Introdução
Ys IX: Monstrum Nox é um RPG de ação desenvolvido pela Nihon Falcom. Lançado para Playstation 4 no Japão em setembro de 2019, a NIS América fez seu lançamento global para Playstation 4 no dia 2 de fevereiro de 2021. A obra é o mais recente lançamento da série renomada da produtora.
Apesar de já existirem diversos títulos da série, essa foi a minha primeira experiência com ela. Por isso, não irei comparar com seus antecessores.
História
Adol Christin é o protagonista mais uma vez. No entanto, em Monstrum Nox ele é um prisioneiro da famosa cidade de Balduq. Bem como a cidade, a prisão também é famosa e as pessoas temem ficarem presas lá.
O game inicia com a fuga da prisão de Adol, a qual ensina os comandos e o sistema de batalha do jogo. Entretanto, no decorrer dela, o protagonista se vê sem saída e encontra uma mulher misteriosa que, por sua vez, o amaldiçoa sem questionar.
Em resumo, a maldição dá habilidades especiais ao ser mas também o limita, transformando-o em um Monstrum. No caso de Adol, é impossível sair da cidade. Portanto, sendo um procurado na mesma e impedido de sair dela, o herói precisa descobrir como quebrar a maldição.
Este é o alicerce da história geral. Contudo, conforme ela se desenrola, outras questões envolvendo a cidade ficam em evidência, sendo uma delas, a existência de outros cinco Monstrums.
Vale lembrar que os Monstrums são perseguidos pela guarda local, taxados como malvados por toda a população. Isto força que eles ajam anonimamente.

Um pouco mais de história
No início, ocorre um evento que invoca Adol em outro mundo. Aprilis, a mesma mulher que o amaldiçoou, também está aqui. O mundo em questão é denominado de Grimwald Nox.
Em Grimwald Nox, os Monstrums devem derrotar as criaturas para impedir que elas alcancem a superfície humana. A cada evento desse que ocorre, a história desenrola um pouco mais e vai revelando seus mistérios.
Além disso, cada Monstrum é liberado e jogável conforme a narrativa avança. Todos eles possuem enredo próprio que o jogo trabalha muito bem, intrigando o jogador em cada momento.
No geral, o roteiro funciona bem. Utiliza, em sua maior parte, de plots comuns na indústria, porém, executa de forma natural e crível, sem forçar a barra. Amarra a história de todos os monstrums e suas pessoas mais próximas. Tudo gira como uma máquina, cada engrenagem cumprindo seu papel.
As missões secundárias são ligadas à história principal, mas não restringem o avanço da mesma. Aliás, essas missões não são repetitivas e expandem o mundo do jogo.

Jogabilidade
Ys IX: Monstrum Nox possui muitas qualidades quando o assunto é jogabilidade. Toda ação feita é extremamente responsiva e o jogo te guia bem sobre o que fazer. Sendo assim, quanto maior o empenho em aprender o que o jogo tem a oferecer, mais recompensador é.
Imbuído de muitas mecânicas, a obra refina cada uma delas e as simplifica bastante. Portanto, nenhuma mecânica presente no jogo é difícil de aprender ou entender. Cada nova função é apresentada por um guia bem prático e curto.
Explorar os mapas disponíveis, entrar em combates ou pensar na melhor maneira de equipar seu personagem, tudo é simples e prazeroso. Em suma, a equipe trabalhou muito bem para refinar todas as features que o jogo possui, resultando em uma ótima experiência.
Exploração
No início parecia que não seria muito interessante.
Mas, assim que o jogo libera para explorar a cidade, me peguei indo para todo canto em busca das pétalas, grafitis e baús. A sensação de ir descobrindo o mapa misturada com a de encontrar estes pontos de interesse é empolgante.
Assim sendo, desbloquear uma área nova é sinônimo de mais itens (possivelmente inéditos), novas missões secundárias, novas lojas para comprar itens, etc. O game cria uma vontade espontânea de progressão, adicionando coisas úteis em cada nova área explorada.
Para estimular ainda mais a exploração, alguns NPC’s oferecem prêmios por atingir um número específico de pontos de interesses descobertos. Todos os pontos possuem um tipo de recompensa.

