Introdução
Nos últimos anos, presenciamos uma tendência do mercado de reviver franquias antigas e, possivelmente apresentarem-nas para o público mais jovem atual. Todavia, o clássico Turrican nunca viria a ter seu nome nos vislumbres da mídia, foi o que pensávamos. Lançado no dia 19 de Janeiro de 2021 e, desenvolvido pela Ratalaika Games e a Factor 5 , produtora original do título, Turrican: Flashback é um composto de quatro dos vários jogos da franquia Turrican.
Visto que, Turrican não vê a luz do dia a muito tempo, é confortante receber algo novo da franquia, para variar. Publicado pela Strictly Limited Games, o clássico Turrican é um nome que carrega muita magia e amor. Trazendo muita nostalgia e diversão, a coletânea nos presenteia com muitos desafios, mas pouca inovação e/ou novidades.
Disponível nas palataformas: PlayStation 4 e Nintendo Switch.
Uma jornada carregada de… ação?

Os jogos de Turrican, basicamente se passam em utopias apocalípticas, onde um bravo guerreiro se vê rodeado de ameaças robóticas, que tendem a aniquilá-lo. De certa forma, é algo bem clichê mas característico da época. Período onde obras como, Exterminador do Futuro e RoboCop reinavam, chega a ser óbvio não perceber as inspirações logo de cara.
Neste caso de game, é necessário indicar que a história não é lá grande o foco. Ela serve meramente de ilustração, e significação para o design dos cenários, e atmosfera que o jogo possui.
Afinal, o que há de grande profundo num homem, numa super armadura, carregando uma tonelada de armamentos? Isso, para combater alienígenas e robôs. Não espere a profundidade de um Kojima, não, esse não é o foco.
O design característico
Por mais que o plot não seja o foco, a parte mais importante de Turrican, é a construção de níveis desafiadores, que levam o jogador a delírio com as músicas estonteantes que carregam o título.
Conhecido pelo seu gameplay de ação e tiro, todavia, Turrican também é bem conhecido pelo seu design de level amplo, que estimula o jogador a explorar os grandes cenários em busca das recompensas, que com toda certeza, ajudam muito para a run perfeita.

A coletânea Turrican, não deixa a desejar quanto a dificuldade. Intocada, a dificuldade que o game traz ao jogador é digna de reconhecimento como um título tão antigo e amado. Muitas tentativas são necessárias para a finalização de qualquer título, já que, o jogo não dá trégua para o nível de ameaças e a constante necessidade que o mesmo trás, para que o jogador memorize bem os cenários/leveis.
O sentimento de concluir um nível em Turrican, é de imenso prazer. Navegar pelos cenários através da bala, e perceber que a beleza e os minuciosos detalhes dessa obra clássica, só adiciona mais lenha para o vislumbre de nostalgia que a coleção traz.
Vale mencionar, que a coletânea traz dois modos: o tradicional/clássico, e um ”facilitado” onde o jogador pode salvar o progresso, sem se preocupar em resetar o game por completo.
Um presente nostálgico de bom gosto
A esse ponto da análise, já fica claro que o público alvo é dos fãs queridos de longa data do game. O clássico da Factor 5, portanto, já é amplamente reconhecido por possuir uma extraordinária direção de arte e trilha sonora. As músicas fantásticas de Chris Huelbeck, emergem o jogador na odisseia futurística que é Turrican.

Visto que, Turrican bebe das altas inspirações da década de 90, a sua estética retrô reflete muito do que já veríamos em outros títulos da época. Uma vez que, as próprias trilhas sonoras já emergem nas transformações tecnológicas da época, a direção de arte chega como complemento visual para a imaginação do jogador.
Em virtude de transformar a experiência única, Turrican recorre sempre no uso do tradicional ”mix” de sintetizadores, para alavancar a interação com os efeitos sonoros. Uma fórmula perfeita, de resultado satisfatório em todos os títulos.
Uma vez um clássico, mas… e agora?
É indiscutível a importância de Turrican para a indústria de games, a sua composição clássica de ação com a mistura bem dosada de elementos de sua geração, nos traz pra essa composição final de um título recheado de paixão no seu game design. Visto que, é importante apontar que Turrican foi um dos pioneiros de ação, a nos apresentar cenários interativos e explorativos, que recompensavam o jogador (nesse cenário de jogos de ação e tiro ”linear”).
Restritos antes a títulos mais plataformers e ”metroidvanias”, Turrican é indiretamente a inspiração de muitos títulos atuais, tais como os de gênero third person shooter. O respeito e vislumbre é indiscutível, mas o que a coletânea traz de novo? Praticamente nada.
Presente apenas considerado aos fãs de longa data, a produção de Turrican: Flashback não inova em trazer novidades, ou propriamente, atrair um público novo para os clássicos games. O que é triste de certa forma, visto que o título carrega tanta importância e significado para o coração de muitos, seja pela trilha sonora marcante, gameplay divertida e inovações para sua época.
Uma vez que, restringindo o seu público, fica incerto dizer o futuro que a Factor 5 reserva para a franquia. Coletâneas anteriores, como as de MegaMan e Castlevania, foram tratadas com mais carinho e atenção, seja com novidades embutidas e, propriamente mais títulos para se jogar. Muitos sentiram a falta dos títulos sequenciais, a longevidade de jogos de Turrican, não passam de apenas uma ou duas horas, no máximo.
Considerações finais
Afinal, o que Turrican: Flashback é? Nada mais, nada menos, do que um presente aos fãs de longa data. Sem muito a acrescentar, ou inovar, a coletânea de quatros clássicos, é trazida com muito carinho. Nos colos daqueles que achavam que a série estaria perdida para sempre, isso caí como uma presente.
Mas, apesar do desenvolvimento atingir o público alvo, e possivelmente, não atrair um novo, Turrican não deixa de ser um clássico da era Retrô. O game da Factor 5, não falha em representar uma das épocas onde os games mais brilhavam e inovavam em seu desenvolvimento.
Trilhas sonoras marcantes e gameplay refinado para sua época, Turrican: Flashback, é o jogo perfeito para aqueles que buscam um desafio, com a dosagem perfeita de nostalgia.
*Análise realizada com chave concedida para PS4