Nevermore: The Chamber Door é um jogo rogue like com inspiração em Edgar Allan Poe, tem seu jeito único e garanto que apenas trailer vai ser o suficiente para convencer a jogar. O seu lançamento acontecerá na plataforma Steam no dia 22 de outubro de 2021.
Conheça mais no trailer abaixo:
Essa entrevista é uma oportunidade de conhecer mais sobre jogos brasileiros. Sobretudo para ajudar a ter uma visão do mercado brasileiro para desenvolvedores e fãs de videogames.
Agradeço ao Gabriel de Jesus Alves por responder nossas perguntas, e com isso permitir que este post fosse realizado.
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Entrevista
Garota no Controle: O que veio primeiro, a mecânica ou temática?
Gabriel de Jesus Alves: A mecânica. Tudo começou com meu entusiasmo por jogos hack n’ slash aliado a minha paixão por poesia, assim surgiu Nevermore: The Chamber Door.
Garota no Controle: Que jogos inspiraram Nevermore?
Gabriel de Jesus Alves: Eu sou um grande entusiasta no mundo dos games e estou sempre jogando algo novo, mas sem sombra de dúvida, os jogos que mais me inspiraram, tanto em gameplay como em temática foram:
Hollow Knight, Devil May Cry, Hades, Hyper Light Drifter e Akane.
Garota no Controle: Qual o diferencial do jogo de vocês?
Gabriel de Jesus Alves: Algo em geral me incomodava nos jogos hack n’ slash com visão top down, era comum haver um momento no combate onde eu me via fugindo dos inimigos sem chance de recuperar o meu HP, esperando qualquer brecha para fazer mais um ataque. Veja bem, não há nada de errado nisso, é uma gameplay muito válida por sinal, mas eu queria algo diferente, mais próximo de Devil May Cry, onde você sempre está pronto para trucidar os inimigos e o combate é alucinante em todos os momentos.
Em Nevermore: The Chamber Door o combate é incentivado constantemente, com mecânicas de engage mesmo para inimigos distantes e mecânicas de desengage para você não temer entrar em confronto, pois mesmo se algo der errado, você conseguirá sair dele. Você poderá usar sua barra de SP para habilidades especiais, inclusive a habilidade de “Recovery”, que afasta inimigos próximos e recupera uma parte do seu HP, mas para encher a sua barra de MP novamente você precisa acertar golpes comuns nos inimigos, levando o jogador ao combate mesmo em situações críticas para tentar se recuperar.
Garota no Controle: Qual o tamanho da equipe de vocês?
Gabriel de Jesus Alves: O projeto está sendo desenvolvido apenas por uma pessoa: Eu, Gabriel Alves.
Garota no Controle: Quais as principais dificuldades encontradas para desenvolvimento e para conseguir que o jogo fosse publicado?
Gabriel de Jesus Alves: De longe, a maior dificuldade é a questão financeira. Estou me dedicando full time ao projeto, sem nenhuma outra fonte de renda. Está sendo uma jornada árdua e cheia de sacrifícios.
Por esse motivo a campanha no catarse foi criada (https://www.catarse.me/nevermore), para eu ter alguma segurança financeira enquanto me dedico totalmente ao projeto.
Então todos que de alguma forma se identificarem com o projeto, não pensem duas vezes antes de apoiar de qualquer maneira. Apoiar esse projeto é dizer a mim que vale a pena continuar.
Graças a campanha no catarse, a página na steam do jogo já está publicada, é de EXTREMA importância a sua ajuda colocando Nevermore em sua wishlist, agradeço muito! Acesse a Steam aqui.
Garota no Controle: Pretendem lançar outros jogos?
Gabriel de Jesus Alves: Sim! Nevermore: The Chamber Door é apenas um título de introdução ao universo, existe muita lore a ser abordada ainda que não terá espaço nesse primeiro jogo.
Garota no Controle: Qual foi o maior aprendizado que vocês gostariam de passar para outras pessoas, sobre produzir o próprio jogo?
Gabriel de Jesus Alves: Algo que é deixado de lado por muitos desenvolvedores iniciantes é o marketing do seu projeto e como vender a sua ideia.
Após o término da campanha de Nevermore no catarse, pretendo dividir as minhas experiências e estratégias de divulgação que usei para expandir o tamanho da campanha, para todos os interessados seria é uma boa ideia seguir o perfil de Nevermore no twitter para acompanhar o andamento da campanha e falar diretamente comigo também.
Garota no Controle: Sobre mulheres na área de desenvolvimento de jogos, o que vocês têm a comentar sobre isso?
Gabriel de Jesus Alves:Infelizmente ainda existe um número muito pequeno de mulheres na área de desenvolvimento de jogos, acaba sendo um mercado majoritariamente masculino, mesmo já tendo sido comprovado que elas são maioria entre gamers no país.
Acredito que essa área carece muito de projetos de incentivo para mulheres desenvolvedoras, por mais que tivemos a honra de em 2019 sediar aqui no Brasil a Woman Game Jam (WGJ), acho que seria muito importante novos projetos e eventos voltados á mulheres da área de desenvolvimento, pois infelizmente ainda é uma área cercada de machismo e sexismo. Temos muito a mudar neste cenário ainda, dando maior apoio ás mulheres e tentando tornar assim um ambiente mais igualitário.
Garota no Controle: Que mensagem gostaria de passar para aqueles que querem desenvolver jogos no Brasil?
Gabriel de Jesus Alves: Desenvolver um jogo é uma tarefa difícil e desafiadora, mas todo dia existe uma pessoa no mundo fazendo algo fantástico, um dia essa pessoa pode ser você.
Não pare e não desista nunca, acredite no seu potencial e no que você pode criar, porque coisas extraordinárias ainda estão por vir.
Garota no Controle: Para vocês, é possível viver de jogos no Brasil?
Gabriel de Jesus Alves: Sim! Sem sombra de dúvida é possível, porém, não é nada fácil. Invista em si mesmo e no seu aprendizado, dedique-se totalmente ao que você planeja.
Comece com projetos pequenos, dentro de um escopo que você possa entregar um bom trabalho e cresça com o tempo, um dia você colherá os frutos dos seus sacrifícios.