Há muitas empresas que fazem bons jogos e que não têm o devido reconhecimento. Dessa forma, diversas pérolas do mundo dos games ficam para trás. Na história dos games, houve desenvolvedoras que fizeram bons títulos, mas por não serem grandes, ficaram para trás. Um exemplo é a Natsume empresa da qual pretendo comentar aqui algum dia.
Entretanto, hoje, falaremos de uma empresa que publica jogo de outras desenvolvedoras. Dessa forma, mais pessoas têm acesso a conteúdo que antes ficava restrito a poucos lugares. O nome dessa empresa é a PQube .
Jogos bem divertidos e diferentes que conseguiram chegar a certos consumidores com o trabalho de uma Publisher: PQube. Sem dúvida, há outras, e podemos falar delas. Entretanto, podemos mencionar que o trabalho de uma publicadora de jogos tem sua importância. Contudo, fica pouco notado porque lembramos apenas das empresas que fizeram o jogo. Só para ilustrar, a Atlus é responsável também pela divulgação de vários jogos no ocidente. Por exemplo, os da SEGA desde 2016 (aqui).
Mas quem é PQube?
PQube se define como criadora, distribuidora e publicadora de conteúdo. A empresa publica jogos terceiros em regiões que talvez não conseguissem alcançar, como dito acima. Tem um catálogo com muitas opções de jogos indies para agradar diversos públicos. Esse repertório contém JRPG’s, Visual Novels, Ação, aventura e até Fighting Games.
Também, PQube localiza jogos nos países ou regiões em que residem escritórios dela. Infelizmente, não há no Brasil ainda. Qual a importância disso para os brasileiros? Muitos jogos ficam restritos ao Japão, mesmo que não tenha uma localização brasileira, o fato de ter uma “ocidentalização” dos jogos, com ajustes de faixa etária, por exemplo, ou tradução para o inglês; torna possível games serem comercializados no ocidente. Inclusive em terras tupiniquins ainda que não haja legendas PT-BR.
Além de realizar localização, PQube também trabalha com divulgação e produção de itens colecionáveis. Sabe aquela edição de colecionador que vem com vários itens maneiros? Eles fazem também.
Abaixo há alguns exemplos de jogos. Tentaremos colocar estilos variados para melhor abrangência de público. Quem sabe você não encontra um que te agrade? Caso queira ver outras listas, pode clicar aqui.
Cat Quest (série)
Série Cat Quest disponível para PS4, Switch, XBOX ONE e PC.
Então, começaremos pela série Cat Quest, desenvolvido pela The Gentlebros. De acordo com a descrição da Steam,”um jogo que fará você ronronar de alegria!”
Cat Quest é um RPG de mundo aberto ambientado no delicado mundo dos gatos! Em busca de sua irmã cochilada, você se lança no enorme continente de Felingard – um mundo feito no estilo dos mapas do mundo antigo e ronronando com personagens, histórias e trocadilhos catastróficos! Mergulhe em uma grande aventura no purrsuit do mal Drakoth e sua irmã cochilada!
Evergate
Disponível para Steam, Switch, XBOX ONE e Series X.
Um puzzle-plataforme, desenvolvido por Stone Lantern Games LLC, que ganhou uma versão para XBOX Series X. Um jogo lindo, com ótimos gráficos. Assuma o controle de Evergate, utilize a Soulflame e ajude a alma infantil “Ki” a navegar pela vida após a morte assustadoramente bela em 85 fases desafiadoras.
Aponte e dispare o Soulflame em cristais espalhados ao redor de cada ambiente. Use seus poderes extraordinários para progredir no jogo e desvendar a misteriosa conexão entre dois espíritos semelhantes.
Inertial Drift: Sunset Prologue
Disponível para PS4, Switch, XBOX ONE e PC.
Para os entusiastas de jogos de corrida retrô, um jogo que lhes cai muito bem. Inertial Drift: Sunset Prologue (de graça na Steam), jogo que conta com a criatividade de Level 91 Entertainment. O game oferece uma experiência de direção verdadeiramente diferente de tudo que você já jogou antes utilizando twin-stick controls, com mecânica de direção completamente re-imaginada e uma lista de carros ferozmente individuais.
Arcade Spirits
Disponível para PS4, Switch, XBOX ONE e PC.
Acredita que já passou da idade de jogar visual novels? Em outras palavras, acha que não exista algum que atenda ao seu perfil de no-anime-games? Arcade Spirits é para você.
Desenvolvido Fiction Factory Games, Arcade Spirits segue uma linha do tempo alternativa onde o crash do videogame de 1983 nunca ocorreu. É 20XX e você acabou de começar um novo emprego no fliperama Funplex. Quem você vai encontrar ao longo do caminho? Você encontrará o romance que procura? Em síntese, não há idade para o amor ou para visual novels.
Tears of Avia
Disponível para XBOX ONE e PC.
Curte JRPG’s? Bem provável que apreciará esse jogo. Tears of Avia é um jogo de estratégia baseado em turnos. Ao mesmo tempo que possui uma variedade de classes para formação do seu time. Ainda conta também com um esquema em árvore de evolução de habilidades e atributos.
Algo bem interessante é a forma como se pode conduzir a história. Como descrito no site oficial: “Não há certo ou errado, mas toda ação tem sua consequência…”. Consequentemente, tem um fator replay legal para ver os diversos caminhos.
Tears of Avia teve como desenvolvedora CooCooSqueaky Games. Certamente, uma boa escolha para matar saudade de um gênero clássico de aventura.
Ciel Fledge: A daughter rising simulator
Disponível para Switch e PC.
Desta lista, com certeza, o mais surpreendente (em minha opinião novamente). Contudo, há uma razão para isso. Desenvolvido pelo Studio Namaapa, Ciel Fledge: A daughter rising simulator tem como objetivo de jogo criar uma criança. Então, o jogador deve acompanhar o crescimento dessa pessoa usando jogabilidade de management (estilo de jogo em que você gerencia algo como cidade, hospital, parques, etc…).
Assim, o jogador de preparar a agenda da personagem para cada dia da semana. Como resultado, a forma como monta a agenda vai definir a personalidade de sua filha (sim, é uma menina). De acordo com a personalidade e rotina, a criança pode ter um certo tipo de amigos.
Assim sendo, é possível também fazer ajustes no decorrer da vida da pessoa. Poderá usar itens que possam melhorar humor, por exemplo. Além disso, há puzzles que representam o modo de batalha do jogo que também terão influência na forma como a menina crescerá.
Sem mais spoilers, para quem gosta do gênero, com certeza, algo bem original.