Introdução
Life Is Strange é um jogo sobre amizade em que controlamos Maxine Caulfield em sua jornada de descobrimentos e aprendizado durante o primeiro ano da faculdade. Ao mesmo tempo precisamos lidar com seus recém descobertos poderes de viagem no tempo e a iminente destruição de sua cidade por um tornado.
Embora a proposta seja simples e sem muitas inovações em seu gameplay, no aspecto de narrativa temos aqui uma história acima do padrão.
O enredo dá grande destaque para os personagens e seus desenvolvimentos. Assim é fácil se identificar com várias situações que eles se encontram. Sejam eles problemas na faculdade, depressão e até mesmo escolhas de carreira.
Deixo avisado que o texto a seguir contém revelações sobre a historia. Se preferir ter uma experiência livre de spoilers, recomendo que jogue e depois retorne aqui para ler o artigo.
Circunstâncias e escolhas mudam uma amizade
Todos nós já chegamos ou iremos chegar na parte de nossas vidas em que precisaremos fazer escolhas. Muitas vezes algumas delas irão parecer impossíveis de serem tomadas, principalmente se tivermos que fazer elas sozinhos.
Max passou por momentos de escolhas difíceis em sua jornada, em que teve que abandonar uma amiga em seu pior momento possível, quando ela perdeu o seu pai em um acidente de carro, e precisava de todo apoio que poderia receber.
Embora a atitude dela pareça questionável e errada, olhando de uma perspectiva diferente, ela não tinha o que fazer. Por mais difícil que seja, existem situações na nossa vida que não temos total controle. E foi exatamente esse o caso de Max, seus pais iriam mudar de cidade, e ela sendo uma criança, não tinha o que fazer.
Claro, sempre existe a possibilidade de se manter contato à distância, mas a longo prazo, isso realmente seria algo benéfico?
A resposta é simples, sim seria. Aqui entramos no outro lado da perspectiva, o ponto de vista de Chloe. Após perder o seu pai, ela precisava de todo apoio que pudesse receber, mesmo que a distância. Mesmo sendo compreensível a mudança de cidade de Max, ela poderia não ter abandonado sua melhor amiga.
Infelizmente isso acontece bastante, sendo que são poucos os amigos que mantemos pela vida toda. Normalmente depois da saída da escola ou uma mudança de cidade, não são todas as amizades que continuam fortes a ponto de serem mantidas.
Amizades verdadeiras nunca acabam
Mesmo com a inevitável possibilidade de uma amizade não durar pra sempre, algumas seguem o caminho oposto, em que nem as maiores turbulências conseguem abalar a conexão.
Amizades mudam com o tempo, isso sempre irá acontecer. Talvez por situações da vida, trabalho ou estudos, o contato entre amigos pode diminuir. Mas mesmo que isso aconteça, a amizade ainda está ali, e quando um precisar do outro, voltam a conversar seja algo sério ou para diversão como se não tivessem ficado um dia sequer sem se falar.
Esse é o caso de Max e Chloe, que após uma separação difícil, seguiram rumos totalmente diferentes na vida, porém quando voltaram a se falar, era como se não tivessem passado um dia separadas.
As pessoas mudam
Mudança é inevitável na vida, todos vamos passar por várias nessa jornada. Como consequência de tudo que passou, perdendo seu pai e sendo abandonada por sua melhor amiga, Chloe seguiu um rumo de rebeldia.
Se envolvendo com uma galera pesada e sempre entrando em confusões, ela perdeu se em vários aspectos da vida. Parte disso pode ser considerado culpa da Max, pois desde pequenas elas eram muito próximas e Chloe dependia da amiga para ser seu porto seguro. Isso é um erro muito comum na adolescência, ficar dependente de uma amizade e acabar se esquecendo de si próprio.
Max e Chloe desde pequenas eram muito semelhantes em questão de personalidade, isso porque talvez Chloe se espelhava na sua melhor amiga. Quando essa amizade acabou, juntamente com todas as outras circunstâncias, Chloe se perdeu e não sabia mais quem ela era.
Já Max sempre manteve a sua personalidade, sendo uma garota estudiosa, nerd e tímida. Sua mudança de cidade não teve o mesmo efeito que teve em Chloe, muito pelo contrário, com essa mudança ela descobriu mais sobre si mesma e se tornou uma pessoa melhor.
Esse é um aspecto interessante de se analisar, pois as vezes quando acontece um distanciamento da amizade, para um lado pode parecer o fim do mundo, ao mesmo tempo que para a outra pessoa é uma oportunidade de evoluir sem depender da outra. Olhando de forma positiva para essa situação, uma pausa em uma amizade pode fazer com que as duas pessoas evoluam como pessoa e voltem com a relação ainda mais forte.
Depois de anos separadas, ao se juntarem novamente, embora fossem o total oposto em personalidade, voltarão a conversar e se conectar como se não tivessem ficado um dia sequer separadas, superando assim problemas juntas e aconselhando uma à outra.
E nesse momento elas terem passado todo esse tempo separadas se mostrou algo positivo. Agora que estavam juntas novamente, tinham diversas novas experiências para trocar e aprender uma com a outra.
Conclusão
Cada pessoa tem a sua própria jornada na vida, suas dificuldades, conquistas e derrotas.Mesmo que não sejam todas as amizades que irão durar pra sempre, seja por uma mudança de cidade ou outras circunstâncias, os verdadeiros amigos que temos uma verdadeira conexão, sempre estarão lá.