Root Double –Before Crime *After Days –Xtend Edition é uma visual novel japonesa desenvolvida pelos estúdios Yeti e Regista e distribuída pela Sekai Project.
Já lançada para PC e PSVita, Root Double chegou para Nintendo Switch em 26 de novembro de 2020.
Como funciona uma Visual Novel
Root Double é uma visual novel, ou seja, pense em um livro com elementos de videogame.
Ao contrário de jogos como Life Is Strange ou The Walking Dead da Telltale, em que você segue uma história com escolhas que afetam o destino dos personagens e incluem bastante interação com o cenário e com os envolvidos. A visual novel tem muito menos ação.
Esse gênero é altamente focado na história. Normalmente possui diversos finais e todos são baseados nas escolhas que você faz em momentos chave do enredo. Algumas visual novels podem até incluir elementos de RPG ou Dating Simulator.
Root Double vai pela linha mais raiz da coisa. Mas tem uma diferença: o seu sistema de escolhas.
Enquanto outras VNs apresentam escolhas claras para que você siga a história, Root Double traz um sistema novo: o SSS.
Em quem confiar?
O Senses Sympathy System como é chamado, te dá uma escala de confiança para cada personagem envolvido na trama (incluindo o personagem que você, o jogador, interpreta). Nos momentos chave da história, você poderá aumentar ou diminuir a confiança que sente em certos personagens. E é isso que vai decidir o seu destino.
Mas, por mais que seja inovador, esse sistema não se mostra simpático (há, a ironia) com o jogador. Muitas vezes, você se verá obrigado a decidir o nível de confiança de personagens que aparentemente não estão relacionados com a situação atual.
E na maioria das vezes, a escolha para um melhor final não fica clara.
Então pense com calma em cada escolha e não deposite sua confiança apenas na personagem que você mais gosta. Às vezes, isso vai acabar te levando direto à um dos inúmeros bad endings!
E por falar em bad endings, Root Double não tem medo de usar e abusar deles. Antes de começar a história, você tem que escolher entre dois personagens.
Cada um deles tem seus motivos e histórias separados, mas em um determinado momento as rotas se juntam e complementam uma a outra.
A história de um deles possui o humilde número de DEZENOVE finais diferentes.
Se você é daqueles que gosta de descobrir todos detalhes da história, tem aí um prato cheio de conteúdo para explorar.
Mas sobre o que é a história de Root Double?

Before Crime, After Days
O ano é 2030 e telepatia é uma habilidade praticamente normalizada entre crianças do mundo inteiro.
No Japão, a cidade de Rokumei é fundada para que essas crianças e suas famílias possam viver em paz com seu poder de comunicação recém-descoberto.
Um pouco mais isolado da cidade está o Instituto LABO, um local que realiza pesquisas nucleares e biológicas.
No dia 16/09, as 6h19 da manhã, LABO registra uma explosão em seu reator nuclear e os bombeiros são chamados para conter a tragédia e resgatar as vítimas.
A partir desse acontecimento, Root Double oferece dois protagonistas com os quais o jogador poderá escolher acompanhar a história e suas escolhas.
Watase – √After
A primeira é de Watase, um bombeiro que foi enviado ao LABO para conter as chamas e resgatar as possíveis vítimas. Junto com seu esquadrão, denominado Sirius, ele entra no laboratório subterrâneo.
Mas, coisas estranhas acontecem e Watase acorda duas horas depois sem memória alguma do que aconteceu ou de quem ele é.
Enquanto tenta recobrar suas lembranças, ele irá enfrentar situações extremas junto com seu esquadrão e com os civis que ficaram presos lá dentro.
Eles precisam sobreviver por nove horas até que o resgate chegue. Porém, boa parte das salas estão pegando fogo. E a cada minuto que passa, eles ficam mais expostos ao vazamento de energia nuclear.
E se não bastasse tudo isso, há um assassino no à solta e todos são suspeitos.
Watase terá sua fé na humanidade testada assim como a sua confiança em si mesmo. Afinal, será que ele é o mesmo homem de antes?
Tenha bastante cuidado nas suas escolhas, qualquer uma delas pode levar a um dos dezenove finais disponíveis.

Natsuhiko – √Before
Com cinco finais disponíveis, a rota de Natsuhiko cobre duas linhas do tempo diferentes: uma no passado, que mostra acontecimentos que culminam no acidente do LABO.
E a outra é no presente, justamente durante o acidente.
Junto com suas amigas Toshiro e Saliyu, eles estão dispostos a impedir uma tragédia dentro do laboratório.
Entretanto, o encontro com Yuuri, uma das amigas de infância de Natsuhiko que nunca sai de casa, muda totalmente sua perspectiva dos fatos.
Assim como Watase e a equipe do Sirius, Natsuhiko e as garotas lutam para sobreviver enquanto investigam o laboratório.

Situações extremas
Embora cada rota possua suas peculiaridades, elas se complementam.
Algumas perguntas que ficam na rota de Watase são respondidas na rota de Natsuhiko e vice-versa.
Porém, para desvendar a história completa, é necessário desbloquear todos os finais. E isso requer mais de trinta horas de dedicação.
Em alguns momentos, você nem vai ver esse tempo passar. Entretanto, Root Double tem um pacing um pouco lento em certas partes da história. O que pode dificultar para quem quer ver todas as possibilidades oferecidas.
No geral, todo o elenco de suporte é muito bem escrito e com escolhas claras e coerentes. Há personagens que você vai gostar mais do que de outros.
A rota de Watase por vezes lembra aqueles filmes de tragédia (provavelmente estrelado pelo The Rock ou algum ex-Disney), mas com aquele toque de suspense que só uma obra japonesa poderia ter.
Acumulando mistérios, perguntas sem resposta e bad endings em excesso, Root Double te deixa engajado do início ao fim. Mesmo que alguns momentos pareçam lentos demais.
Arte
As palavras ‘visual novel’ e ‘japonesa’ juntas numa mesma frase já são uma dica de como vai ser a arte da história: anime.
Como o gênero pede, todas as cenas são narradas em uma caixa de texto enquanto os personagens ficam estáticos na tela.
De acordo com suas emoções, eles podem mudar a postura e Root Double mostra até a boca deles se mexendo quando estão falando.
Em cenas especiais, ilustrações mais caprichadas ocupam a tela e é um dos destaques da arte do jogo.

Trilha Sonora
Se em algumas cenas a arte impressiona, a trilha sonora complementa a experiência. Isto é, muitas faixas de música estão ali para dar a noção dos ambientes de casa cenário da história. Ou seja, ela cumpre seu papel sem muitas faixas impressionantes.
O verdadeiro destaque sonoro de Root Double são seus efeitos de som e sua dublagem. Efeitos como o de explosões, incêndios, passos e sirenes são lindamente executados e adicionam bastante imersão para quem joga.
E os dubladores estão de parabéns! Muitas cenas requerem emoções à flor da pele e, por mais que esteja em japonês, o jogador sente claramente a emoção em suas vozes.
Memórias são ambíguas
Em conclusão, Root Double é um bom exemplo do gênero de visual novels, mesmo com suas falhas.
Se você nunca jogou algo do gênero, infelizmente esta não é uma boa porta de entrada. Mas, para quem já tem familiaridade, é uma excelente indicação.
Você está pronto para questionar suas próprias memórias e escolhas?
* Chave cedida para análise
Gostou da análise? O Garota no Controle tem muito mais!