Introdução

Primeiramente, gostaria de esclarecer que eu não sou hater de Halo, muito pelo contrário, sou muito fã da saga, principalmente dos jogos clássicos (Bungie). O título é meio estranho, pois Halo é uma franquia consagrada no mundo todo, mas, por que tocar no assunto da fanbase estadunidense? A verdade é que, Halo nasceu e teve seu boom nos EUA propriamente. Assim, a grandeza de Halo, evolui principalmente em cima dessa legião de fãs.
Acha que estou mentindo? Pode procurar, Halo é quase como uma religião para os norte-americanos. Responsável de ser, talvez, o primeiro jogo de muita criançada por lá, Halo é absoluto em vendas em todos os estados norte-americanos. Aglomerando fãs ao redor de lojas da GameStop, até mesmo fazendo com que alguns ACAMPEM dias antes na fila, para garantir a primeira cópia da loja.
Halo é gigante, isso é inegável, mas no restante do cenário mundial, o exclusivo da Microsoft não sofre da mesma situação. A partir desse texto, refletiremos o motivo de Halo ser tão gigante nos EUA, utilizando de duas características que moldam o seu sucesso: sua premissa e seu marketing.
A premissa: o papel do jogador
Talvez não seja surpresa para ninguém, mas os estadunidenses possuem uma cultura extremamente ligada às forças armadas. Difícil descrever e enumerar neste artigo, quantas guerras e conflitos que a potência imperialista, participou ao redor do globo, nos últimos 50 anos. Mas é fácil, e simples de dizer que… bem, parte da economia deles vive disso.
Então, as temáticas e tramas envolvendo guerra, tendem a vender mais por lá. Novamente, isso ocorre por conta de particularidades que a sociedade estadunidense possui, nitidamente isso acaba sendo refletido em vendas de jogos como *Call of Duty* e *Battlefield*, principais franquias dominantes no cenário de First Person Shooters.

Consequentemente, jogar um game onde você é um super soldado, com um único objetivo de salvar o MUNDO de uma raça alienígena (que numa guerra extraordinariamente longa, já está prestes a exterminar a espécie humana), acabe por ser sucesso nas vendas dessa região… não?
Hipoteticamente falando, não. O que diferencia Halo de outros jogos de guerra, é a forma como ele aborda e sustenta essa ”cultura” daqueles atrelados constantemente, a guerra. Halo aborda certos assuntos, seja pelo seu enredo dos jogos, livros, HQ e principalmente o marketing, que se comunica e toca muito bem aqueles que estão intimamente ligados a essa realidade. É ai, que entraremos no próximo assunto.
O marketing: a intimidade com o jogador
Talvez, a maior característica de sucesso de Halo, esteja atrelada ao seu marketing. Assim, pensado e orquestrado magicamente, Halo coordena uma campanha que estimula e convida os jogadores ao campo de batalha. É simples pensar nisso, mas o trailer acima do jogo ”Halo 3:ODST”, explica muito do que foi comentado no tópico anterior.
Através das campanhas publicitárias, geralmente lançadas em momentos chave de audiência na TV (pra época, onde a internet ainda não era gigantesca como hoje), tais como trailers sendo lançados no INTERVALO DO SUPER BOWL.
Os trailers e o marketing, geralmente incluem e enaltecem a cultura das forças armadas. Incentivando, de certa forma, o alistamento norte-americano, das frentes do exército. Halo está ligado ao culto das forças armadas, e isso, já exemplificado, possui um impacto enorme na sociedade estadunidense. Assim, a realidade passada por muitos homens e mulheres norte-americanos, justifica a grandeza de Halo nos EUA.
Considerações finais
Afinal, por que se importar com isso? Já chegamos a discutir isso, anteriormente com a franquia Killzone. O que é importante notar, é que Halo é um exemplo mais nítido e vivo, de como essa cultura militar se espalha na terra natal, daqueles que a criaram.
Possivelmente, Halo propaga essa ”intenção” política, de forma bem indireta. A grandeza de Halo não fica exclusiva de ser íntima de um conflito espacial, entretanto, estimula acontecimentos reais, com pessoas reais. Ainda assim, Halo sustenta uma fanbase leal e magnífica ao redor do mundo, possuindo sua devida importância e espaço, como um dos jogos mais influentes e importantes, para a indústria de vídeo-games.