Introdução
TemTem é mais um jogo de captura de monstrinhos fofos. Muitos vão dizer que é apenas mais uma cópia de Pokémon. Porém, eu acredito que ele faz muito mais, pois apresenta o que muitos fãs queriam para a franquia da Nintendo, que é uma evolução dessa fórmula e features que agreguem mais ao mundo.
É importante falar que quem está analisando esse jogo é fã de Pokémon desde criança, mas que se decepcionou bastante na versão mais nova do jogo. Isso deve-se ao fato da franquia ter estacionado no tempo e não procura novas formas de melhorar o jogo.
Por fim, TemTem é um jogo desenvolvido pela Crema e publicado pela Humble Games. Este foi lançado para Playstation 5 em dezembro de 2020. Posso adiantar que o jogo roda a 60 fps contantemente e está visualmente fantástico no console.
Uma versão para Switch e Xbox deve chegar em algum momento de 2021. A versão da Steam está disponível desde janeiro de 2020.
Nossa história começa de uma forma clichê, escolhendo o nosso primeiro TemTem e recebendo um segundo. Então, saímos em busca de novos desafios, enquanto batalhamos e capturamos novos TemTem no caminho.
Com um time forte, vamos enfrentar líderes de Dojos e seguiremos uma premissa básica, com o único objetivo de dar motivação para evoluir nossos bichinhos cada vez mais e chegar cada vez mais longe.

Como são as batalhas?
As batalhas, assim como Pokémon, são por turno, mas com uma grande diferença: usamos sempre 2 TemTems. Durante as batalhas, temos opções comuns para esse tipo de jogo:
- Trocar Temtem: permite alterar a criaturinha que está em batalha.
- Correr: tenta fugir da batalha.
- Usar item: permite aumentar vida ou stamina, remover algum efeito (como exemplo, veneno), reviver, entre outros.
- Realizar uma ação com nosso monstrinho: usar algum dos ataques ou defesa.
A batalha acaba quando você ou seu adversário ficarem sem TemTem. Como podemos ver, não foge muito do que já existe hoje no mercado, mas tem alguns detalhes diferentes. Nesta batalha é possível ter um grau de sinergia entre os TemTems que estão na batalha.
Esta sinergia é uma espécie de Buff que certas habilidades apresentam, e que necessitam que o outro TemTem escolhido tenha alguma característica específica. Por exemplo, um de meus TemTem possui uma habilidade de gelo, que na presença de um companheiro do tipo água, reduz o custo de stamina da habilidade. Assim, isso dá um grau maior de estratégia para as batalhas.
Outra característica interessante é que ele usa um sistema de stamina. Cada habilidade tem uma força e um custo de stamina associado, e o bichinho precisa ter este tanto de stamina para poder usar a habilidade. Porém, se usarmos mais stamina do que temos para realizar um golpe, o TemTem leva dano e pode até morrer. Isso te faz ter um cuidado maior com os ataques e pensar com cuidado nas consequências que isso pode causar.
Após o fim da batalha, ganhamos uma quantidade de experiência que quando atinge um valor aumenta o level de nossa criatura. Assim como em Pokémon, a maioria dos TemTem evoluem e ganham uma aparência diferente quando atingem um determinado level. Além disso, eles também aprendem novas habilidades durante a jornada.
Fora da batalha, podemos escolher um TemTem para andar do nosso lado durante nossas viagens. E dependendo do tamanho, ainda é possível usa-lo como montaria.

As cidades
Temos várias cidades em TemTem, cada uma delas tem uma característica própria. Nestas cidades, nem tudo estará liberado de primeira. Assim, muitas áreas dependem de itens que você precisa conseguir na sua jornada. O primeiro item é a prancha, que te permite viajar pela água. Outro item seriam os patins, com este é possível passar em regiões lisas, como locais congelados.

Cada novo item permite abrir uma parte maior de exploração, assim como um metroidvania. A fauna e flora de cada região é diferente, contudo em todas elas haverá uma área e um centro para recuperar TemTems e comprar itens.
As cidades apresentam casas onde podemos conversar com as pessoas e até conseguir quests secundárias. Entretanto, não é apenas com os NPCs que podemos interagir. Durante todo o seu percurso, você encontrará vários usuários logados, como um MMO normal, e também é possível interagir com eles.
Quais interações temos no Online?
Na opção online é possível realizar ações bem interessantes, como desafiar outros jogadores para batalhas competitivas e casuais. Nestas opções, basta enviarmos um convite e aguardarmos para ver se a pessoa aceita o desafio.
Também é possível conversar com outras pessoas, realizar trocas, criar uma equipe e até adicionar como amigo. Tudo isso cria um ambiente bem legal e rico de interação. Além disso, ações de má fé podem ser denunciadas, o que colabora para um ambiente bom para todos e não tóxico.

