Märchen Forest é um dungeon crawler com elementos de RPG sobre uma aventura mágica e o destino de uma garota! Desenvolvido pela Primary Orbit e distribuído pela Clouded Leopard Enterteinment, ele foi lançado originalmente para PC em 2018 e fez a sua estreia no Switch em janeiro de 2021!
História
Coragem, verdade e amor. Essas são as três palavras que definem a jornada de Mylne em Märchen Forest.
Mylne é uma garotinha que vive em uma floresta encantada e que só deseja passar seus dias fabricando poções com seu avô.
Nesta floresta vivem criaturas peculiares, pinguins apaixonados, flores egocêntricas e um Bardo gentil e misterioso.
Entretanto, tudo muda quando uma noite de neve revela a passagem para uma caverna enigmática e que estranhamente tem ligação com a mãe desaparecida de Mylne.
Assim, a garota vai embarcar em uma jornada para descobrir o que aconteceu com sua mãe desaparecida e qual sua ligação com o misterioso Bardo.
Através das dungeons e de flashbacks mostrados, o jogador irá entender a motivação de cada personagem e aprender junto com eles lições importantes sobre a vida. E embora Mylne seja uma protagonista simpática, o destaque para a história de sua mãe acaba a ofuscando.
Com muitos mistérios a serem desvendados, uma Pedra Filosofal para ser encontrada e mais de um final para ser visto, Märchen Forest é uma aventura sobre entender o passado para encontrar seu próprio futuro.

Jogabilidade
A primeira mecânica apresentada no jogo é a de fabricação de poções. Mylne é uma alquimista em treinamento e precisa coletar ingredientes para fazer poções.
De início, não importa muito quais ingredientes você pega. Porém, quando essa mecânica é aplicada novamente em uma dungeon, as receitas das poções aparecem.
Não existe segredo aqui, mas é legal ver que a primeira mecânica apresentada terá sua importância ao longo do jogo.
E já que falamos em dungeon, o que não vai faltar são batalhas e exploração.
Elas são divididas em andares e cada andar possui seu próprio conjunto de salas com armadilhas e tesouros.
Märchen Forest bebe da fonte de RPGs e dungeon crawlers clássicos nesse quesito. A exploração será recompensada com itens especiais que aumentam sua vida e que podem ser trocados por dinheiro.
Mas cuidado! Ao entrar em uma dungeon, você deve ficar de olho na sua barra de ‘comida’. Ela irá diminuir gradativamente ao longo da exploração e se ficar zerada, você irá perder pontos de vida bem rápido.
Durante a exploração, Mylne conseguirá encontrar itens que aumentam a barra de ‘comida’.
Não existe a possibilidade de salvar a qualquer momento. Ou você volta para o começo da dungeon, o que automaticamente cura todos os seus status e te possibilidade estocar itens. Ou continua avançando até encontrar uma fogueira que funciona como o checkpoint.

Vamos explorar!
Conforme você avança os andares, a complexidade das dungeons aumenta. A exploração não fica impossível, mas o fato de não existir nenhum mapa dificulta sua trajetória lá dentro.
Outro ponto que vale ressaltar sobre isso são os próprios itens que você encontra lá dentro. Alguns deles devem ser entregues para Rosetta.
Ela é dona de uma loja no começo da dungeon e irá identificar relíquias que você encontra. Se você consultar o livro dela, aprenderá um pouco mais sobre os seus achados.
Porém, itens usados para melhorar seus status (como curar pontos de vida ou de comida) não possuem descrição. Então, há momentos em que você está em uma situação crítica e precisa testar os itens para saber o que cada um faz.

Inovando no combate
Por ser um RPG, é claro que Märchen Forest possui um sistema de combate. Divertido, até que fica repetitivo.
Mylne possui três opções: atacar, defender e desviar. Em um certo momento da progressão, o jogador poderá desbloquear o Dojo. Um lugar onde a garota irá aprender novas técnicas de ataque pelo preço de alguns sushis.
No quesito defesa, o jogo apresenta a mecânica de ‘parry’. Os inimigos possuem quatro tipos de ataques: um vermelho que deve ser desviado, um verde que deve ser defendido, um azul que o jogador não tem escolha a não ser aceitar e um ataque normal que pode ser contestado.
Esse ataque normal traz dois flashes na tela, no qual o jogador deverá defender no momento certo para realizar o ‘parry’ e atordoar o inimigo.
Isso dá a abertura que Mylne precisa para realizar seu ataque especial. Ele dá um dano consideravelmente maior que os ataques normais e é constantemente recomendado pelo jogo.
É inegável o quão divertido é aprender os ataques dos inimigos e conseguir usar seu ‘parry’ de maneira certa. Mas, o jogador logo percebe que não importa quantos ataques você aprenda no Dojo, o ‘parry’ sempre valerá mais a pena ser usado.
Por mais que essa mecânica seja inovadora, eventualmente o combate fica repetitivo. Isso sem falar que a opção de fugir ou de pausar uma batalha não existe.

Minigames para relaxar
Se você se cansou da exploração, a opção de sair da dungeon é acessível a qualquer momento. E do lado de fora, Märchen Forest oferece algumas opções para descontrair do clima pesado.
Uma delas é o quiz sobre cogumelos! Isso mesmo. Do lado de fora da casa de Mylne, um cogumelo amigável te oferece a opção de testar seus conhecimentos.
Nesse sentido, se você é um especialista nesse assunto, o seu momento chegou! Mas, se cogumelos não são sua praia, você pode ajudar um pinguim apaixonado!
Paulie é um pinguim que admira Pauline de longe. Sua baixa autoestima o impede de confessar seu amor para ela. Por isso, Mylne irá treiná-lo para que ele ganhe confiança e possa finalmente declarar seus sentimentos!
Mas estamos falando de um treinamento físico aqui, a garotinha não é nenhuma especialista em amor! Você deve escolher o tipo de treinamento e quando julgar que Paulie está preparado, poderá manda-lo para a confissão!
Visto que eu sempre digo que todo jogo bom tem minigame de pesca, Märchen Forest não é diferente! A floresta onde Mylne mora tem um pequeno rio que te permite pescar! Ao carimbar os peixes em um papel, você pode trocar por dinheiro e isso te possibilita comprar varas de pescar melhores.
O que não falta são opções para se distrair das dungeons.

Arte e trilha sonora
Embora Märchen Forest tenha gráficos bem simples, suas ilustrações de personagens são motivo de destaque. Quase como uma visual novel, personagens importantes da história tem suas ilustrações mostradas na hora do diálogo.
E elas mudam de acordo com o sentimento transmitido por eles.
Também é válido destacar o design dos inimigos. Fofos e assustadores na medida certa. Os moradores da floresta de Mylne também possuem muita personalidade, mas é interessante perceber que quem tem o design mais caprichado terá mais importância na trama.
Quanto à trilha sonora, Märchen Forest faz um trabalho excelente! Cada cenário possui sua própria música e até quando você abre o menu, a trilha muda.
Quando estamos com Mylne na floresta, temos essa sensação de segurança passada pela música. Já dentro das dungeons, a trilha nos deixa em alerta para os perigos.
Outro destaque para o áudio do jogo é a atuação dos dubladores. As falas estão todas em japonês e transmitem com muito louvor o sentimento dos personagens, que só ficam mais complicados conforme você avança.
Conto de fadas?
Märchen Forest é uma homenagem ao gênero do RPG, com uma história que lentamente aumenta seu significado. Com algumas características que podem melhorar, ele ainda te diverte e é uma boa pedida para os fãs do gênero.
*Chave cedida para análise
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!