Grimwald Nox
Ainda que o mundo onde os Monstrums são invocados para derrotar as criaturas seja de grande importância para a narrativa da obra, ele também brilha como mecânica.
Existem três modos de jogo aqui: cercos, lacrimosa e lua cheia. Basicamente, os modos consistem em evitar que ondas de criaturas avancem ou destruir cristais. Apesar de simples, todo o ambiente, música e motivação são suficientes para empolgar.
Para auxiliar o jogador, os companheiros dos Monstrums dão suportes através de habilidades durante os eventos. É possível elevar o nível dessas habilidades através do aumento de afinidade com cada personagem.
Além disso, é possível criar e melhorar mecanismos de defesa que também auxiliam o jogador nas invasões de monstros.
Dandelion
Apesar de os Monstrums serem capazes de trocarem sua aparência, nunca é bom correr riscos. Para isso, Adol e seus companheiros montam um bar que serve como base. Este é nomeado de Dandelion.
Em resumo, é nele que você gerencia seus recursos. Criar equipamentos ou melhorar armas, adquirir novos itens, comprar consumíveis, etc. Ao avançar na história, novas funções são liberadas para o jogador.
Em um certo ponto, quase não é mais necessário utilizar das lojas da cidade, é possível conseguir a maioria dos itens por NPC’s. Ainda assim, alguns itens são obtidos somente na cidade.
Dandelion é um lugar tranquilo e calmo, perfeito para a preparação da sua equipe. Uma boa sacada para implementar uma central de recurso no jogo.

Habilidades dos Monstrums
Para começar a falar do combate de Ys IX: Monstrum Nox, é necessário dizer o quão importante as habilidades são.
Elas ditam o ritmo da luta. A capacidade de criar combos com cada personagem ou entre eles é grande e satisfatória. O rodízio dos heróis acontecem em um único sentido. Portanto, a posição de cada um na equipe é muito importante.
Cada herói pode manter quatro magias ativas. É possível ter no máximo três heróis na equipe ativa. Sendo assim, é possível ter, em um combate, doze habilidades disponíveis.
Se uma magia ergue o inimigo, você pode trocar para o personagem que se beneficie disso e continue o combo com uma habilidade aérea. Dessa maneira, a defesa do inimigo irá quebrar e, por consequência, ficará mais fácil derrota-lo.
Em conclusão, dominar as habilidades facilita o jogo, além de ser muito gostoso acertar um combo de magias.
Itens e Equipamentos
Decidir se o Adol irá ser mais resistente e fazer uma boa linha de frente no combate ou massacrar todo inimigo em sua frente com um ou dois golpes é seu dever. Apesar de o jogo não oferecer mais de uma arma para cada herói, os acessórios e elixires suprem essa ausência de opção.
Cada personagem possui um espaço para arma e dois para acessórios. As armas dão como base força. As de alguns heróis dão status diferentes, mas nada que o prenda em alguma função. Já os acessórios dão atributos variados e são eles que modificam com maior intensidade um personagem.
Usar um colar que dá mais vida ou um anel que dá mais força? É esse tipo de escolha que deverá ser feita. Talvez usar uma luva que aplique condição negativa e um escudo para aumentar a defesa seja uma boa escolha. Essa profundidade de build que os acessórios entregam no jogo.
Já os elixires, eles aumentam a base de algum status. Com eles, é possível fazer um Adol que aguente muita porrada ou então que dê muita porrada. Esse aspecto me surpreendeu bastante, por ser simples e efetivo.

