Introdução
Com alegria que falamos de SNK VS Capcom: The Match of the Millenium, o mais recente lançamento da coletânea NEOGEO Pocket Color Selection para Nintendo Switch. Já falamos de Fatal Fury: First Contact e de The Last Blade: Beyond the Destiny. Provavelmente, você pode não o ter jogado na época em que esses jogos tiveram seu lançamento. Porém, graças a essa parceria entre Nintendo e SNK, podemos aproveitar a versão de bolso desses jogos.
SNK VS Capcom: The Match of the Millenium, desenvolvido pela SNK e portado pela Code Mystics, lançado em 17/02/2021.
Disponível para Nintendo Switch aqui.
O jogo
SNK VS Capcom: The Match of the Millenium vai além dos outros títulos lançados até aqui. Tanto pela quantidade de personagens disponíveis (26 no total) como pela melhoria gráfica. Certamente, os desenvolvedores souberam extrair o que o console poderia oferecer naquele momento.
Os recursos de emulação se mantêm nesse crossover. Tais como a função REWIND, de retroceder alguns momentos da partida e tentar uma nova forma de progresso. Também continua o salvamento automático da partida. Assim, não precisa ficar preocupado se tiver que desligar o console no meio de uma campanha arcade, por exemplo.
O game possui uma história simples, apenas para justificar a união de Geese e Bison, mas nada relevante. Porém, se finalizar o modo arcade com as duplas/times pré-determinados, verá os finais das respectivas duplas/times. Ainda, há a presença de modos extras em SNK VS Capcom: The Match of the Millenium. São bem divertidos e difíceis.

Os modos de jogo
A quantidade de modos de jogo presente faz com que SNK VS Capcom: The Match of the Millenium seja jogado constantemente. Mais ainda se quiser desbloquear os personagens secretos.
– Como lutar
Antes de falar dos modos em si, falaremos dos estilos de combate presentes no jogo. Em primeiro lugar, Counter Style, o qual relembra o antigo modo de encher barra ao pressionar e segurar os botões de King of Fighters 94. Em segundo lugar, Average Style, muito similar ao padrão Capcom de barra de especial presente em Street Fighter Alpha/Zero; entretanto, enche apenas até duas barras. Por último, Rush Style, utilizando o modelo adotado em King of Fighters 97. Neste modo, pode encher até 3 barras.
– Tournament
Este modo representa o ARCADE de SNK VS Capcom: The Match of the Millenium. Contudo, o jogador tem três opções de como jogar: modo 1X1, TAG (em duplas) e TEAM (3×3). Nos modos TAG e TEAM, caso escolha as duplas (ou os trios) pré-definidas poderá ver interações específicas e o final verdadeiro.
– Olympic
Dentro deste modo há outros modos que são influenciados por qual lado você escolhe: Capcom ou SNK. Por exemplo, há minigames em que você pode atirar em aliens da série Metal Slug ou cortar bonecos de palha da série Samurai Shodwon. E claro, não pode faltar os conhecidos TIME ATTACK e SURVIVAL. No primeiro, você tem de derrotar cinco adversários o mais rápido possível. Enquanto no segundo, você tem de sobreviver a 100 lutas consecutivas.

Jogabilidade
Jogar um Fighting Game em um portátil não é fácil. Pois da mesma forma que uma pessoa teria cuidado em como fazer os comandos especiais em um NEOGEO POCKET, também tem em fazer em um Nintendo Switch.
Os comandos saem fácil, sem maiores dificuldades. Controles são precisos dentro de suas limitações (lembrando que é um port de um jogo antigo). O defeito nesta versão é não ter o mesmo tipo de acessibilidade que Fatal Fury: First Contact teve.
Infelizmente, não há possibilidade fazer ↓ depois → e soco para soltar um Hadouken do Ryu por exemplo. Agora é necessário o fazer o comando completo ↓↘→ + soco. Por isso, o direcional PAD do Switch pode ser inviável. Eu achei mais confortável jogar na TV usando o controle padrão da Nintendo. Todavia, para os portadores de Switch Lite, não há essa opção.

Visual
A arte de SNK VS Capcom: The Match of the Millenium é em Super Deformed, SD, visual bem bonito e adequado para a tela pequenina. Dessa maneira, seguindo o padrão dos outros jogos. Também há os cenários familiares às franquias da SNK e da Capcom em estilo miniatura. Eles ficaram mais coloridos e detalhados em relação ao Fatal Fury e Last Blade da mesma coletânea.
As Skins de NEOGEO POCKET Color permanecem e podem ser vistas tanto na tela do Switch ou da TV. Também é possível escolher skin nenhuma do portátil (eu preferi com a skin de novo). Falando em TV, apesar de o jogo não ter sido projetado para uma tela grande, não foi desconfortável ver em tamanho aumentado (foi testado em um TV de 40 polegadas).
Outra coisa positiva é que o visual é bem colorido. Mais do que os antecessores dessa coleção. Certamente, há mais detalhes tanto nos personagens quanto nos cenários. Assim, a experiência fica mais interessante e os mais nostálgicos podem reparar os detalhes e dizer: “olha, colocaram isso também aqui”. A exemplo, incluíram também as aves que ficam no cenário do Ryu.

Som
SNK VS Capcom: The Match of the Millenium me decepcionou um pouco neste ponto. Se em Fatal Fury: First Contact havia um som mais nítido, mesmo que um downgrade do arcade. Nesse aqui, temos músicas com um pouco mais de ruído. Algumas são reconhecíveis, outras nem tanto. Porém, nada tão diferente ou tão ruim assim, mas pareceu que não ficara tão bom.
Conclusão
SNK VS Capcom: The Match of the Millenium é a evolução dos jogos de luta da linha NEOGEO Pocket Color Selection para Nintendo Switch. Continua agradando os fãs de jogos de luta e representa uma ótima peça para a coleção. O jogo tem vários modos que te manterão ocupado. Portanto, não há mesmice nesse título. Será que você conseguirá habilitar todos os personagens?
*Jogo analisado em Switch com key disponibilizada