Introdução
Essa entrevista foi feita com a ajuda de Gabriel Dias. Agradeço a sua contribuição para o site.
Barry Leitch é um compositor de música para jogos desde 1986. Ele trabalhou em jogos para os mais diversos consoles como Atari, NES, SNES, até mesmo para jogos de PC. Mas, ele é muito mais conhecido aqui no Brasil por ser o compositor das músicas do Top Gear e Horizon Chase.
Aqui se encontra um link com a soundtrack oficial de Horizon Chase Turbo (https://barryleitch.bandcamp.com/album/horizon-chase-turbo-official-soundtrack-ost)
Entrevista
Garota no Controle: Quais são suas principais inspirações?
Barry Leitch: Eu acho inspirações nos locais mais estranhos, apesar que muitas vezes eu tento criar pequenas histórias na minha cabeça e então escrever a música para contar essas histórias, como na DLC Horizon Chase Turbo Summer Vibe. A história é que está um bom dia ensolarado, e você está dirigindo seu carro e de repente uma enorme tempestade vem e é muito difícil de dirigir. Então ela para, o Sol volta e você chega na praia para tocar seu violão enquanto ocorre o pôr do sol – você pode escutar ela na minha página do Bandcamp! Conheça:
https://barryleitch.bandcamp.com/track/summer-storm-watching-the-sun-go-down-on-the-horizon-mix
Garota no Controle: O que fez você decidir trabalhar nessa área?
Barry Leitch: Eu não sei, quando eu estava mais ou menos com 14 anos eu escutei as músicas de jogos do Rob Hubbard e achei a coisa mais legal que já tinha ouvido, e então decidi que seria o que queria fazer para minha vida.
Garota no Controle: Quanto tempo é necessário para se fazer uma trilha sonora?
Barry Leitch: Depende bastante do estilo, da instrumentação, do brief, às vezes eu posso escrever uma simples parte em poucas horas, mas algumas vezes em semanas.
Garota no Controle: Qual a maior dificuldade quando você inicia a compor?
Barry Leitch: Achar sons novos que eu realmente goste. Eu tenho um hábito ruim de reutilizar os mesmos, várias e várias vezes porque eu gosto dos antigos.
Garota no Controle: Existe muita diferença entre criar músicas para jogos dos anos 90 e músicas para os jogos atuais?
Barry Leitch: Totalmente. Antes eu teria que escrever a música, então desconstruir como data para o chip recriar em tempo real nos computadores. Agora tudo é gravado aqui no meu estúdio e entregue em mp3. Antes nós tínhamos tantos sons diferentes, então mais tempo era gasto apenas fazendo a música, mais do que fazendo os sons. Atualmente passo DIAS procurando pelos sons certos ou tentando fazer o som perfeito.
Garota no Controle: Qual é a sua trilha sonora favorita que você criou?
Barry Leitch: Isso é uma pergunta difícil. Eu gosto muito da trilha de Horizon Chase Turbo, mas jogos como TFX, ou rápidos e “dirty” como Lotus Turbo Challenge 2 são muito legais. Eles dizem que a sua última trilha sonora sempre será a sua favorita, e provavelmente eu concordo com isso. Então qualquer uma que eu trabalhei semana passada.
Garota no Controle: Qual o fator mais curioso para compor uma trilha sonora que a maioria das pessoas não sabe?
Barry Leitch: Provavelmente o fator financeiro. É extremamente difícil ganhar a vida produzindo músicas.
Garota no Controle: Que tipo de trilha sonora que você ainda não produziu, mas teria vontade de fazer?
Barry Leitch: De jogos FPS e RTS.
Garota no Controle: Existem muitas mulheres que produzem trilha sonora?
Barry Leitch: Eu creio que existem algumas, já trabalhei com algumas compositoras como Laura Barratt no Origin Systems e ela era muito talentosa. Outras nem tanto… Mas como compositores existem bons e ruins.
Garota no Controle: Você conhece muitos brasileiros que trabalham na área de trilha sonora? E qual é o seu favorito?
Barry Leitch: Eu conheci UM MONTE de brasileiros que são compositores, eu estou com medo até de iniciar a lista caso eu esqueça de algum! Eles são extremamente amigáveis e talentosos. No caso de um favorito, eu amo Nino Megadriver. Passei um tempo com ele no Brasil e também nos encontramos nos Estados Unidos. Ele está sempre feliz, ele é impressionante!
Garota no Controle: Você pode nos dizer algumas dicas para pessoas que gostariam de ir para essa área?
Barry Leitch: Como dito anteriormente: É extremamente difícil ganhar a vida produzindo músicas… tenha um plano de backup e/ou um trabalho diário.