Adquirindo os Equipamentos
Assim como todo bom RPG, a maneira de conseguir itens deve ser satisfatória. Sem dúvida, Ys IX faz isso.
Seja através dos portais que surgem de maneira aleatória na cidade, em masmorras fechadas ou então nas áreas abertas. Uma vez que você decide coletar os recursos que precisa, haverá maneira prazerosa de fazer.
Existe também duas formas de adquirir itens fora a eliminação de monstros. Trocando pontos ou itens inferiores por superiores, ou então quebrando os recursos naturais das masmorras e mapas abertos.
A opção do grinding existe, porém, não é necessária para terminar o jogo. O jogo te dá a possibilidade, porém não te obriga.
Combate
A estrela de Ys IX: Monstrum Nox. Com certeza, a melhor parte da obra. Extremamente fluido, com comandos simples e efetivos, o combate é o que o jogo tem de melhor a oferecer.
Existem poucos elementos no combate. A fraqueza do inimigo, capacidade de desviar ou aparar um golpe e seus próprios ataques e sua mana. Estes são os únicos elementos que precisam de atenção no combate de Ys IX.
Embora seja simples, a responsividade que a luta tem para com as ações do jogador é muito agradável. Sobretudo, os combos encaixam sem dificuldade, as esquivas perfeitas e aparos também. É uma belíssima mistura de RPG com Hack n Slash.
As lutas contra os chefes são bem divertidas. Cada chefão é único e possui seus próprios golpes. Elas variam de uma mosca-gigante que pula de um lado para o outro até uma centopeia andando pela parede.
Seja como for, é sempre gostoso batalhar em Ys IX: Monstrum Nox. Contra um grupo de inimigos no mapa ou contra o último chefe, o prazer do combate é sempre o mesmo.

Direção de Arte
Como esperado de um RPG japonês, os traços são os mesmo das animações japonesas. Buscam um estilo único na aparência para cada personagem principal e atingem o objetivo. Apesar desses estilos serem estereotipados, não é algo que incomoda.
Jogo é muito bem colorizado, principalmente quando estamos em Grimwald Nox, onde os tons do roxo e rosa são bem fortes e contrastam com o verde-claro das criaturas. Já na cidade, o cinza é bem predominante para lembrar da prisão de pedras que a cidade é conhecida por ter.
Mas nem tudo são flores. As animações do jogo, fora de combate, não são fluidas. Os personagens giram no próprio eixo para só depois realizarem a ação. Ou seja, vemos os personagens girando para só depois andar.
A reutilização de modelos 3D também é alta. Diversas vezes fazemos missões com NPC’s que são iguais à outros, porém não são os mesmos. Isso diminui a imersão no jogo, pois vemos várias vezes o mesmo modelo no mesmo lugar.
Vale ressaltar que, em alguns momentos de exploração, a taxa de quadros por segundo (FPS) cai. Nada que comprometa a jogatina, mas é chato. No combate não ocorre a queda de FPS.
Trilha sonora
Junto com o combate, é o destaque da obra.
Ys IX: Monstrum Nox tem músicas incríveis. Épicas e animadas que acompanham o ritmo das cenas. Elas amplificam a diversão do combate ou então dão o tom certo e necessário para a cena.
Músicas todas instrumentais, sem vocal. Baseada no rock, elas não deixam a peteca cair em nenhum momento. Até nos momentos mais simples e cotidianos, existe uma música um pouco épica para acompanhar. Dessa forma, a trilha sonora coloca você na fantasia que o jogo é.
Entretanto, a dublagem não está presente em grande parte do jogo. Somente em alguns momentos chave da obra que os personagens possuem voz. Isso atrapalha um pouco e pode disperçar os jogadores em meio a linhas e mais linhas de diálogo.

Conclusão
Ys IX: Monstrum Nox com certeza vale a pena. Como jogador de primeira viagem, o título surpreendeu e me animou para jogar os títulos mais antigos. Com uma história divertida, envolvente e intrigante, o jogo se mostra muito competente com sua mecânicas muito bem polidas e seu combate majestoso acompanhado de uma trilha sonora linda. Todavia, seus problemas com a dublagem, animação e reutilização dos modelos existem mas não interferem em sua qualidade. Com certeza, essa foi a primeira de muitas vezes que irei entrar no mundo de Ys.
*Chave concedida para análise