Introdução
Seguindo as irregularidades e maluquices do mundo pós-moderno, percebemos que a produção artística se manifesta de maneiras muito distintas e complexas. Com o uso da tecnologia, evidencia-se a difusão e avanço da globalização, a qual acelera um processo de libertação dos costumes antigos, pelo decorrer do uso da internet. Assim, podemos ver a ascensão de um novo mundo: o mundo virtual.
O filósofo Robert Kurz, nos diz que a modernização do pós União Soviética, é um tremendo de um fracasso. Devido as circunstâncias as quais o mesmo denuncia: o torcer e sacrifício do Terceiro Mundo, intensificado no novo milênio, libera a poeira acumulada do tapete. É essa poeira que nos interessa.
Acima de tudo, a poeira de problemas de ordem social e política, acaba de alguma forma ou outra, sendo utilizada como apoio cultural nas próprias produções de ordem artística. Seguindo a linha tradicional e básica de pensamento da Historiografia: toda produção material (humana) é uma produção documental e política em sua essência.
Contudo o mesmo deve ser dito dos vídeo games, os quais carregam pesos e interferências político-sociais do círculo de seus criadores. A produção da indústria carrega essa importância indiscutível do processo de evolução humana, se manifestando de forma política, social ou cultural.
Produzido e publicado pelo estúdio ZA/UM, sua base fora formada por artistas diversos (de escritores e ativistas, para pintores e designers de moda), os quais se ajudaram a construir a curiosa obra chamada Disco Elysium. Resumidamente, o jogo é um amontoado de retalhos, opiniões e reflexões de seus criadores, que ao fim, formam uma obra digna de se considerar literária.
O mundo de Disco Elysium

Se pararmos para analisar friamente, Disco Elysium é apenas um RPG de point-click básico, com uma árvore de skills onde o diálogo é a chave para o desenrolar de uma trama complexa e longa. Mas felizmente, o jogo é muito mais do que isso.
Partindo de linhas filosóficas, somos introduzidos ao mundo do game a partir de uma reflexão básica do personagem principal, mas caso prestarmos atenção, a reflexão acabará nos dizendo mais sobre nós do que propriamente o personagem.
As horas iniciais se dedicam a fazer o jogador gostar, ou não, do game. Entenda, não é um jogo para todas as faixas. Por mais que encontre-se localizado em PT-BR, o jogo possui um vocabulário rico e complexo, o que levará a muitos questionar até mesmo a própria alfabetização.
O desenrolar inicial, além de nos fazer questionar o papel do protagonista na trama, nos leva a desenvolver os pensamentos políticos do mesmo. O que eu sou? Por que faço isso? Para que fim isso leva? São perguntas constantes que o mundo leva para o jogador, nas três primeiras horas.

Um mundo virtualmente real
Essa ponte de questionamentos, é a estratégia chave que a ZA/UM produziu, para destacar a sacada brilhante do game. As posições individuais de cada artista-produtor, se manifestam através dos próprios pensamentos internos que o protagonista possui, levando a lhe influenciar numa sacada quase que democrática, visto que todos conversam e entram em conflito consigo.
Parece loucura em primeira instância, mas lembre-se que isso é apenas as primeiras horas de jogo. Ao desenrolar da trama e acontecimentos, o game fará o jogador questionar seus próprios valores éticos, morais e até mesmo religiosos. Jogando problemas para ti, como questionamentos sobre machismo, feminismo e até mesmo aborto e trabalho infantil.
Problemas de uma ordem democrática, e posições individuais de escala interna, a atmosfera do game desenvolve um mundo virtualmente real, na medida que o mesmo impõe situações que o mundo real e o individuo, possuem para a reflexão dos mesmos. Afinal, o tratamento dos atritos só poderá ser resolvido de uma forma: o diálogo.
Sua melhor arma é o diálogo
Como antes dito, Disco Elysium obedece uma ordem de conceitos individuais, esses influenciados pela universalidade de posições de seus desenvolvedores. Essa construção de game design, reflete não apenas nos diálogos do game (que compõe sua história), mas também na forma que o game trata o seu ”combate”.
Tratando de um jogo onde o protagonista é um detetive, Disco Elysium já deixa bem claro em sua tela de desenvolvimento de skills, que seus embates são internos. Teses e antíteses, ao fim resultam em sínteses de algo novo.
Contudo, são essas as armas que o jogador utilizará pelo game. Conclusões de reflexões, através da mistura de skills como ”Retórica” e ”Autoridade”, podem resultar em opções de diálogos interessantes e extremamente versáteis, a medida que o game mesmo evidencia que há várias possibilidades de abordagem em um só diálogo/conflito.

Jogar Disco Elysium, é o mesmo que entrar de cabeça em um embate filosófico e político com Platão. O mesmo apresentará contextos e aberturas de discursos intensivas, ouvirá o seu ponto de vista e retrucará com um cenário mais complexo do que o inicial.
Nessa ordem, o game retrata cenários onde o posicionamento é essencial e, refletir sobre a importância e relevância dos assuntos é mais importante ainda. A construção do caráter do personagem, não só leva a mudança cordial e direta do mundo virtual de Revachol (local fictício do game), mas também na reflexão interna do jogador por trás da tela.
Como resultado, diversas jogatinas são necessárias para verificar a integridade e extensão de seu mundo. Suas horas iniciais já conseguem transmitir o sentimento de grandiosidade e magnitude do seu roteiro.
Considerações finais
Afinal, o que Disco Elysium é? A obra dos artistas do leste europeu, obedecem limitações abstratas de conceitos de design nunca antes explorados (dessa forma) na indústria dos games.
As discussões de ordem política, social e religiosa do game, são apenas representações básicas dos problemas do mundo democrático. O intuito democrático moderno está em decadência, na medida que o mesmo já não se sustenta nos moldes tradicionais que carrega desde a Revolução Francesa.
O novo mundo e o mundo virtual de Disco Elyisum, não podem ser mundos voltados para a valorização dos conceitos que sustentavam o antigo mundo. O mundo moderno exige o respeito a mulher, exige a erradicação do machismo estrutural, exige a garantia de direitos aos trabalhador/homem moderno, exige o respeito a pluralidade de sexualidades.
Disco Elysium reafirma os apontamentos teóricos da decadência e crise da pós-modernidade e, do mundo capitalista. Não apenas um jogo, mas uma obra literária em sua composição total.