Encontrar um amor é algo complicado, agora imagine em período de quarentena? Half Past Fate: Romantic Distancing conta uma história exatamente sobre isso!
Com data de lançamento para o dia 14 de fevereiro (o Dia dos Namorados lá na gringa) para PC e Switch, ele foi desenvolvido pela Serenity Forge e distribuído pela Way Down Deep e já possui até mesmo uma espécie de ‘prequel’: intitulada apenas de Half Past Fate.
Este, conta com 6 protagonistas de uma comédia romântica que vai e volta no tempo enquanto mostra a evolução dos relacionamentos de cada um.
Parece ironia encontrar amor em época de pandemia
Stephen é um cara normal que não entende muito bem de tecnologia. Um dia ele precisa consertar seu computador e por isso vai até a loja de eletrônicos local.
Lá ele encontra Robin, a ‘moça do caixa’. Como o técnico deles estava fazendo uma pausa, ela resolve ajudar Stephen.
Ao analisar o computador de dele, Robin percebe que os dois possuem um gosto musical muito parecido. E sabe como é, quando você encontra alguém tão compatível assim, você precisa conhecer essa pessoa melhor.
É o que os dois fazem! Stephen convida a moça para assistir a um show na semana seguinte, de uma banda que ambos gostam.
O que eles não estavam esperando é que naquela semana, a cidade iria declarar o famoso lockdown…
Half Past Fate: Romantic Distancing parte da premissa de não apenas encontrar um amor em tempos de distanciamento social, mas de mantê-lo.

Rápido demais?
Com pouco mais de uma hora de duração, o jogo vai te levar pela rotina do casal. Eles conhecem a casa um do outro, as coleções de discos e os hobbies. Tudo pela tela do computador.
Mas, como um relacionamento que começou na vida real e foi para o virtual irá sobreviver?
Logo de cara, Stephen e Robin mostram uma química ótima, tanto um com o outro quanto com o jogador. São personagens simpáticos e que te conquistam rápido.
Porém, mesmo que Half Past Fate passe boa parte de sua história mostrando cenas do cotidiano do casal em distanciamento, seu tempo de duração não se mostra suficiente.
Ao terminar, você sai com aquela sensação de ‘quero mais’.
Quero mais cenas dos encontros virtuais, mais conversas sobre a vida um do outro, até mais mais momentos realmente românticos. O jogo mostra a relação deles através de momentos específicos, mas nunca fica claro em que momento o relacionamento começou.
Quando que eles passaram de conhecidos para namorados nos dois meses de quarentena? Muitos momentos ficam perdidos na passagem de tempo.

Jogando e assistindo
Os controles de Half Past Fate são bem simples: em alguns momentos você terá que andar com o personagem seja ele Stephen ou Robin.
Você tem o comando de interação, o comando para iniciar um diálogo e para acessar seu inventário (mesmo que este sejam poucas as vezes que irá fazer isso).
O comando que você mais vai usar é o dos diálogos. Existe uma quantidade razoável de objetos que podem ser examinados e que tiram boas risadas quando você interage.
Além é claro, das muitas falas trocadas entre os protagonistas.
Em determinados momentos, o jogador terá opções de diálogo. Mas elas não afetam muito as ações ou a história. Dependendo da sua escolha, você terá uma linha de diálogo diferente ou que acrescenta uma fala a mais.

Distanciamento social
A única coisa nova que Half Past Fate traz é justamente a dinâmica da pandemia. Poder acompanhar o nascimento de um amor em uma época tão difícil realmente traz novos ares para as histórias de romance.
Mas, para por aí. Embora seja uma história legal de acompanhar, seu formato reduzido não deixa espaço para mais exploração. E nem mesmo os dois finais possíveis do jogo suprem essa necessidade.
Na sua própria jogabilidade não temos nada de novo também. Half Past Fate se propõe a ser um mínimo interativo, e acaba limitando o jogador nisso.
Sente o retrô
Half Past Fate: Romantic Distancing traz um estilo de pixelart misturando o 2D com cenários 3D.
Em toda a sua simplicidade ele ganha seu coração com animações bem-feitas e cores vibrantes. Embora se passe no presente, você tem a sensação de ser algo retrô.
E para combinar com essa atmosfera, nada melhor do que uma trilha sonora 16-bits!
Essa talvez seja a sua característica mais marcante. Em um determinado momento, Stephen coloca uma de suas músicas favoritas para tocar.
Ela é tão divertida e boa de escutar, que a única opção que tive foi parar de jogar para ouvir.

Distanciamento romântico!
Em suma, Half Past Fate: Romantic Distancing é um jogo curto com uma história divertida. Você vai adorar os diálogos repletos de referências e torcer para que Robin e Stephen fiquem juntos!
Porém, ele vai te deixar imaginando muitas possibilidades sobre a jornada do casal e que outras mecânicas poderiam ter sido inseridas.
* Chave cedida para análise.
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!