Introdução
SpongeBob: Battle for Bikini Bottom é um plataforma 3D baseado em um jogo de Playstation 2 de mesmo nome. Para muitos, o antigo jogo era o melhor do nosso amigo calça quadrada. A Purple Lamp Studios e HandyGames foram responsáveis pelo desenvolvimento e THQ pela publicação. Juntos, eles tiveram o desafio de fazer um Remake que superasse o original e fosse tão querido quanto.
O lançamento do jogo aconteceu dia 23 de junho de 2020 para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows. Mais recentemente saiu para a plataforma Android e iOS.
Para conhecer outras análises nossas, vejam aqui.
A História de SpongeBob
Tudo começa com Patrick, Bob Esponja e uma concha. Para a surpresa de muitos, Patrick conta que colocou migalhas de biscoito dentro da concha para no outro dia ele ter vários biscoitos. Por isso, eles têm a ideia de repetir a ação, mas com um robô, pois queriam brincar com um robô gigante.
Para dar certo, Patrick solta algumas palavras e espera até o dia seguinte. Então, a Fenda de Biquíni acorda em um caos, com robôs para todos os lados, destruindo tudo.
Durante a história, ainda no início, eles se encontram Plankton, que aparenta agir de forma muito suspeita em relação a todo esse problema com os robôs.
A jogabilidade de SpongeBob
Sendo um jogo de plataforma 3D, você pode andar com os personagens livremente pelas fases. Além disso, é possível jogar com Bob Esponja, Patrick e Sandy. Eles se diferem em algumas habilidades especiais, pois a Sandy consegue voar, Patrick arremessar objetos e Bob Esponja pode virar bola, subir paredes e pular e cair com tudo.
Você pode trocar de personagem livremente nos pontos de ônibus. Todavia, cada situação exige um personagem diferente, justamente pelas características que os diferem. Portanto, você deve se adaptar às situações da fase e escolher o personagem com as habilidades corretas.
Então, basicamente temos que passar a fase matando inimigos, decifrando algum pequeno puzzle e realizando coleta de itens. Em seu caminho, você destruirá os mais variados tipos de robôs, cada um com uma forma diferente de se enfrentar. Porém, eles são bem fáceis.
Não importa o personagem que você estiver, a dificuldade será a mesma. Mas Bob Esponja vai bater com a rede, a Sandy vai laçar com a corda e o Patrick dá uma barrigada.
Desafios no fundo do mar
Os puzzles variam bastante, pois podem ser um simples aperto de botão em vários locais da fase ou algo bem mais elaborado e difícil, como guiar uma bola até chegar no final de um percurso.
Esse puzzle da bola exige muito cuidado do jogador. Resumidamente, uma bola irá percorrer uma trilha, seu trabalho será o de ativar botões espalhados pela sala para ativar as partes do caminho que estão faltando. Porém, eles só funcionam por poucos segundos e você deve ativá-los no momento certo para que a bola não caia do caminho.
Assim, a dificuldade está em prever o caminho que a bola fará, pois não é tão fácil ver qual será o próximo passo no caminho, além de acertar o timing dos botões. Confesso que nessa situação fiquei meio frustrada, pois cada parte do percurso que eu acertava, acabava por errar a próxima etapa. Precisei repetir esse puzzle inúmeras vezes até entender todo o percurso.

E os colecionáveis de SpongeBob?
Há muitos colecionáveis espalhados pelas fases para se encontrar, e eles podem variar entre as Espatulas douradas, Objetos brilhantes e Meias Sujas.
Os mais importantes são as Espatulas douradas, já que é preciso ter uma quantidade mínima delas para abrir cada uma das fases. É possível consegui-las escondidas nos cenários, através de um desafio dado por algum personagem e também trocando Objetos brilhantes com o Siri Gueijo.
Os Objetos brilhantes conseguimos eliminando inimigos, e servem como a moeda do jogo. Com eles, podemos comprar as espátulas e abrir conchas e portas trancadas.
As fases
As fases podem ser bem diferentes. Assim é possível diversificar as ações como: andar, voar e até escorregar. Os chefões são bem divertidos e basicamente toda habilidade nova que aprendemos acaba virando útil para ataca-los.
Cada um dos chefões apresenta uma forma diferente de ser derrotado, o que acaba por ser sempre um novo desafio ao jogador. Outro fator interessante, é que estas lutas são comentadas por um peixe narrador, que aparece no canto da tela sempre que acontece algo importante na tela, é bem engraçado.
Explorar toda a fase é algo bastante incentivado, já que precisamos das Espátulas para ir adiante. Além disso, é sempre interessante ajudar os personagens, muitos pedirão nossa ajuda e darão uma espátula como recompensa.
Por meio do mapa, é possível acessar os locais que já foram abertos por nós. Outra opção é pegar um Taxi, dentro da fase e voltar para a Fenda do Biquíni.

A trilha Sonora
As faixas do jogo combinam muito com as fases. Enquanto estamos na Fenda do Biquíni, a faixa que toca provavelmente vai vir na sua cabeça em vários momentos, pois a música é boa de ouvir e viciante.
Similarmente, o mesmo se aplica as outras fases, pois a música que toca marca de forma muito certeira, ainda mais se você é fã da animação. Afinal de contas, a nostalgia fala alto nessa situação, pois já conhecemos bem este mundo, e bastam apenas algumas notas da música para toda a lembrança dos desenhor vir à tona.
A Arte
Neste jogo parece que estamos dentro do desenho animado. Cada detalhe é muito bem feito, as cores são muito vivas e os personagens remetem a animação já conhecida.
Os cenários encantam pela sua riqueza e capricho. Inclusive dando a sensação que você já assistiu isso antes, e pode ter assistido mesmo, já que as fases lembram muito episódios vistos na televisão.
Os movimentos dos personagens são super fluídos. As expressões faciais passam facilmente as emoções dos personagens, e algumas vão lembrar vários memes que você já viu na internet.
Aliás, o humor é um ponto bem forte encontrado em SpongeBob, pois o jogo apresenta as situações mais engraçadas possíveis. Podemos ter um peixe narrando nossa luta contra os chefões, ou até mesmo a forma que o personagem principal desce no escorregador, usando a linguá como se fosse um esqui.

Conclusão
Mesmo não sendo um jogo inovador, nem mesmo na época do jogo original, SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom apresenta uma boa pitada de humor bobo e uma jogabilidade bem diversificada que consegue te prender e divertir do início ao fim.
Não precisa de muito para uma criança se encantar com as cores vivas e com os personagens carismáticos que aqui temos. Já para os adultos, a nostalgia dos desenhos vai nos puxar para telinha e não vamos largar mais.
A THQ fez um jogo para todas as idades, e pode ter certeza que você vai se divertir em cada fase, com cada personagem e a cada boss.
* Chave concedida para análise.