Quests Secundárias
Existe uma variedade bem legal de quests secundárias. E confesso que é um diferencial interessante, já que em algum momento o grind pode incomodar. Quando incomodar procure pessoas na cidade, estas te darão outra atividade para fazer.
Por exemplo, você pode ajudar um NPC em um jogo de perguntas, que testará seu conhecimento sobre os TemTem. Devo confessar que aprendi muito sobre os monstrinhos e seu mundo nessa quest.
Outras quests podem favorecer a exploração, por exemplo, encontre as crianças que estão matando aula da escola. Ou, gostaria de ver determinado TemTem de perto, você poderia me trazer um?
Além de pessoas, podemos ter de encontrar algum livro em uma biblioteca. Perceba que são objetivos bem variados, mas te ajudam a querer explorar os mapas atrás destes objetivos. Na verdade, o ambiente do jogo é bem convidativo, e o fato de você ver outras pessoas realizando ações ali te mostra que você não está jogando sozinho, e isso é bem legal.
Quando vemos pessoas em uma parte que você não consegue chegar, gera uma curiosidade muito grande para saber como elas conseguiram.
Arte
Embora muito de sua jogabilidade seja igual a de Pokémon, quando analisamos a arte não é bem assim. Aqui temos uma arte muito mais viva, bonita, chamativa e única. Além de ter o que falta em muitos jogos de capturar monstrinhos que tentam repetir a fórmula do Pokémon sem sucesso, o carisma.
E é esse carisma que vai fazer o jogador se importar muito com seu TemTem, e querer capturar todos que surgem em sua frente. As expressões de cada um é tão bem detalhada que ajuda você sentir a situação. Até mesmo as evoluções apresentam bem a ideia, tanto física quanto de status, de que o TemTem se tornou melhor e mais forte.
Não só os TemTem’s chamam atenção, mas os cenários são os mais variados possíveis. Essa característica é extremamente importante por incentivar a exploração. A cada novo mapa que surge, você vai querer ir para todos os lugares, pois sempre tem muito o que se descobrir. E muitas vezes só de saber que alguma região é bloqueada vai te deixar entretido por horas até você receber algum item que permita saber o que tem ali.
Outra característica muito legal é a personalização do personagem. Há diversos tons de pele, e neste mundo você escolhe que pronome querem que use para você: Ele, Ela, Elx. É um pequeno detalhe, mas que mostra o como a equipe se importa com a comunidade e com a inclusão. Aliás, confesso que essa pequena atitude na tela inicial já fez com que eu soubesse que esse jogo tinha muito amor envolvido ali.
Ainda sobre a customização do personagem, existe uma variedade muito grande de lojas para comprar roupas e te fazer único a sua maneira.
Para finalizar, não tem como não falar das animações, elas estão simplesmente perfeitas. Estão extremamente fluídas e bem feitas, e ainda vale lembrar que o jogo está rodando a 60 fps.
Trilha Sonora
As faixas de TemTem são funcionais. Não diria que são o destaque do jogo, mas funcionam bem para cada situação proposta no jogo. Causam as emoções da batalha e ao andar no mapa são ‘relaxantes’.
Se comparado a sua principal inspiração, Pokémon, diria que está no mesmo nível. Entretanto, isso apenas reafirma a simplicidade e falta de qualidade para se tornar algo memorável.
Inovação
O principal destaque do jogo está em ser um MMO. Ele basicamente pegou todas as reclamações que quem é fã de Pokémon faz, e usou isso para criar um jogo viciante e online. A sua exploração é cativante e as quests secundárias dão um plus na jogabilidade, pois permite você ter um objetivo diferente do que apenas a captura de TemTem.
Outra inovação está nas batalhas. O fato de dois TemTem poderem ter ‘afinidades’ e assim ficarem mais fortes, é mais um elemento de estratégia que pode ser usado pelo jogador.
Problemas
O jogo foi testado no Playstation 5. Em algumas situações a tela do jogo ficou preta, e para resolver tive que fechar e abrir de novo. Isso aconteceu principalmente em batalhas, em situações que eu demorei um pouco para interagir.
Outro ponto é o idioma português. Embora seja um fator muito positivo ter o texto traduzido, atualmente temos alguns erros de tradução bem graves. Por exemplo, alguns nomes de locais não estão traduzidos, o que confunde o jogador ao realizar uma quest ou outra.
Conclusão
TemTem é viciante, porém se você não gosta de Pokémon pode se chatear, pois, o jogo tem uma quantidade de grind grande, além de não ter uma história envolvente, sendo que o foco continua ser na captura de criaturas mesmo. Todavia, é fácil notar o quanto cada detalhes deste transborda amor e dedicação, já que muito do que foi pedido durante anos, para a série do nosso amigo Pikachu, se encontra aqui.
Portanto, o jogo é um prato cheio, por trazer pequenas inovações que me dão vontade de voltar todo dia e jogar para saber mais sobre esse mundo incrível criado. Além de conseguir pegar uma ideia de um jogo consagrado, fazer melhorar e ainda transbordar de criatividade em cada ponto criado.
* Chave Concedida para análise
Para ver outras análises em nosso site, clique aqui.