comum em locais que sofreram períodos de repressão, tornando os efeitos dos pesadelos que vivenciamos nessa experiência muito mais profundos.
Vidas arruinadas, juventudes perdidas, traição entre amigos e familiares, medo, remorso, e culpa. Sensações bastante humanas e que se unem para criar uma história trágica e impactante.
Jogabilidade
Este é um jogo Point and Click com vários puzzles a se resolver, porém ele evita alguns problemas típicos do gênero, que podem tornar a experiência bastante frustrante.
Primeiro, que seus mapas são pequenos e pensados de forma a não exigir muito backtracking. Segundo, que seus puzzles são relativamente claros do que é necessário para resolvê-los. E terceiro, que os objetos que você pode interagir são fáceis de identificar, então você não deixará passar algum item importante por estar escondido no meio de um cenário abarrotado.
O caderno de anotações que você tem em mãos, onde ficam guardadas as pistas que você encontrou e diferentes dicas, ajuda bastante a se encontrar na história e a ter dicas de alguns puzzles, facilitando você a se encontrar nesse mundo.

Além dos puzzles, você deve evitar os espíritos e criaturas que rondam os corredores deste mundo sombrio. Não há muitos monstros por aqui, mas pelo menos cada um tem um comportamento e uma forma de lidar distintos.
Um dos espíritos exige que você o distraia com uma oferenda de arroz e ainda prenda a respiração ao passar por ele para não ser visto. Outro exige que você fique de costas e imóvel e prendendo a respiração enquanto ele se aproxima e observa você. Já um terceiro vai correr atrás de você não importa o que você faça, então é preciso fugir e encontrar um lugar seguro para se esconder.
Arte e trilha sonora
A arte de Detention é ao mesmo tempo simples, mas efetiva. Os personagens têm movimentos bem rígidos, e com um design simples. Já os monstros já tem um ar bem mais aterrorizante, e seus movimentos são bem mais erráticos e desconfortáveis, o que ajuda no terror.
Os cenários já se utilizam de uma estética que lembram colagens com imagens reais, pois muitos objetos e cenários parecem terem vindo de fotografias. O jogo faz um bom uso de cenários tristes e hostis, interrompidos de vez em quando com raros momentos mais coloridos e alegres.
Fotos também são uma forma que o jogo usa para gerar desconforto, pois em alguns momentos, fotos reais são usadas para demonstrar flashes de lembranças da personagem, e são de cenas desconfortáveis como pessoas presas ou de alguma forma sofrendo.
Jumpscares estão presentes aqui, mas são usados de forma bastante esporádica, tornando-os bem efetivos. A união dessas imagens, com uma trilha sonora bastante eficiente em causar tensão, gera um clima bastante opressor que nos suga e nos deixa imersos nesse mundo bizarro.

Conclusão
Detention é um ótimo jogo de terror, contando uma história com bastante elementos surreais, mas que esconde terrores e traumas bastante reais. Sua ambientação em um momento sombrio na história de Taiwan, torna os acontecimentos daqui muito mais profundos, pois é um conto que acontece várias e várias vezes em locais que sofreram com governos autoritários.
No final, saímos dessa experiência, pensativos e cheios de reflexões sobre o mundo que vivemos, e das diversas histórias de terror que pessoas comuns foram obrigados a viver nos diferentes locais do mundo, e dos traumas e arrependimentos que elas são obrigadas a carregar pela vida.
*Chave concedida para análise