Introdução
Todo mundo tem aquele jogo que diz: Só uma partidinha de leve. Depois, acaba vendo que jogou por horas. 1993 Shenandoah é um desses. Sendo um Shoot ’em up bem divertido com dificuldade para todos os públicos.
Desenvolvido por Limit Break e disponível para Nintendo Switch, Microsoft Windows, Linux, macOS, Mac OS, Xbox One. Lançado em 9 de julho de 2020.
Por que 1993?
1993 Shenandoah tem esse nome porque sua data original de lançamento estava prevista para 1993. Era para ser um lançamento do saudoso Amiga, mas por razões comerciais, ele ficou engavetado.
De acordo com site oficial, o arquivo do game foi encontrado por um dos seus desenvolvedores no meio de suas coisas velhas. Assim, por curiosidade, ele resolveu testar o disquete (isso mesmo, disquete). Como resultado, resolveu lançá-lo para atual geração.
Isso explica porque ele não é um jogo antigo com gráfico atualizado. Tão pouco um jogo novo feito para parecer antigo. Ele é apenas um jogo feito 1993. Confesso que antes de saber disso, eu acreditava que seria alguma homenagem a alguma franquia lançada no mesmo ano.

A guerra nas estrelas
Como todo bom jogo dos anos 90, você tem uma desculpa para sair dando tiro em todo mundo. No caso de 1993 Shenandoah, a história se passa após o fim das Guerras Interestelares. Quando o caos se espalhou, um bando de mercenários de elite agiu mais como piratas e saqueadores do que soldados reais. O líder desse grupo era o notório e infame Coronel Nestor.
Eles conseguiram pegar Shenandoah: um dispositivo projetado para transformar planetas áridos em habitáveis. Porém, também era ferramenta perfeita para criar um exército de caos e terror.
O jogador deve recuperar Shenandoah das mãos Nestor. Pois, ele não pode continuar com seus planos de dominação. Para isso, o jogador tem à sua disposição o mais recente e avançado arsenal se infiltrar nos domínios de Nestor e localizar e trazer de volta o Shenandoah.
O Arsenal
1993 Shenandoah possui um sistema de equipamento, compra de itens e aprimoramento de armas. Hoje, pode parecer o básico. Mas no início dos anos 90, era algo totalmente surpreendente. Inicialmente, você tem 600 dinheiros (a moeda não possui nome) para escolher sua nave. O que não muda muito porque toda nave básica custa 600.
O jogador pode conseguir acumular sua fortuna durante as fases ao matar inimigos ou por pegar em pontos específicos. Assim, pode utilizar seu espólio de guerra em checkpoints ou ao terminar a fase. Dessa forma, você pode utilizar o saldo para comprar um equipamento novo ou para melhorar o existente.
O equipamento é outro destaque. O jogador pode comprar o equipamento que melhor combina com seu estilo de gameplay. Então, você pode ter aquela arma teleguiada e um raio laser muito forte que atravessa paredes. Basta ter crédito em conta para comprar.
Porém, apesar de ter esse esquema de transações, 1993 Shenandoah não favorece o jogador repetir as fases para conseguir mais dinheiro. Pois, se você já passou a fase, ao fazer uma nova run, boa parte do que fora obtido anteriormente na fase não estará lá e os inimigos, incluindo chefe, não lhe fornecerão mais créditos ao derrota-los. Consequentemente, o jogador pensará se vale à pena vender seu equipamento para comprar um novo ou começar uma outra partida do zero.
O jogo possui 15 fases, sendo duas para cada um dos sete planetas e uma extra ao terminá-lo. Pra te deixar envergonhado, 1993 Shenandoah te informa quantas vidas foram perdidas na fase e o total de quantas perdeu no jogo em geral. Morreu muito para passar de um trecho? Você saberá o quanto.

Pilotando a nave
A jogabilidade de 1993 Shenandoah é a de um Shoot ’em up lateral. Bem parecido com Gradius. Apesar de ser pensado para 1993, não é tão rápido assim como seus semelhantes da época. Dessa forma, o jogador não entra em desespero.
Também há a presença de um escudo para os níveis fácil e normal. O jogador pode controlar a posição do escudo em relação à nave. O escudo funciona como barra de energia da nave. Caso ele acabe, a nave explode e menos uma vida. Se os tiros acertarem o escudo diretamente, o escudo se regenera automaticamente. Mas, caso a nave seja atingida, parte do escudo é perdida dependendo da intensidade do dano. Apesar de ser uma mecânica interessante, não é fácil controlar. Mas isso só deixa mais emocionante a partida.
Ele também possui um multiplayer para até 4 jogadores. Infelizmente, não pude testar por causa do lockdown. Outro fator inovador para gênero. Uma vez que ele é marcado pela jogatina solo.
A imensidão do universo
Como descrito antes, 1993 Shenandoah possui gráficos dos anos 90. Entretanto, esses gráficos envelheceram muito bem. Pois dá para ver o cuidado que tiveram ao produzir o jogo para o Amiga. O efeito Parallax, o de o cenário mover em velocidade diferente em relação ao plano principal, foi bem usado e dá uma boa impressão de profundidade. Simples, mas detalhado, o visual agrada e atende à proposta da jogatina.

No espaço, ninguém pode ouvir seus tiros
Jogos de navinha devem ter uma trilha sonora emocionante. Pois, elas devem acompanhar a ação desenfreada e reforçar aquele clima de velocidade. Apesar de boa, em 1993 Shenandoah, a música não é marcante. Dessa forma, deixa a desejar para algo no estilo Shoot ’em up.
Os efeitos acompanham a qualidade mediana das músicas. Acredito que isso seja consequência de ser pensado para os anos 90. Nessa época, os recursos eram bem mais limitados e criar uma trilha com poucos canais de som e demais recursos demanda bastante trabalho.
Equipamento avariado
O jogo não possui grandes defeitos. Talvez, sua maior falha seja não ter algo tão diferente do básico. Por um lado, te proporciona uma boa diversão. Por outro lado, ele é só isso mesmo. Nada de mais.
Ele tenta se utilizar de seu sistema de compra de armas para aumentar o fator replay. Por exemplo, o jogador pode repetir várias vezes o jogo caso ele queira conhecer as outras armas. Porém, isso só vai funcionar se o piloto tiver algum outro motivo para retomar a jogatina. Uma vez que só para conhecer o novo armamento não será uma razão boa suficiente para atrair a uma nova partida.
1993 Shenandoah não é tão difícil quanto os da sua época. Entretanto, para agradar ao público mais saudosista, o nível de dificuldade Hardcore te dá várias restrições (como número limitado de continues e ausência de escudos). Mas, isso apenas faz com que o jogador novato não queira continuar. Porque se ele jogou nos outros níveis de dificuldade e vai tentar um desafio maior, a última dificuldade é extremamente cruel. Faltou uma dificuldade intermediária entre a dificuldade Skilled e Hardcore.

Onde nenhum homem jamais esteve
1993 Shenandoah é um jogo de navinha bem gostoso de jogar. Excelente para aquele momento em que você quer apenas destruir coisas e testar seus reflexos. Jogo ideal para quem quer conhecer o gênero de navinha side-scrolling. Também, possui um desafio matador na dificuldade hardcore para agradar aos mais saudosistas.