Deep Enigma é um jogo metroidvania retro. Lançado no dia 28 de janeiro de 2021 para Steam, sendo desenvolvido e publicado pela 1bit Games.
Conheça mais no trailer abaixo:
Essa entrevista é uma oportunidade de conhecer mais sobre jogos brasileiros. Sobretudo para ajudar a ter uma visão do mercado brasileiro para desenvolvedores e fãs de videogames.
Agradeço ao Ryxard Andrew por responder nossas perguntas, e com isso permitir que este post fosse realizado.
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Entrevista
Garota no Controle: O que veio primeiro, a mecânica ou temática?
Ryxard Andrew: Acredito que tenham surgido juntas!
Garota no Controle: Que jogos inspiraram Deep Enigma?
Ryxard Andrew: Minhas principais fontes de inspiração foram Super Metroid (Snes) e Axiom Verge (este, tanto pelo trabalho do Thomas Happ, como pelo jogo em si, que é ótimo)!
Garota no Controle: Qual o diferencial do jogo de vocês?
Ryxard Andrew: O principal ponto é que é baseado em Metroid e não em Castlevania. Hoje vemos inúmeros Metroidvanias sendo lançados, inspirados em Castlevania e não em Metroid. Alguns, ainda, são chamados de Metroidvanias, porém são na realidade Roguelikes ou Adventures (inclusive têm jogos muito famosos que são chamados de Metroidvanias, mas não possuem os elementos deste).
Garota no Controle: Qual o tamanho da equipe de vocês?
Ryxard Andrew: Comecei trabalhando no game sozinho. Não encontrava pessoas para trabalhar. E ainda, tiveram algumas pessoas que pegaram o projeto inicial, no Github, e acabaram me prejudicando muito, pois “mexiam” no código, e acabavam por estragar o que estava funcionando. O que fiz então, para agilizar meu serviço, foi contratar um programador e um técnico de áudio (os nomes deles estão creditados logo no menu inicial do game). São duas pessoas excelentes de trabalhar. Recomendo o serviço de ambos!
Garota no Controle: Quais as principais dificuldades encontradas para desenvolvimento e para conseguir que o jogo fosse publicado?
Ryxard Andrew: De longe o que mais me prejudicou, foram as críticas das comunidades brasileiras de desenvolvedores de jogos!
Garota no Controle: Pretendem lançar outros jogos?
Ryxard Andrew: Sim! Já tenho um outro jogo pronto, porém para Android! É um adventure no estilo retrô, com mecânicas simples, para ser jogado no celular. Mas deixarei ainda no mistério!
Garota no Controle: Qual foi o maior aprendizado que vocês gostariam de passar para outras pessoas, sobre produzir o próprio jogo?
Ryxard Andrew: Que não desista. E estude.
Garota no Controle: Sobre mulheres na área de desenvolvimento de jogos, o que vocês têm a comentar sobre isso?
Ryxard Andrew: O mercado de trabalho é aberto a todos!
Garota no Controle: Que mensagem gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?
Ryxard Andrew: Que não desistam. Escutem somente as críticas positivas. Se alguém vier com críticas negativas, cortem papo logo!
Garota no Controle: Para vocês, é possível viver de jogos no Brasil?
Ryxard Andrew: É o meu primeiro jogo, então ainda não sei como se sairá. Mas tomara que dê certo.