Introdução
Jogos além de divertidos, são uma forma de expressão artística. Muitos deles nos fazem sentir raiva, apego aos personagens e até mesmo empatia por tudo que o protagonista está passando em sua jornada. Com certeza cada um tem uma experiência diferente e única.
Eles são muito mais do que apenas sentar e se desligar da realidade. Com histórias e personagens complexos, podemos aprender lições de vida enquanto vivenciamos a jornada.
Embora a ideia principal seja a diversão, eles também são uma expressão de arte. Principalmente jogos com uma narrativa, de forma subliminar passam ensinamentos que podemos levar para o resto de nossas vidas.
Então já deixo claro que os jogos citados abaixo são os que eu joguei e me conectei de uma forma emocional com o protagonista ou com os personagens em volta dele, gerando assim um sentimento de conexão e emoção.
Life is Strange
Plataformas: Android, Linux, IOS, MacOS, Microsoft Windows, Playstation 4, Playstation 3, Xbox 360, Xbox One.
Life is Strange é um jogo episódico de aventura gráfica em que assumimos o papel de Max, uma adolescente que enquanto navega nas duras águas da faculdade descobre que tem poderes de viagem no tempo.
O jogo consegue conectar muito bem o jogador com a personagem, pois ela passa por várias situações que todos nós já passamos na adolescência. Assuntos como Bullying, depressão e descoberta de identidade são abordados de uma forma muito boa e realista.
The Walking Dead
Plataformas: Playstation 3, Playstation 4, Playstation Vita, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows, Nintendo Switch, Android, Linux, Ouya, Fire HDX, MacOS, IOS.
The Walking Dead é um jogo episódico de ação, aventura, drama e survivor horror. Na história assumimos Lee, um cara que após cometer um crime está sendo levado para a prisão, quando o apocalipse zumbi começa.
Sendo uma série de jogos que te deixa constantemente em momentos de perigo, a todo momento personagens que gostamos na história podem morrer, causando na hora um impacto emocional. Situação que não se prende apenas aos personagens secundários, mas também aos protagonistas da série.
Ver os personagens daquele universo constantemente vivendo em uma situação de perigo e atenção a todo momento, gera um sentimento de medo pela vida deles. O que torna a experiência um mix de tensão e emoção a todo instante.
The Last of US
Plataformas: Playstation 3, Playstation 4.
The Last of Us é um jogo de ação- aventura de sobrevivência em que jogamos no papel de Joel em meio a um mundo devastado por um apocalipse de infectados.
A grande maestria do jogo é que em sua narrativa o lado humano dos personagens tem um maior foco. Seja para o lado bom ou ruim, não temos aqui figuras caricatas de heróis ou vilões, todos os personagens ali são heróis em sua própria história.
Com isso vemos personagens fazendo coisas altamente questionáveis. Porém, ao mesmo tempo, embora possamos não concordar, entendemos a motivação dele estar fazendo aquilo.
E é exatamente esse sentimento de compreendermos o quão humanos aqueles personagens são, o motivo de nos emocionarmos com eles.
The Witcher 3
Plataformas: Microsoft Windows, Nintendo Switch, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S/X.
The Witcher 3 é um RPG de ação em que jogamos com Geralt de Rivia, um bruxo que está em busca de sua filha adotiva Ciri, que após anos desaparecida retornou. No jogo ela está sendo perseguida pela Caçada Selvagem, que deseja utilizar seus poderes de manipulação do espaço -tempo para trazer a geada branca para a humanidade.
Embora de primeira vista o jogo pareça simplesmente seguir o padrão de jogos mundo aberto, em que você apenas explora o mundo, faz missões secundárias e depois segue a história, o jogo vai muito além disso.
Diferente de outros jogos do gênero, aqui as missões secundárias realmente são feitas com cuidado, e você sente a vontade genuína de ajudar as pessoas da região em que visita no jogo. Quando eles não estão chamando o Geralt de aberração é claro..
Aqui temos várias situações em que as missões secundárias são mais impactantes e tem desfechos que não vemos na campanha principal. Coisas simples, mas que fazem uma grande diferença e nos conectam com o Geralt.
Sendo um Bruxo, Geralt deveria sempre ser imparcial em tudo que ocorre ao seu redor, apenas matando monstros e coletando o pagamento. Porém, não é isso que acontece, por trás da cara feia e mal humor, ele tem sentimentos e realmente se importa com as pessoas ao seu redor, como várias ações dele no jogo mostram.
Com esse fator humano no personagem, a identificação com ele é imediata. Todos também nos importamos com as pessoas próximas de nós, porém nem sempre sabemos mostrar isso de uma forma que eles entendam.
Geralt sempre demonstra com atitudes sutis que se importa. Porque se ele demonstrasse como realmente se sente, em diversas situações seria considerado fraco, algo que também é comum em nossa sociedade.
Final Fantasy XV
Plataformas: Microsoft Windows, Stadia, Playstation 4, Xbox One.
Final Fantasy XV é um jogo de RPG de ação em que assumimos o papel de Noctis. Após ter seu reino invadido pelas forças rivais de Niflheim, parte em uma jornada com seus amigos para se encontrar com sua prometida, enquanto descobre seu destino como Rei.
Embora tenha alguns tropeços no caminho, a história consegue transmitir muito bem o significado de amizade. Com os amigos de Noctis estando do seu lado do começo ao fim, para apoiá-lo em suas decisões, aconselhar e claro, para os momentos de diversão.
Jogando com Noctis, as pessoas ao redor dele sempre estão lembrando como ele é da realeza, e que tem um dever a cumprir. A clássica história do herói predestinado a ser o salvador. E embora as pessoas em sua grande maioria não sejam reis ou rainhas, elas também podem ser pressionadas por parentes próximos ou até amigos, a se tornarem alguém que elas não são.
E da mesma forma que ocorre com Noctis, os verdadeiros amigos sempre estão do nosso lado para nos ajudar na caminhada pela vida. Mesmo que infelizmente não seja sempre aparecendo com um prato delicioso de comida como o Ignis.
Batman Arkham Knight
Plataformas: Microsoft Windows, Playstation 4, Xbox One.
Batman Arkham Knight é um jogo de ação e aventura em que controlamos o homem morcego em sua jornada final para salvar Gotham da ameaça do espantalho e outros vilões clássicos do personagem.
É, eu sei o que você está pensando.. como eu vou me conectar com um bilionário super preparado que se veste de morcego e bate em bandido em vez de procurar um psiquiatra?
Bom, é exatamente esse o ponto, o personagem é guiado pela dor. Algo que todos nós sentimos em algum momento de nossas vidas. E embora não da mesma forma que o Batman, nós também arranjamos formas de canalizar essa dor em algo, seja ela trabalho, exercícios físicos, etc.
Todos nós somos parecidos com o Batman nesse sentido. Aprendemos a lidar com a dor e muitas vezes ela é necessária para que estejamos preparados para novos desafios no futuro. Viu, todos nós enfrentamos batalhas diárias que nos deixam mais preparados para as que virão no futuro. Da mesma forma que o Batman luta a todo momento com seus demônios internos para estar preparado para as próximas batalhas.
Embora não sejamos o Batman, todos conseguimos nos conectar com ele e entender a sua dor.